Após configurar o arranque do
WMaker, é no mínimo interessante, saber como iniciar aplicativos. Como a primeira imagem da página anterior evidencia muito bem, não existe uma barra de tarefas, um menu de atividades ou um botão
K que seja.
Você recebe uma área de trabalho com três aplicativos docados para ser muito feliz com isso. Para sua sorte, você tem este artigo.
Observe agora, a próxima imagem:
Vocês vão reparar algumas coisas novas:
- Primeiro, temos mais aplicativos docados.
- Segundo, já temos um papel de parede.
- Terceiro, tem um menu ali perto do Clip.
Agora vocês me perguntam: De onde veio esse menu?
Assim como os *box (
Fluxbox, Blackbox), o WMaker permite acesso aos seus aplicativos através de um menu suspenso chamado com o botão direito do mouse. Você também pode chamar o menu usando o bom e velho
F12.
Para configurar esse menu, basta editar o arquivo:
~/GNUstep/Defaults/WMRootMenu
Porém, a edição desse arquivo, não é tão simples quanto nos *box. Quem estiver acostumado com programação, vai reconhecer rapidamente um
array no formato de lista de propriedades, o que pode tornar a edição manual do arquivo uma experiência frustrante.
Uma vírgula ou um parêntese fora do lugar, pode gerar um menu que não funciona, e ao contrário do
IceWM, não existe nenhum dispositivo para checar a correção do arquivo.
A solução é abri-lo com um editor de texto e salvar e testar após cada edição. Para resumir a conversa, cada item do menu é definido como uma lista de propriedades separadas por vírgulas e isolado por parênteses.
Por exemplo, se eu planificar o item do meu menu que tira screenshots da janela ativa, é assim:
("Apenas a janela ativa", SHORTCUT, "Mod1+F9", EXEC, "import -border -window $(xdotool getwindowfocus -f) ~/Imagens/$(date --iso- 8601=seconds).png")
Na verdade, o arquivo não é escrito assim, mas cuidadosamente identado. Na forma canônica, como ele está escrito, fica assim:
(
"Apenas a janela ativa",
p\SHORTCUT,
"Mod1+F9",
EXEC,
"import -border -window $(xdotool getwindowfocus -f) ~/Imagens/$(date --iso-8601=seconds).png"
)
Um item de submenu aparece como uma propriedade do item do menu. Veja o exemplo da minha chamada para tirar screenshots pelo menu, em forma plana:
("Imagens da tela", ("Toda a tela", SHORTCUT, "Control+F9", EXEC, "import -border -window root ~/Imagens/$(date --iso- 8601=seconds).png"), ("Apenas a janela ativa", SHORTCUT, "Mod1+F9", EXEC, "import -border -window $(xdotool getwindowfocus -f) ~/Imagens/$(date --iso-8601=seconds).png"))
* Nota: Apesar de não ser o padrão, eu aprecio a forma plana por seu aspecto didático. O
WMRootMenu reconhecerá seu menu caso, você o edite completamente em forma plana. Mas em casos de menus muito grandes, isso pode ser um convite à loucura.
Como vocês podem ver, o submenu "Imagens da tela" tem duas propriedades, que no menu do WMaker aparecerão como itens desse submenu. E assim todo o arquivo
~/GNUstep/Defaults/WMRootMenu é organizado, como uma imensa lista.
Algumas regras para a edição do arquivo:
- Qualquer item de texto ou comando que tenha caracteres além dos alfanuméricos deve ser encerrado em aspas;
- A ordem correta de declaração de um item do menu (não de um submenu) é:
- nome do item;
- SHORTCUT (opcional);
- keystroke (opcional);
- EXEC;
- comando.
- SHORTCUT e EXEC são instruções especiais lidas pelo WMaker:
- SHORTCUT entende que a próxima declaração (que deve ser um keystroke) vai ser um atalho de teclado capaz de executar o item tão bem quanto clicar na chamada dele no menu.
- EXEC entende que a próxima declaração (que deve ser um comando) é o comando a ser executado. SHORTCUT deve vir antes de EXEC sempre.
- Para efeitos de SHORTCUT, Mod1 é a tecla Alt, e a Windows key é a Mod4. Control, Shift e Escape também são reconhecidos. Para usar os F1-12, basta digitar F1-12 apropriadamente.
Às vezes é preciso usar o item pelo menu uma vez antes do atalho funcionar, mas isso não é uma regra talhada em pedra. Caso o atalho seja definido, ele aparecerá ao lado do item do menu ao qual ele se refere, como é visível na imagem que abre esta página.
Ainda sobre o menu do WMaker, ele tem outra propriedade interessante. Observe esta imagem:
Você pode reparar que o meu submenu de tirar screenshots está solto e fixo em minha área de trabalho, e ao lado do título do submenu, há um botão com um "X" igual ao botão que fecha uma janela.
Na verdade, eu transformei esse submenu em uma janela, que pode ser fechada clicando nesse botão que apareceu. Eu posso reposicionar esse submenu-janela à vontade, mas enquanto ele estiver ativo, eu não consigo chamá-lo pelo menu do botão direito. Para fazer isso, basta clicar com o botão esquerdo sobre o título do submenu que se pretende fixar dessa forma.
Com tantos recursos à disposição, para aqueles que se aventuram a editar o arquivo que define o menu, ainda existe quem queira usar uma GUI para personalizá-lo.
Tudo bem, gosto tem para todo gosto. Use o WPrefs para isso. Abra-o e clique no ícone em destaque na imagem abaixo.
Use o método de arrastar-e-soltar para redefinir o menu. Porém, pelo WPrefs não é possível configurar os atalhos de teclado.