A maneira mais fácil de começar a usar o
Mininet, é baixar uma Máquina Virtual (VM) Ubuntu, disponibilizada no site oficial do Mininet. Caso desejar, a VM pode ser baixada aqui:
No entanto, essa é uma maneira bem limitada de usar a ferramenta, já que o usuário fica dependente das versões disponíveis no site e, normalmente, são releases desatualizadas do Ubuntu. Por exemplo, na data dessa postagem, o Ubuntu 19.04 já foi lançado, porém, a versão da VM Mininet mais recente está com o Ubuntu 14.04.
Uma solução simples e rápida, é realizar a instalação em seu próprio sistema a partir do código fonte, de forma bem direta, como descrevem os passos a seguir.
Atualize o
apt:
sudo apt-get update
Instale o gerenciador de repositórios Git, caso ainda não tenha em seu sistema:
sudo apt-get install git
Faça um clone do projeto Mininet:
git clone git://github.com/mininet/mininet
Entre no novo diretório "mininet" criado após a conclusão do clone:
cd mininet
NOTA: este repositório clonado contém várias versões do Mininet, assim, antes de instalá-lo é importante escolher a versão que deseja instalar.
Liste todas versões disponíveis:
git tag
Selecione a versão desejada usando o comando "git checkout -b ". Por exemplo, para selecionar a versão 2.2.2, use o comando a seguir:
git checkout -b 2.2.2 2.2.2
Volte para um diretório anterior ao mininet:
cd ..
Faça a instalação executando o script de "install.sh".
NOTA: no comando a seguir, o parâmetro "-a" indica ao script que deve ser instalado todos (all) os recursos disponíveis nessa versão do Mininet:
sudo mininet/util/install.sh -a
Pronto! Ao término da execução do script de instalação, será apresentada a mensagem "Enjoy Mininet!". O Mininet está pronto para uso.
Um bom teste, é executar o comando a seguir para construir uma topologia básica de rede (2 hosts, 1 switch e 1 controlador) e testar a comunicação (fazer ping) entre os hosts:
sudo mn --test pingall