Tutorial SFML

Neste artigo, abordarei a biblioteca SFML utilizando a linguagem C++. Segurem os cintos e vamos nessa!

[ Hits: 24.341 ]

Por: Thiago Henrique Hüpner em 02/06/2015


Introdução



E aí feras, tudo beleza?

Nesse artigo, irei explicar a biblioteca SFML, sigla do inglês "Simple and Fast Multimedia Library" (numa tradução livre: "Simples e Rápida Biblioteca Multimídia"), que possui um sistema de "desenho" interno (parecido com o SDL) e também com o OpenGL.

Retirado do Wikipédia:

Simple and Fast Multimedia Library (SFML), é uma biblioteca multiplataforma, orientada a objetos e livre. É uma API multimédia escrita em C++ por Laurent Gomila, que tem como objectivo fornecer uma interface simples para vários componentes multimédia do computador.

Além disso, a biblioteca tem bindings para outras linguagens como C, D, Java, Python, Ruby, .NET, Go, Rust, OCaml, Euphoria e Nim. Com o lançamento da versão 2.2, também foi introduzido suporte experimental para as plataformas Android e iOS.

A biblioteca lida com criação de janelas, gestão do input assim como manutenção e criação dos contextos de OpenGL. Também fornece um módulo para renderização de gráficos em 2D, acelerado por hardware, que inclui renderização de texto através da biblioteca FreeType. O módulo de áudio utiliza o OpenAL como base para reprodução e gravação de áudio e o módulo de rede que fornece uma API para comunicação de dados em rede, através de TCP ou UDP.

A biblioteca é livre e open-source, distribuída de acordo com os termos da licença zlib/png. Está disponível em Windows, Linux, OS X e FreeBSD.

A linguagem foi originalmente escrita em C++, mas existe uma Binding para a linguagem C (que não será nesse artigo. Desculpem, programadores de C).

Pré requisitos:
  • Saber o básico de C++ (Namespaces, Classes etc);
  • Tempo (Isso é obvio, rsrs);
  • Força de vontade para aprender (se não possuir força de vontade, você não aprende, né?);
  • Possuir a Biblioteca SFML instalada.

Instalação nos derivados do Debian:

sudo apt-get install libsfml-dev

Agora, chega de enrolo e vamos por a mão na massa.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Primeiro programa
   3. Eventos
   4. Primeiro desenho 2D
   5. Texto
   6. Texturas e Sprites
Outros artigos deste autor

Visual Studio no Linux

Ubuntu/Debian/Kali Linux e outros no Android

Tutorial OpenGL v2.0

Tutorial OpenGL v3.0

Tutorial OpenGL

Leitura recomendada

Compilando o Mono 2.2 no Ubuntu 8.10

SDL - Ótimo para criação de jogos

Sinais em Linux

Desenvolvendo aplicativo para autenticação biométrica utilizando a Libfprint

Cuidado com números em Ponto Flutuante

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 02/06/2015 - 18:27h

Belo artigo, parabéns!

[2] Comentário enviado por Thihup em 02/06/2015 - 18:59h


[1] Comentário enviado por fabio em 02/06/2015 - 18:27h

Belo artigo, parabéns!


Muito Obrigado =D

Gostei desse formato de artigo, vou começar a migrar meus artigos para esse formato, fica mais claro e mais simples =D

Valew Fábio!

[3] Comentário enviado por removido em 03/06/2015 - 05:40h

Por um instante pensei que o ML final era de Markup Language. Não conhecia.

Interessante. Parabéns.
--
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden

[4] Comentário enviado por Thihup em 03/06/2015 - 08:04h


[3] Comentário enviado por listeiro_037 em 03/06/2015 - 05:40h

Por um instante pensei que o ML final era de Markup Language. Não conhecia.

Interessante. Parabéns.
--
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden


Opa Fera, Valew!

Não tinha outro nome para colocar, dai ficou "Tutorial SFML", mas garanto que os próximos não serão tão "estranhos" (sei lá, não sou do futuro...)

Valew!!!

[5] Comentário enviado por edsonmarcks em 09/06/2015 - 13:57h

Cara parabéns! pelo tutorial bem claro. Vou até me arriscar no C++ kkkk.

[6] Comentário enviado por Thihup em 09/06/2015 - 17:19h


[5] Comentário enviado por edsonmarcks em 09/06/2015 - 13:57h

Cara parabéns! pelo tutorial bem claro. Vou até me arriscar no C++ kkkk.


Valew Fera.

Arrisque, C++ é bom mesmo.

Se quiser me adicionar no Skype: thihup

[]'s

T+

[7] Comentário enviado por CiroboyBR em 09/02/2016 - 17:58h

Muito bom seu artigo, compilou todos os exemplos sem nenhum problema.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts