Para quem aprecia distros de pequeno tamanho, aqui vai uma dica:
A versão 1.0 da
SliTaz GNU/Linux foi finalmente lançada em 23/03/2008.
Essa distro, que já consta da Distrowatch, é baseada no kernel 2.6.25.6 e dispõe de mais de 440 pacotes instaláveis, tendo suporte apenas para os idiomas Inglês (pleno) e Francês (algumas traduções).
Alegam ser a menor distro do mundo, pois sua imagem .iso tem sempre menos de 30mb, expandindo-se a 80mb. É mais ou menos a metade da Damn Small
Linux, sendo que o kernel é bem atual (O kernel da DSL ainda é o 2.4).
Tem instalação em modo gráfico, e vem com JWM, pFTP, Mozilla Firefox, Alsaplayer, Gparted, CD ripper, clientes de chat, email e FTP, e SSH (Drpbear), além do SQLite.
Também tem um servidor web com suporte a CGI e PHP.
Pode gerar dispositivo LiveUSB (Pendrive), e tem ferramentas para criar, editar e queimar CD ou DVD.
O gerenciador de pacotes é o TazPKG.
Contudo, o site da Distrowatch tem informações um pouco diferentes das que encontramos no site
www.slitaz.org (o site está em francês. Para ir para o site em Inglês tem de adicionar .en na URL, e dá erro de "página inexistente" se tentarmos acessar diretamente www.slitaz.org.en).
De qualquer forma, e embora se diga que essa distro é voltada para máquinas "antigas", deve-se levar em consideração que o requerimento de memória para um bom funcionamento é de nada menos que 128mb RAM, podendo "quebrar um galho" com 64mb.
Quer dizer: A máquina pode ser antiga, mas terá de ter MUITA bala na agulha. Geralmente não se encontra toda essa quantidade de memória em Pentium I ou II, ou em K6 II.
Vou ser sincero: Ainda não testei, exatamente por causa da quantidade de memória requerida.
Mas fica aqui a dica para quem esteja procurando uma distro com essas características.
E aqui vão algumas screenshots, pois já sei que o pessoal gosta.
Até a próxima!
Pelo que vi existe duas versões:
A stable que pelos screenshot é esta que foi testada pelo nosso colega Sergio Teixeira e a Cooking que como o própio nome sugere esta em desenvolvimento.
E a Cooking ja tem suporte a português Brasil e teclado abnt2.
Tive a oportunidade de dar uma brincada com as duas.
Fiz uns testes, customizações e achei a distribuição alem de rápida muito simples. O proceso de boot bem simples (neste sentido achei meio semelhante ao slackware).
Sistema de gerenciamento de pacotes proprio (tazpkg), com calculo de dependencias e "n" recursos no bom estilo "apt-get" (mas sem tantas funcionalidade) basicamente é um shell com umas 1600 linhas (pequeno para oq ele faz).
Um ponto forte tambem é a preocupação com a aprencia dos scripts, telas, wallpaper etc..
Quanto a utilização de memoria por padrão ele carrega o SO em memoria, mas tem como passar um parâmetro no no boot para que ele leia de um cdrom.
A outra opção é instalar no HD.
Fiz um teste com esta opção (instalado no hd) e ele esta utilizando uns 60MB de memoria.
A customização "remasterização" tambem é tranquila e tem muita documentação no proprio site da distro.
Achei bacana tambem a quantidade de pacotes (que é razoavel) e os script para instalação de programas no-free (flash, jre, skype etc..).
Na minha opinião é questão apenas de tempo para se tornar uma excelente distribuição (ao meu ver para desktop com hardware atuais e/ou ultrapassados).