3 EP - Poli USP - Angry Birds (angry bixos)
Publicado por João Matheus Rugeri Murdiga (última atualização em 07/07/2012)
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Trabalho da disciplina "MAC2166" - Exercício programa contendo uma ideia do funcionamento do jogo "Angry Birds", obviamente muito menos complexo.
Obs: Necessário o arquivo "Entrada.txt" para o carregamento de dados relativos a distância, velocidade máxima, altura, tamanho do alvo...
/********************************************************************/ /** **/ /** João Matheus Rugeri Murdiga 7573941 **/ /** Exercício-Programa 3 - Angry Bixos **/ /** Professor: Nina S. T. Hirata **/ /** Turma: 3 **/ /** **/ /********************************************************************/ /* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * NESSE EP3: * NAO DEVO USAR AS FUNCOES DA BIBLIOTECA MATH.H * NAO DEVO USAR VETORES OU MATRIZES * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * */ #include <stdio.h> /* Constantes */ #define SIM 1 #define NAO 0 #define EPS 0.0001 #define MIN_VX 0.0001 #define PI 3.1415954 #define ARQ_ENTRADA "entrada.txt" /* Grafico */ #define ESTI "E" #define ALVO "A" #define CRUZ "+" #define H "-" #define VERT "|" #define BIXO "o" #define NADA " " /* ************************************************************ PROTOTIPOS * ************************************************************ */ /* ------------------------------------------------------------ Funcoes obrigatorias que eu preciso implementar e utilizar no programa */ float Sen (float x, float eps); float Cos (float x, float eps); float Converte (float x); void AtualizaPosicaoEVelocidade(float *y, float *vely, float dt, float g); int Arredonda (float x); void ImprimaCondicaoInicial(int nLin, int nCol, float nUni, float yE, float yA, float hA); int ImprimaSemDep (float yE, float vMax, float yA, float hA, float dist, int nBix, int nLin, int nCol, float nUni, float g, float ori, float des); int ImprimaDepurado (float yE, float vMax, float yA, float hA, float dist, int nBix, int nLin, int nCol, float nUni, float g, float ori, float des); /* ------------------------------------------------------------ INCLUA AQUI OS PROTOTIPOS DE OUTRAS FUNCOES QUE DESEJAR IMPLEMENTAR */ /* ********************************************************************* * A funcao LeiaParametros e' dada e voce deve utiliza-la em seu trabalho. * * ********************************************************************* */ void LeiaParametros (float *yE, float *vMax, float *yA, float *hA, float *dist, int *nBix, int *nLin, int *nCol, float *nUni, float *g); /* ************************************************************ Funcao leia parametros: le os parametros do arquivo entrada.txt */ void LeiaParametros (float *yE, float *vMax, float *yA, float *hA, float *dist, int *nBix, int *nLin, int *nCol, float *nUni, float *g) { FILE *arq; arq = fopen(ARQ_ENTRADA, "r"); /* Estilingue */ fscanf(arq, "%f %f", yE, vMax); /* Alvo */ fscanf(arq, "%f %f", yA, hA); /* dist = xA - xE */ fscanf(arq, "%f", dist); /* numero de bixos */ fscanf(arq, "%d", nBix); /* numero de linhas do grafico */ fscanf(arq, "%d", nLin); /* numero de colunas do grafico */ fscanf(arq, "%d", nCol); /* unidade utilizada pelo grafico, ou numero (real) de unidades por linha */ fscanf(arq, "%f", nUni); /* aceleracao da gravidade */ fscanf(arq, "%f", g); fclose(arq); return; } /* ********************************************************************* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * Coloque as suas funcoes a seguir * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * ********************************************************************* */ /* ************************************************************ funcao Sen */ float Sen (float x, float eps) { float aux = 0.0; float numerador, seno, adicionar, testador, prod_den; int den; x = Converte (x); testador = 1; /*Atribui valor superior ao EPS ao testador*/ numerador = x; seno = x; /*Atribui x ao seno a fim de evitar a primeira conta (x/1!), pois o resultado já seria x*/ den = 3; /*Inicia-se com 3 como dígito do denominador, pois o valor 1 já está atribuido a variável "seno"*/ prod_den = 6; /*Já inicia-se com fatorial de 3 no produto dos denominadores*/ while (testador >= eps || testador <= -eps){ /*Testa se o testador tem módulo inferior ou igual ao EPS*/ numerador = - ((numerador * x * x)); adicionar = (numerador / (prod_den)); /*Calcula o valor a ser adicionado ao seno anterior*/ den = den + 2; prod_den = prod_den * (den)* (den - 1); /*Faz o fatorial do denominador*/ seno = seno + adicionar; testador = adicionar; } aux = seno; return aux; } /* ************************************************************ funcao Cos */ float Cos (float x, float eps) { float aux = 0.0; float cosseno, adicionar, testador, numerador, prod_den; int den; x = Converte (x); testador = 1; /*Atribui valor superior ao EPS ao testador*/ numerador = 1; cosseno = 1; den = 2; /*Inicia-se com 2 como dígito do denominador*/ prod_den = 2; /*Já inicia-se com fatorial de 2 no produto dos denominadores*/ while (testador >= eps || testador <= -eps){ /*Testa se o testador tem módulo inferior ou igual ao EPS*/ numerador = - ((numerador * x * x)); adicionar = (numerador / (prod_den)); den = den + 2; prod_den = prod_den * (den)* (den - 1); cosseno = cosseno + adicionar; testador = adicionar; } if (cosseno <= 0) {cosseno = -cosseno;} /*Evita com que a função retorne o valor "-0" (zero com sinal negativo), como todo o cosseno do intervalo é positivo, não há problema matemático nessa ação*/ aux = cosseno; return aux; } /* ************************************************************ Funcao Converte */ float Converte (float x) { float aux = 0.0; aux = (PI/2) * x; return aux; } /* ************************************************************ Funcao Atualiza posicao e velocidade */ void AtualizaPosicaoEVelocidade(float *y, float *vely, float dt, float g) { *y = *y + (*vely * dt) + (0.5 * g * dt * dt); *vely = *vely + g * dt; if (*y <= 0) {*y = 0;} return; } /* ************************************************************ Funcao Arredonda */ int Arredonda (float f) { int aux = 0; aux = f; while (f>=1){f--;} /*Reduz o valor de f até deixar de ter unidades inteiras*/ if (f>= 0.5) {aux++;} /*Se o resto for maior que 0.5 adiciona um*/ return aux; } /* ************************************************************ Funcao Imprime Condicao Inicial */ void ImprimaCondicaoInicial(int nLin, int nCol, float nUni, float yE, float yA, float hA) { int eixoy, eixox, contar, alt, passou = 0; eixoy = nLin; /*eixoy é equivalente ao nLin, entretanto, ao contrário do plano cartesiano, no EP o valor vai de nLin até zero*/ eixox = nCol; /*Equivalente ao eixoy*/ alt = Arredonda(hA/nUni) - 1; /*Define a altura do alvo*/ printf ("\nCondicao Inicial:\n\n"); while (nLin >= 0){ while (eixox >= 0){ if (Arredonda(yE/nUni) == eixoy && eixox == nCol){printf("E"); eixox--;} /*Estilingue coloca-se um E*/ else if ((Arredonda(yA/nUni) + alt >= eixoy && Arredonda(yA/nUni) <= eixoy) && eixox ==0){printf("A"); eixox--;} /*Se for o Alvo, ou faz parte dele, A*/ else if (eixox%5 == 0 && eixoy%5 == 0) {printf("+"); eixox--;} /*Valor de nLin e nCol divisível por 5 é equivalente a um +*/ if (eixox%5 != 0 && eixoy%5 == 0 && eixox >= 0) {printf("-"); eixox--;} } nLin--; /*Altera localmente o nLin pois já foi impresso uma linha.*/ printf ("\n"); eixoy = nLin; /*Volta com as condições iniciais.*/ eixox = nCol; for (contar = 4; contar > 0; contar--){ while (eixoy >= 0 && eixox >= 0){ passou = 1; if (Arredonda(yE/nUni) == eixoy && eixox == nCol){printf("E"); eixox--;} /*Estilingue coloca-se um E*/ else if ((Arredonda(yA/nUni) + alt >= eixoy && Arredonda(yA/nUni) <= eixoy) && eixox ==0){printf("A"); eixox--;} /*Se for o Alvo, ou faz parte dele, A*/ else if (eixoy%5 != 0 && eixox%5 != 0) {printf(" ");eixox--;} else if (eixoy%5 != 0 && eixox%5 == 0) {printf("|");eixox--;} } if (passou == 1){ printf ("\n"); nLin--; eixoy = nLin; eixox = nCol; passou = 0;} } } /*Finaliza quando nLin for menor que zero, ou seja, todas as linhas foram impressas.*/ return; } /* ************************************************************ MINHAS FUNCOES Escreva a seguir outras funcoes que desejar */ int ImprimaSemDep (float yE, float vMax, float yA, float hA, float dist, int nBix, int nLin, int nCol, float nUni, float g, float ori, float des) { float pontYE = yE, pontVELY= 0, VelX = 0; float Tempo = 0, dt = 0; int eixoy, eixox, contar, alt, passou = 0, contagem = 1, ganhou = 0, altualvo; eixoy = nLin; /*eixoy é equivalente ao nLin, entretanto, ao contrário do plano cartesiano, no EP o valor vai de nLin até zero*/ eixox = nCol; /*Equivalente ao eixoy*/ alt = Arredonda(hA/nUni) - 1; /*Define a altura do alvo*/ altualvo = hA - nUni; /*Para testar a vitória, pega-se a altura do alvo e subtrai o quando vale um deles (a base)*/ VelX = vMax * des * Cos (ori, EPS); if (VelX <= MIN_VX) {VelX = MIN_VX;} Tempo = dist / VelX; dt = Tempo/nCol; AtualizaPosicaoEVelocidade(&pontYE, &pontVELY, dt, g); /*Calcula a primeira posição*/ printf("\nGrafico do lancamento com deslocamento/orientacao = [ %.4f, %.4f]\n", des, ori); while (nLin >= 0){ while (eixox >= 0){ pontYE = yE; pontVELY= 0; /*Define a variavel pontYE como inicialmente o ponto yE*/ pontVELY = vMax * des * Sen (ori, EPS); /*Calcula a velocidade inicial no eixo Y*/ contagem = 0; /*Auxiliar para impressão do gráfico*/ while (contagem <= nCol){ if(Arredonda(pontYE/nUni) == eixoy && eixox == nCol - contagem && contagem <= nCol && eixox != nCol) /*Verifica se algum ponto da equação deve ser impresso no gráfico*/ { printf("o"); if(((pontYE) >= (yA) && eixox == 0) && ((pontYE) <= (yA + hA) && eixox == 0)){ganhou = 1;} /*Verifica se o alvo foi acertado*/ eixox--; } AtualizaPosicaoEVelocidade(&pontYE, &pontVELY, dt, g); contagem++; } if (Arredonda(yE/nUni) == eixoy && eixox == nCol){printf("E"); eixox--;} /*Estilingue coloca-se um E*/ else if ((Arredonda(yA/nUni) + alt >= eixoy && Arredonda(yA/nUni) <= eixoy) && eixox ==0){printf("A"); eixox--;} /*Se for o Alvo, ou faz parte dele, A*/ else if (eixox%5 == 0 && eixoy%5 == 0) {printf("+"); eixox--;} /*Valor de nLin e nCol divisível por 5 é equivalente a um +*/ else if (eixox%5 != 0 && eixoy%5 == 0 && eixox >= 0) {printf("-"); eixox--;} } nLin--; /*Altera localmente o nLin pois já foi impresso uma linha.*/ printf ("\n"); eixoy = nLin; /*Volta com as condições iniciais.*/ eixox = nCol; for (contar = 4; contar > 0; contar--){ while (eixoy >= 0 && eixox >= 0){ VelX = vMax * des * Cos (ori, EPS); if (VelX <= MIN_VX) {VelX = MIN_VX;} Tempo = dist / VelX; dt = Tempo/nCol; pontYE = yE; pontVELY = vMax * des * Sen (ori, EPS); contagem = 0; passou = 1; while (contagem <= nCol){ if(Arredonda(pontYE/nUni) == eixoy && eixox == nCol - contagem && contagem <= nCol && eixox != nCol) { printf("o"); if(((pontYE) >= (yA) && eixox == 0) && ((pontYE) <= (yA + hA) && eixox == 0)){ganhou = 1;} /*Verifica se o alvo foi acertado*/ eixox--; } AtualizaPosicaoEVelocidade(&pontYE, &pontVELY, dt, g); contagem++; } if (Arredonda(yE/nUni) == eixoy && eixox == nCol){printf("E"); eixox--;} /*Estilingue coloca-se um E*/ else if ((Arredonda(yA/nUni) + alt >= eixoy && Arredonda(yA/nUni) <= eixoy) && eixox ==0){printf("A"); eixox--;} /*Se for o Alvo, ou faz parte dele, A*/ else if (eixoy%5 != 0 && eixox%5 != 0) {printf(" ");eixox--;} else if (eixoy%5 != 0 && eixox%5 == 0) {printf("|");eixox--;} } if (passou == 1){ printf ("\n"); nLin--; eixoy = nLin; eixox = nCol; passou = 0;} } } /*Finaliza quando nLin for menor que zero, ou seja, todas as linhas foram impressas.*/ return ganhou; } int ImprimaDepurado (float yE, float vMax, float yA, float hA, float dist, int nBix, int nLin, int nCol, float nUni, float g, float ori, float des) { float pontYE = yE, pontVELY= 0, VelX = 0; float Tempo = 0, dt = 0, y1 = -1, y2 = -1; int eixoy, eixox, contar, alt, passou = 0, contagem = 1, ganhou = 0, altualvo, cortou = 0; eixoy = nLin; /*eixoy é equivalente ao nLin, entretanto, ao contrário do plano cartesiano, no EP o valor vai de nLin até zero*/ eixox = nCol; /*Equivalente ao eixoy*/ alt = Arredonda(hA/nUni) - 1; /*Define a altura do alvo*/ altualvo = hA - nUni; /*Para testar a vitória, pega-se a altura do alvo e subtrai o quando vale um deles (a base)*/ VelX = vMax * des * Cos (ori, EPS); if (VelX <= MIN_VX) {VelX = MIN_VX;} Tempo = dist / VelX; dt = Tempo/nCol; AtualizaPosicaoEVelocidade(&pontYE, &pontVELY, dt, g); /*Calcula a primeira posição*/ printf ("\nGrafico do lancamento com deslocamento/orientacao = [ %.4f, %.4f]\n", des, ori); printf ("\nCondicoes iniciais desse lancamento:"); printf ("\nAng (rad) = %9.4f", Converte(ori) ); printf ("\tCos = %9.4f", Cos (ori, EPS)); printf ("\t\tSin = %9.4f\n", Sen (ori, EPS)); printf ("Velocidade = %9.4f", vMax * des); printf ("\tVelX = %9.4f", vMax * des * Cos (ori, EPS)); printf ("\t\tVelY = %9.4f\n", vMax * des * Sen (ori, EPS)); printf ("Tempo Total = %9.4f", dist / VelX); printf ("\tIncremento Temporal = %9.4f entre colunas\n", dt); while (eixox >= 0){printf(" "); eixox--;} printf (" lin nInters\ty1\ty2\n"); eixox = nCol; while (nLin >= 0){ cortou = 0; /*Verifica quantas vezes bixo cortou a linha*/ y1 = -1; y2 = -1; while (eixox >= 0){ pontYE = yE; pontVELY= 0; /*Define a variavel pontYE como inicialmente o ponto yE*/ pontVELY = vMax * des * Sen (ori, EPS); /*Calcula a velocidade inicial no eixo Y*/ contagem = 0; /*Auxiliar para impressão do gráfico*/ while (contagem <= nCol){ if(Arredonda(pontYE/nUni) == eixoy && eixox == nCol - contagem && contagem <= nCol && eixox != nCol) /*Verifica se algum ponto da equação deve ser impresso no gráfico*/ { printf("o"); cortou++; if (y1 == -1 && Arredonda(yE/nUni) != eixoy) {y1 = pontYE;} else if (y2 == -1) {y2 = pontYE;} if(((pontYE) >= (yA) && eixox == 0) && ((pontYE) <= (yA + hA) && eixox == 0)){ganhou = 1;} /*Verifica se o alvo foi acertado*/ eixox--; } AtualizaPosicaoEVelocidade(&pontYE, &pontVELY, dt, g); contagem++; } if (Arredonda(yE/nUni) == eixoy && eixox == nCol){printf("E"); eixox--; y1 =yE; cortou++;/*Segundo o exemplo, no lançamento E conta como se o bixo estivesse passado por aqui*/} /*Estilingue coloca-se um E*/ else if ((Arredonda(yA/nUni) + alt >= eixoy && Arredonda(yA/nUni) <= eixoy) && eixox ==0){printf("A"); eixox--;} /*Se for o Alvo, ou faz parte dele, A*/ else if (eixox%5 == 0 && eixoy%5 == 0) {printf("+"); eixox--;} /*Valor de nLin e nCol divisível por 5 é equivalente a um +*/ else if (eixox%5 != 0 && eixoy%5 == 0 && eixox >= 0) {printf("-"); eixox--;} } printf (" %2d %2d\t%9.4f%9.4f", nLin, cortou, y1, y2); nLin--; /*Altera localmente o nLin pois já foi impresso uma linha.*/ printf ("\n"); eixoy = nLin; /*Volta com as condições iniciais.*/ eixox = nCol; for (contar = 4; contar > 0; contar--){ cortou = 0; y1 = -1; y2 = -1; while (eixoy >= 0 && eixox >= 0){ VelX = vMax * des * Cos (ori, EPS); if (VelX <= MIN_VX) {VelX = MIN_VX;} Tempo = dist / VelX; dt = Tempo/nCol; pontYE = yE; pontVELY = vMax * des * Sen (ori, EPS); contagem = 0; passou = 1; while (contagem <= nCol){ if(Arredonda(pontYE/nUni) == eixoy && eixox == nCol - contagem && contagem <= nCol && eixox != nCol) { printf("o"); cortou++; if (y1 == -1 && Arredonda(yE/nUni) != eixoy) {y1 = pontYE;} else if (y2 == -1) {y2 = pontYE;} if(((pontYE) >= (yA) && eixox == 0) && ((pontYE) <= (yA + hA) && eixox == 0)){ganhou = 1;} /*Verifica se o alvo foi acertado*/ eixox--; } AtualizaPosicaoEVelocidade(&pontYE, &pontVELY, dt, g); contagem++; } if (Arredonda(yE/nUni) == eixoy && eixox == nCol){printf("E"); eixox--; y1 = yE; cortou++;} /*Estilingue coloca-se um E*/ else if ((Arredonda(yA/nUni) + alt >= eixoy && Arredonda(yA/nUni) <= eixoy) && eixox ==0){printf("A"); eixox--;} /*Se for o Alvo, ou faz parte dele, A*/ else if (eixoy%5 != 0 && eixox%5 != 0 && eixox != -1 /*o -1 evita erros de impressão caso o último valor impresso na linha seja um bixo*/) {printf(" ");eixox--;} else if (eixoy%5 != 0 && eixox%5 == 0) {printf("|");eixox--;} } if (nLin > 0) {printf (" %2d %2d\t%9.4f%9.4f", nLin, cortou, y1, y2); } if (passou == 1){ printf ("\n"); nLin--; eixoy = nLin; eixox = nCol; passou = 0;} } } /*Finaliza quando nLin for menor que zero, ou seja, todas as linhas foram impressas.*/ return ganhou; } /* \_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\_\ P R O G R A M A P R I N C I P A L /_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/_/ */ int main () { int modoDepuracao; float yE, vMax; float yA, hA; float dist; int nBix, nLin, nCol; float nUni, g; float ori, des; int NumeroBixos = 1, Acabou = 0; float pontYE = yE, pontVELY= 0, VelX = 0; float Tempo = 0, dt = 0; printf ("Voce deseja ligar o modo de depuracao?\n"); printf ("Digite 1 (sim) ou 0 (nao): "); scanf("%d", &modoDepuracao); LeiaParametros( &yE, &vMax, &yA, &hA, &dist, &nBix, &nLin, &nCol, &nUni, &g ); if (modoDepuracao == SIM) { printf ("\n\nModo de depuracao ligado!\n"); printf ("Dados de entrada:\n"); printf ("yE = %9.4f vMax = %9.4f \n", yE, vMax); printf ("yA = %9.4f hA = %9.4f\n", yA, hA); printf ("dist = %9.4f\n", dist); printf ("nBix = %4d\n", nBix); printf ("nLin = %4d nCol = %4d\n", nLin, nCol); printf ("nUni = %9.4f\n", nUni); printf ("g = %9.4f\n", g); printf ("\n"); } printf ("\nPara fazer um lancamento, digite um deslocamento (no intervalo [0,1])\n"); printf ("e uma orientacao (no intervalo [-1, 1])\n"); /* imprima grafico inicial */ ImprimaCondicaoInicial(nLin, nCol, nUni, yE, yA, hA); /* Coloque o seu programa para jogar Angry Bixos a seguir... */ while (Acabou == NAO){ if (NumeroBixos < nBix + 1){ printf ("\n====> Faca o lancamento %d / %d :\n", NumeroBixos, nBix); scanf("%f", &des); scanf("%f", &ori); VelX = vMax * des * Cos (ori, EPS); if (VelX <= MIN_VX) {VelX = MIN_VX;} Tempo = dist / VelX; dt = Tempo/nCol; pontYE = yE; pontVELY = 0; pontVELY = vMax * des * Sen (ori, EPS); if (modoDepuracao == SIM) { if (ImprimaDepurado (yE, vMax, yA, hA, dist, nBix, nLin, nCol, nUni, g, ori, des) == 1) {printf("Voce ganhou!\nParabens, voce acertou um bixo em um veterano.\n"); Acabou = SIM;} else {printf("Infelizmente o veterano nao foi acertado nessa rodada.\n\n");} NumeroBixos++; } else{ if (ImprimaSemDep (yE, vMax, yA, hA, dist, nBix, nLin, nCol, nUni, g, ori, des) == 1) {printf("Voce ganhou!\nParabens, voce acertou um bixo em um veterano.\n"); Acabou = SIM;} else {printf("Infelizmente o veterano nao foi acertado nessa rodada.\n\n");} NumeroBixos++; } } else {Acabou = SIM; printf("\nO jogo acabou, voce nao conseguiu acertar o veterano.\n\n");} } return 0; }
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