Muitas vezes, queremos particionar nosso disco de maneira que os dados pessoais fiquem em partições separadas das informações do sistema. Em um sistema com apenas Linux, geralmente colocamos o /home em uma partição separada. No Windows, fazemos a mesma coisa, em geral, redirecionando o caminho da pasta "Meus documentos".
Mas, e se por ventura queremos compartilhar o partição de dados, ou seja, "/home" e a partição de dados do Windows seja a mesma? Por exemplo, montamos um particionamento como:
Partição 1 - Sistema Windows
Partição 2 - Sistema Linux
Partição 3 - Swap
Partição 4 - Dados
Sabemos que o Linux tem um bom suporte para partições FAT e NTFS, mas é complicado montar o /home em uma dessas partições. No FAT não é possível (no NTFS não sei, mas acredito que não seja uma boa idéia :-). O jeito é montar a partição /home no Windows então.
Se você usar EXT2/3, então a solução é usar "Ext2 Installable File System For Windows". O site é
Este programa permite que montemos partições Ext2/3 no Windows. Após instalado, basta ir até o Painel de Controle e escolher a partição e letra da unidade a ser montada.
Recomendo a leitura do FAQ para maiores informações.
Dicas de utilização
Cuidado com hibernação: se você está com o Windows hibernando, ao iniciar o Linux você terá erros no sistema de arquivos. Acredito que quando você hiberna o sistema, ele não desmonta o sistema de arquivos, o que pode corrompê-lo.
Permissões são inexistentes: permissões não são visíveis para partições ext2 montadas no Windows. Portanto, cuidado com seus dados e como/quem acessa a partição montada.
[1] Comentário enviado por hugoeustaquio em 08/02/2008 - 09:50h
O linux suporta FAT muito bem sim. É possível até colocar a raiz do sistema em um fat. Não aconselho a utilizar partições FAT porque têm uma defasagem tecnológica de uns 20 anos.
[2] Comentário enviado por an_drade em 08/02/2008 - 10:44h
O problema não é o suporte a FAT, porque isso é mais que batido. O problema, pelo menos até onde sei, é que o FAT não permite listas de controle de acesso, ou seja, montar um /home, onde os usuários colocam seus arquivos, geralmente protegidos, não é uma boa idéia. Isso mina a segurança do sistema (linux), como um todo. Obviamente, montar uma partição ext2/3 no Windows também é uma falha de segurança...
[3] Comentário enviado por douglascrp em 08/02/2008 - 12:11h
Já é possível acessar e manipular arquivos em sistemas NTFS através do Linux sim, e com muita segurança. Eu mesmo já fiz isso em várias máquinas que estão funcionando a bastante tempo sem nunca ter apresentado problema algum.
Para saber como eu fiz isso, acessem o meu blog em http://douglascrp.blogspot.com/2007/09/acessando-parties-ntfs-no-slackware-com.html