Neste artigo vou tentar descrever um pouco da história, curiosidades e miscelâneas deste fantástico Sistema de Gerenciamento de Janelas do sistema GNU/LINUX.
Este artigo é voltado para aqueles que estão começando no Linux e para aquelas pessoas que se interessam pelas histórias e miscelâneas envolvendo o mundo livre.
O sistema X Window foi desenvolvido pelo MIT - Massachusetts Institute of Technology, em 1984, como parte do projeto Athena, uma cooperação entre MIT, IBM e DEC - Digital Equipment Corporation, ainda nos primórdios das plataformas UNIX. Originalmente com base para rodar em terminais heterogêneos, de versões comerciais.
A versão corrente X11 foi lançada em 1987 e a partir de meados de 1992 surgiu uma verão de livre distribuição do X, que foi a versão 11 release 6, ou seja, X11R6 para as plataformas 80386/80486, daí o nome Linux XFree86 ou simplesmente X11. Esta versão foi desenvolvida por um time de programadores chefiados por David Wexelblat.
Uma razão pela qual o X teve tanta força para se manter como o padrão do sistema UNIX foi que ao longo do tempo ele incorporou muitas funcionalidades de outros gerenciadores, nestas capacidades estão inclusas: janelas transparentes para a rede baseado em um modelo cliente/servidor, o uso do mouse (não se esqueça que a primeira versão é de 1984, naquela época mouse era apenas um rato) e a habilidade de "linkar" simultaneamente diferentes plataformas e workstations em rede.
[3] Comentário enviado por nelson em 12/12/2006 - 10:53h
Matéria legal sobre o assunto, talvez muitos imaginam que o ambiente gráfico surgiu recentemente que nada ja faz um bom tempo.
Na verdade nem faz parte do linux em si e apenas um software adcionado para trabalhar com o linux ou seja o kernel
[5] Comentário enviado por removido em 20/04/2008 - 09:18h
a sacanagem é que eu nao posso usar , pois minha internet é uma porcaria discada , mas parabens pelo artigo , seu incentivo para as pessoas mudarem para linux é ótimo