Árvore AVL, usando arquivos para armazenamento de dados
Publicado por Marcos Augusto (última atualização em 03/04/2013)
[ Hits: 10.962 ]
Homepage: ...
Esta arvore foi implementada usando o conceito de TAD, por isso foram criados três arquivos:
Obs.: eu deixei comentários nas linhas mais importantes desta implementação.
avl-tree.h - nela estão contidos a estrutura da árvore e os protótipos de todas funções que foram usadas no programa.
avl-tree.c - nela está contida a elaboração de todas as funções implementadas neste programa.
avl-treeexecucao.c - nela está a função principal para a compilação de todo o programa.
Os códigos fora elaborados, somente para serem compilados no Dev-C++:
http://sourceforge.net/projects/dev-cpp/
Todos os códigos devem estar salvos na mesma pasta para o seu funcionamento.
//AVL-TREE.H /************************************************************** ** Author = Marcos Augusto de Souza Pinto. ** ** Email = Marcos_youngman@hotmail.com. ** ** Data = 22/04/2012. ** ** Descricao = Arvore AVL ** ***************************************************************/ /********************************************************************************* ** Licenca ** ** Este programa é um software de livre distribuicao,que pode ser copiado e ** ** distribuído sob os termos da Licenca Geral GNU, conforme publicada pela ** ** Free Software Foundation, versao 2 da licenca, ou (a critério do autor) ** * qualquer versao posterior. ** ** Este programa é distribuído na expectativa de ser útil aos seus usuários, ** ** porém NAO POSSUI NENHUMA GARANTIA, EXPLICITA OU IMPLICITA, COMERCIAL OU ** ** DE ATENDIMENTO A UMA DETERMINADA FINALIDADE. ** ** Consulte a Licenca Pública Geral GNU. ** *********************************************************************************/ /* Estrutura base para a arvore */ struct arv { int num; /* Elemento do tipo inteiro */ struct arv *esq; /* Ponteiro para acessar os elemento a esquerda da raiz */ struct arv *dir; /* Ponteiro para acessar os elementos a direita da raiz */ }; /*Criando um sinonimo para struct arv */ typedef struct arv arv; /*********************************** ** Funcoes normas de uma arvore ** ************************************/ void impressao(arv*raiz); /* Imprime os elementos da arvore */ arv** menorDireito(arv*raiz); /* Retorna o menor elemento da direita */ arv** maiorEsquerdo(arv*raiz);/* Retorna o maior elemento da esquerda */ void criaGalhoNulo(arv**raiz); /* Inicia a arvore */ void busca(arv*raiz, int elemento); /* Busca elementos na arvore */ void galho(arv**raiz, int elemento); /* Aloca novos nós na arvore */ void insereElemento(arv**raiz, int elemento); /* Insere elementos na arvore */ void excluirElemento(arv**raiz, int elemento);/* Exclui elementos da arvore */ /************************************************ ** Funcoes que transformam uma arvore em AVL ** *************************************************/ int contEsq(arv*raiz); /* Retorna a altura esquerda da arvore */ int contDir(arv*raiz);/* Retorna a altura direita da arvore */ int balanceamento(arv*raiz); /* Retorna o fator de balanceamento da arvore */ arv* duplaDireita(arv*raiz); /* Rotacao dupla direita */ arv* duplaEsquerda(arv*raiz); /* Rotacao dupla esquerda */ arv* rotacaoDireita(arv*raiz); /* Rotacao para direita */ arv* rotacaoEsquerda(arv*raiz); /* Rotacao para esquerda*/ void atualizaDir(arv**raiz,int elemento); /* Balanceamento da direita */ void atualizaEsq(arv**raiz,int elemento); /* Balanceamento da esquerda */ /************************************************** ** Funcoes para interface e saida (usabilidade) ** ***************************************************/ void aviso(); /* Mostra um aviso na tela */ void aviso1();/* Mostra um aviso na tela */ void aviso2();/* Mostra um aviso na tela */ void aviso3();/* Mostra um aviso na tela */ void mensagem(); /* Mostra uma mensagem na tela */ void menu(int *op); /* Menu para escolha de opcoes*/ void cor(WORD cor);/* Funcao para cor de fundo e texto */ void linha( int q, int a);/* Desenha linhas na tela */ void posicao(int x, int y);/* Escolhe posicao da tela */ void lerNumero(int *numero);/* Leitura de numeros */ /****************************************************** ** Funcoes para criacao, entrada, saida de arquivos ** *******************************************************/ void salva(arv*raiz); /*Salva os dados depois da exclucao de um elemento*/ int carregaArquivo(arv**raiz); /* Carrega os elementos anteriores gravados */ void criarArquivo(FILE* arquivo); /* Criacao do arquivo */ void grava(arv*raiz, FILE* arquivo); void EscreverArquivo(FILE* arquivo, int elemento);/*Escreve no arquivo */ //AVL-TREE.C # include <windows.h> # include <stdlib.h> # include <stdio.h> # include <conio.h> # include "avl-tree.h" /* Funcao que inicia a arvore */ void criaGalhoNulo(arv**raiz) { /* Inicio da funcao*/ *raiz = NULL; /* Inicia raiz como nula */ }/* Final da funcao */ /* Funcao que aloca nos na arvore */ void galho(arv**raiz, int elemento) {/* Inicio da funcao */ *raiz = (arv*)malloc(sizeof(arv)); /* Cria dinamicamente o no */ (*raiz)->num = elemento; /* (*raiz)->num recebe elemento */ (*raiz)->esq = NULL; /* Ponteiro da esquerda recebe NULL */ (*raiz)->dir = NULL; /* Ponteiro da direita recebe NULL */ } /* Final da funcao */ /* funcao que insere os elementos */ void insereElemento(arv**raiz, int elemento) {/* Inicio da funcao */ if(*raiz == NULL) /* Se a raiz for nula*/ { galho(&*raiz, elemento); /* Insere na raiz */ }else /* senao */ { if((*raiz)->num > elemento) /* se raiz maior que elemento */ { insereElemento(&(*raiz)->esq,elemento); /* insere ba esquerda */ /*se o fator de balanceamanto for < -1 ou > 1 */ if(balanceamento(*raiz) < -1 || balanceamento(*raiz) > 1) { /*se o elemento for menor que raiz esquerda */ if(elemento < (*raiz)->esq->num) { aviso(); /*Mostra um aviso na tela*/ /*Realiza a rotacao para direita*/ *raiz = rotacaoDireita(*raiz); return; }else /*Senao*/ { aviso1(); /*Mostra um aviso na tela*/ /*Realiza a rotacao dupla para esquerda */ *raiz = duplaEsquerda(*raiz); return; } } } /* Se o raiz for maior que o elemento */ if((*raiz)->num < elemento) { /*insere o elemento na direita da arvore */ insereElemento(&(*raiz)->dir,elemento); /*se o fator de balanceamanto for < -1 ou > 1 */ if(balanceamento(*raiz) < -1 || balanceamento(*raiz) > 1) { /* Se o elemento for maior que a raiz direita */ if(elemento > (*raiz)->dir->num) { aviso2(); /*Mostra um aviso na tela*/ /* Realiza a rotacao para esquerda */ *raiz = rotacaoEsquerda(*raiz); return; }else /* Senao */ { aviso3();/*Mostra um aviso na tela*/ /*Realiza a rotcao dupla para direita*/ *raiz = duplaDireita(*raiz); return; } } } /*Se a raiz for igual ao elemento*/ if((*raiz)->num == elemento) { mensagem();/*Mostra um aviso na tela*/ } } }/* Final da funcao */ /* Funcao que mostra a arvore na tela */ void impressao(arv*raiz) {/* Inicio da funcao*/ /* Se a raiz for diferente de NULL*/ if(raiz!=NULL) { printf("("); printf("%d",(raiz)->num); /*Imprime a raiz*/ printf(",("); /*Imprime a raiz esquerda*/ impressao(raiz->esq); printf("),("); /*Imprime a raiz direita*/ impressao(raiz->dir); printf(")"); printf(")"); } }/*Final da funcao */ /* Funcao que retorna o menor elemento da direita */ arv** menorDireito(arv*raiz) { arv** aux = &raiz; /* variavel auxiliar */ if((*aux)->dir != NULL) /*se (*aux)->dir for diferente de NULL */ { aux = &(*aux)->dir; /* Aux recebe &(*aux)->dir*/ while((*aux)->esq != NULL) /* enguanto (*aux)->esq for diferente de NULL*/ { aux = &(*aux)->esq; /* aux recebe &(*aux)->esq*/ } } return aux; /* retorna aux */ } /* Funcao que retorna o maior da esquerda */ arv** maiorEsquerdo(arv*raiz) { arv** aux = &raiz; /* variavel auxiliar */ if((*aux)->esq != NULL) /* Se (*aux)->esq for difirente de NULL */ { aux = &(*aux)->esq; /* Aux rcebe &(*uax)->esq */ while((*aux)->dir != NULL) /* Enguanto (*uax)->dir for diferente de NULL */ { aux = &(*aux)->dir; /* Aux recebe &(*aux)->dir */ } } return aux; /*Retornar aux */ } /*Funcao que busca determinado elemento*/ void busca(arv *raiz, int elemento) {/*Inicio da funcao */ /* Se raiz for diferente de NULL*/ if(raiz != NULL) { /* Se raiz maior que elemento*/ if((raiz)->num > elemento) { /* Busca para esquerda */ printf("%3d,",raiz->num); /* enviando os dados buscados para esquerda*/ busca(raiz->esq, elemento); /* senao */ }else { /*Se raiz menor que elemento */ if(raiz->num < elemento) { /* Busca para direita */ printf("%3d,",raiz->num); /* enviando os dados buscados para direita*/ busca(raiz->dir, elemento); }else /*Senao*/ { /* Se raiz igual ao elemento */ if(raiz->num == elemento) { /* Encontrou o elemento */ printf("%3d",raiz->num); } } } /* Senao */ }else { /* Imprime uma mensagem na tela */ cor(11); posicao(25,1),linha(1,201);linha(30,205),linha(1,187); posicao(25,2);printf("\272 Numero n\xc6o encontrado!!\t\272"); posicao(25,3);linha(1,200);linha(30,205),linha(1,188); getch(); system("cls"); } }/*Final da funcao*/ /* Funcao que exclui determinados elementos da arvore */ void excluirElemento(arv**raiz, int elemento) { arv **aux1, *aux2; /*Variaveis auxiliares*/ arv* aux = *raiz; /* Variavel auxiliar */ if(*raiz != NULL) /* Se *raiz fo diferente de NULL*/ { if((*raiz)->num == elemento) /* Se (*raiz)->num for igual ao numero */ { if((*raiz)->esq == (*raiz)->dir) /* Se (*raiz)->esq igual (*raiz)->dir*/ { printf("\nr = %d\n",elemento); /*mostra uma mensagemna tela */ free(*raiz); /*Apaga (*raiz)*/ *raiz = NULL; /* Raiz recebe NULL*/ }else /* Senao */ { if((*raiz)->esq != NULL) /*Se (*raiz)->esq diferente de NULL*/ { aux1 = maiorEsquerdo(*raiz); /*aux1 recebe o maior esquerdo da arvore*/ aux2 = *aux1; /*aux2 recebe *aux1*/ (*aux1) = (*aux1)->esq; /*(*aux1) recebe (*aux1)->esq*/ }else /*Senao*/ { aux1 = menorDireito(*raiz);/* aux1 recebe o menor direito da arvore*/ aux2 = *aux1; /* Aux2 recebe (*aux1)*/ (*aux1) = (*aux1)->dir; /* (*aux1) recebe (*aux1)->dir */ } (*raiz)->num = aux2->num; /* (*raiz)->num recebe aux2->num*/ free(aux2); /* Libera aux2*/ aux2 = NULL; /* aux2 recebe NULL*/ } }else /* Senao*/ { if((*raiz)->num < elemento) /*se (*raiz)->num menor que numero */ { /*Envia o numero para a direita da arvore*/ excluirElemento(&(*raiz)->dir,elemento); /*Se o numero for apagado a arvore é atualizada e balanceada*/ atualizaEsq(&(*raiz),elemento); } if((*raiz)->num > elemento) /* Se (*raiz)->num maior que numero*/ { /*Envia o numero para esquerda da arvore*/ excluirElemento(&(*raiz)->esq,elemento); /*Se o numero for apagado a arvore é atualizada e balanceada*/ atualizaDir(&(*raiz),elemento); } } }else /*Senao*/ { /*Mostra uma mensagem colorida na tela*/ cor(11); posicao(25,1),linha(1,201);linha(30,205),linha(1,187); posicao(25,2);printf("\272 Numero n\xc6o encontrado!!\t\272"); posicao(25,3);linha(1,200);linha(30,205),linha(1,188); getch(); system("cls"); } // impressao(aux3); } /* Funcao que conta a altura da esquerda*/ int contEsq(arv*raiz) { arv* aux = raiz; /*variavel auxiliar*/ int cont = 0; /* variavel do tipo inteiro recebe 0*/ if(aux->esq == NULL) /* se aux->esq == NULL*/ { return 0; /*Retorna 0*/ }else /* Senao */ { while(aux->esq != NULL) /* Enquanto aux->esq diferente de NULL*/ { aux = aux->esq; /*aux recebe aux->esq*/ cont = cont + 1; /* cont recebe cont + 1*/ /* Se aux-<esq igual a NULL e aux->dir diferente de NULL*/ if(aux->esq == NULL && aux->dir != NULL) { while(aux->dir != NULL) /*Enquanto aux->dir diferente de NULL*/ { cont = cont + 1; /* cont recebe cont + 1*/ aux = aux->dir; /*aux recebe aux->dir*/ } } } return cont; /*retornar cont*/ } } /* Funcao que conta a altura da direita */ int contDir(arv*raiz) { arv* aux = raiz; /* variavel auxiliar */ int cont = 0; /*variaavel to tipo inteiro recebe 0*/ if(aux->dir == NULL) /*Se aux->dir for igual a 0*/ { return 0; /*Retorna zero*/ }else /* Senao*/ { while(aux->dir != NULL) /*enquanto aux->dir for diferente de NULL*/ { aux = aux->dir; /*aux recebe aux->dir */ cont = cont + 1; /*cont recebe cont + 1*/ /*Se aux->dir == NULL e aux->esq diferente NULL*/ if(aux->dir == NULL && aux->esq != NULL) { while(aux->esq != NULL) /*enquanto aux->esq diferente de NULL*/ { cont = cont + 1; /*cont recebe cont + 1 */ aux = aux->esq; /*aux recebe aux +1 */ } } } return cont; /*retorna cont */ } } /* Funcao que calcula o fator de balanceamento*/ int balanceamento(arv*raiz) { arv* aux = raiz; /*Variavel auxiliar*/ int bl = 0; /* variavel do tipo inteiro recebe 0*/ /*bl recebe contDir(aux) - contEsq(aux)*/ bl = contDir(aux) - contEsq(aux); return bl; /*ratorna bl*/ } /* Funcao que realiza a rotacao dupla para esquerda */ arv* duplaEsquerda(arv*raiz) { arv* aux = raiz; /*variavel auxiliar*/ /*aux->esq recebe rotacaoEsquerda(aux)->esq*/ aux->esq = rotacaoEsquerda(aux->esq); /*aux recebe rotacaoDireita(aux)*/ aux = rotacaoDireita(aux); return aux; /*retorna aux*/ } /* Funcao que realiza a rotacao dupla para direita */ arv* duplaDireita(arv*raiz) { arv* aux = raiz; /*variavel auxiliar*/ /*aux->dir recebe rotacaoDireita(aux->dir)*/ aux->dir = rotacaoDireita(aux->dir); /*aux recebe rotacaoEsquerda(aux)*/ aux = rotacaoEsquerda(aux); return aux; /*retorna aux*/ } /* Funcao que realiza a rotacao para direita*/ arv* rotacaoDireita(arv*raiz) { arv* aux = raiz; /*variavel auxiliar*/ arv* A = aux; /*variavel auxiliar A recebe aux*/ arv* B = aux->esq; /*Variavel auxiliar B recebe aux->esq*/ A->esq = B->dir; /*A->esq recebe B->dir*/ B->dir = A; /*B->dir recebe A*/ return B; /*retorno B*/ } /* Funcao que realiza a rotacao para Esquerda*/ arv* rotacaoEsquerda(arv*raiz) { arv* aux = raiz; /*Variavel auxiliar*/ arv* A = aux; /* Variavel auxiliar A recebe aux*/ arv* B = aux->dir; /* Variavel auxilar B recebe aux->dir*/ A->dir = B->esq; /*A->dir recebe B->esq*/ B->esq = A; /*B->eesq recebe A*/ return B; /*retorna B*/ } /* Funcao que faz os balanceamentos apos a exclusao */ void atualizaDir(arv**raiz, int elemento) { arv* aux1 = (*raiz)->dir; /*variavel auxiliar aux1 recebe (*raiz)->dir*/ arv* aux = *raiz; /*variavel auxiliar*/ while((aux) != NULL) /*enquanto aux for diferente de NULL*/ { /*se balanceamanto(aux) for menor que -1 ou maior que 1*/ if(balanceamento(aux) < -1 || balanceamento(aux) > 1) { if(aux1->dir != NULL)/*se aux1->dir for diferente de NULL*/ { /*(*raiz) recebe rotacaoEsquerda(*raiz)*/ *raiz = rotacaoEsquerda(*raiz); break;/*termina a funcao*/ }else /* senao*/ { /*(*raiz) recebe duplaDireita(*raiz)*/ *raiz = duplaDireita(*raiz); break; /*Termina funcao*/ } } /*aux recebe aux->dir*/ (aux) = (aux)->dir; } } /* Funcao que faz os balanceamentos apos a exclusao */ void atualizaEsq(arv**raiz, int elemento) { /*variavel auxiliar aux1 recebe (*raiz)->esq*/ arv* aux1 = (*raiz)->esq; arv* aux = *raiz; /*variavel auxiliar*/ while(aux != NULL) /*enquanto aux for diferente de NULL*/ { /*se balanceamanto(aux) for menor que -1 ou maior que 1*/ if(balanceamento(aux) < -1 || balanceamento(aux) > 1) { if(aux1->esq == NULL) /* Se aux1_>esq for iguala NULL*/ { /*(*raiz) recebe duplaEsquerda(*raiz)*/ *raiz = duplaEsquerda(*raiz); break;/*Termina a funcao*/ }else /* Senao*/ { /* (*raiz) recebe rotacaoDireita(*raiz)*/ *raiz = rotacaoDireita(*raiz); break; /*Termina a funcao*/ } } /*aux recebe aux->esq*/ (aux) = (aux)->esq; } } /* Funcao que mostra um aviso na tela */ void aviso() { /*Mostra uma mensagem colorida na tela*/ cor(11); posicao(20,1),linha(1,201);linha(48,205),linha(1,187); posicao(20,2);printf("\272Ser\xa0 realizado uma rota\x87\xc6o simples a direita!...\272"); posicao(20,3);linha(1,200);linha(48,205),linha(1,188); } /* Funcao que mostra um aviso na tela */ void aviso1() { /*Mostra uma mensagem colorida na tela*/ cor(11); posicao(16,1),linha(1,201);linha(47,205),linha(1,187); posicao(16,2);printf("\272Ser\xa0 realizado uma rota\x87\xc6o dupla a esquerda!...\272"); posicao(16,3);linha(1,200);linha(47,205),linha(1,188); } /* Funcao que mostra um aviso na tela */ void aviso2() { /*Mostra uma mensagem colorida na tela*/ cor(11); posicao(16,1),linha(1,201);linha(49,205),linha(1,187); posicao(16,2);printf("\272Ser\xa0 realizado uma rota\x87\xc6o simples a esquerda!...\272"); posicao(16,3);linha(1,200);linha(49,205),linha(1,188); } /* Funcao que mostra um aviso na tela */ void aviso3() { /*Mostra uma mensagem colorida na tela*/ cor(11); posicao(16,1),linha(1,201);linha(46,205),linha(1,187); posicao(16,2);printf("\272Ser\xa0 realizado uma rota\x87\xc6o dupla a direita!...\272"); posicao(16,3);linha(1,200);linha(46,205),linha(1,188); } /* Funcao que mensagem um aviso na tela */ void mensagem() { /*Mostra uma mensagem colorida na tela*/ cor(11); posicao(25,1),linha(1,201);linha(30,205),linha(1,187); posicao(25,2);printf("\272Este numero j\xa0 esta na lista !\272"); posicao(25,3);linha(1,200);linha(30,205),linha(1,188); } /* Mostra um menu de opcoes na tela */ void menu(int *op) { /*Mostra um menu colorido na tela*/ cor(11);posicao(25,1),linha(1,201);linha(30,205);linha(1,187); posicao(25,2);printf("\272 1 \x1a Insere numeros \t\t\272"); posicao(25,3);linha(1,204);linha(30,205);linha(1,185); posicao(25,4);printf("\272 2 \x1a Visualizar \t\t\272"); posicao(25,5);linha(1,204);linha(30,205);linha(1,185); posicao(25,6);printf("\272 3 \x1a Buscar elemento\t\t\272"); posicao(25,7);linha(1,204);linha(30,205);linha(1,185); posicao(25,8);printf("\272 4 \x1a Excluir \t\t\272"); posicao(25,9);linha(1,204);linha(30,205);linha(1,185); posicao(25,10);printf("\272 5 \x1a ABRIR O ARQUIVO DE TEXTO\t\272"); posicao(25,11);linha(1,204);linha(30,205);linha(1,185); posicao(25,12);printf("\272 6 \x1a Sair \t\t\272"); posicao(25,13);linha(1,200);linha(30,205);linha(1,188); posicao(25,16);cor(10);printf("Digite uma op\x87\xc6o \x1a "); scanf("%d",op); } /*Funcao que decide a cor de fundo ou de texto */ void cor(WORD cor) { HANDLE SaidaSTD = GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE); SetConsoleTextAttribute(SaidaSTD, cor); } /*Funcao que desenha caracteres na tela(determina caracter e tamanho */ void linha(int q, int a) { int j; for(j = 1; j <= q; j++) printf("%c",a); } /* Funcao que decida as coordenadas da tela como um plano carteziano*/ void posicao(int x, int y) { HANDLE SaidaSTD = GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE); COORD coord; coord.X = x; coord.Y = y; SetConsoleCursorPosition(SaidaSTD, coord); } /* Funcao que ler os numeros */ void lerNumero(int *numero) { system("cls"); cor(11); printf("\nDigite um numero = "); cor(12); scanf("%d",numero); system("cls"); } /*Funcao que carrega os dados gravados no arquivo */ int carregaArquivo(arv**raiz) { int elemento; /* variavel do tipo inteiro*/ FILE* arquivo; /*variavel do tipo FILE*/ arquivo = fopen("avl.txt","r"); /*arquivo aberto para leitura*/ fseek(arquivo,0,SEEK_END); /*recebendo coordenadas do arquivo*/ if(ftell(arquivo) == 0) /* se ftell(arquivo) for igual a 0 Bites*/ { return 0; /*retorna 0*/ } fseek(arquivo,0,SEEK_SET); /*recebendo coordenadas do arquivo */ if(arquivo == NULL) /* se arquivo for igual a NULL*/ { return 0; /* Retorna 0*/ }else /*senao*/ { while(!feof(arquivo))/*se feof(arquivo)for diferente de NULL*/ { fscanf(arquivo,"%d",&elemento); /*retira os elemento do arquivo*/ /*insere os elementos do arquivo na arvore*/ insereElemento(&(*raiz),elemento); } system("cls"); } /*fecha o arquivo*/ fclose(arquivo); return 1; /*retorna 1*/ } /* Funcao que cria o arquivo para armazenar os elemento digitados */ void criarArquivo(FILE* arquivo) { /* abre arquivo para leitura*/ arquivo = fopen("avl.txt", "r"); if(arquivo == NULL) /* se arquivo for igual a NULL*/ { /*Abre arquivo para leitura e escrita*/ arquivo = fopen("avl.txt", "a"); fclose(arquivo); /*fecha arquivo*/ }else /*senao*/ { return; /*retorna*/ } } /* Funcao que escreve os elementos inseridos na arvore , no arquivo*/ void EscreverArquivo(FILE* arquivo, int elemento) { /*Abre arquivo para escritae leitura */ arquivo = fopen("avl.txt", "a"); /*escreve no arquivo o elemento*/ fprintf(arquivo,"%3d",elemento); /*fecha o arquivo*/ fclose(arquivo); } /*funcao que atualiza o arquivo*/ void salva(arv *raiz) { /*variavel do tipo FILE*/ FILE* arquivo; /*Abre arquivo para escrita*/ arquivo = fopen("avl.txt", "w"); /*escreve os elementos no arquivo*/ grava(raiz,arquivo); /*fecha o arquivo*/ fclose(arquivo); } /*funcao que escreve no arquivo os elementos atualizados da arvore*/ void grava(arv*raiz, FILE* arquivo) { if(raiz != NULL) /*se raix for diferente de NULL*/ { grava(raiz->esq,arquivo); /*busca os elementos na esquerda da arvore*/ fprintf(arquivo,"%3d", raiz->num); /*grava os elementos no arquivo*/ grava(raiz->dir,arquivo);/*busca os elementos na direita da arvore */ } } //AVL - TREEEXECUÇÂO.c # include <stdio.h> # include "avl-tree.c" main() /*funcao principal*/ { int num, nnum; /*declarando variaveis do tipo inteiro*/ FILE *arquivo; /*declarando variavel do tio FILE*/ arv *raiz; /*Declarando variavel do tipo arv*/ criaGalhoNulo(&raiz); /*inicializando arvore com NULL*/ criarArquivo(arquivo); /*criando o arquivo*/ carregaArquivo(&raiz); /*carrendo dados salvos no arquivo*/ while(num!=6) /*enquanto num for diferente de 6*/ { cor(1); /*colorindo o texto*/ menu(&num); /*chama um menu e uma opcao de escolha*/ switch(num) /*compara o valor de num com os casos*/ { /*caso 1*/ case 1: lerNumero(&nnum);/*ler um numero inteiro*/ insereElemento(&raiz,nnum); /*insere o numero na arvore*/ EscreverArquivo(arquivo,nnum); /*escreve o numero no arquivo*/ printf("\ni = %d\n",nnum);/*imprime uma mensagem*/ impressao(raiz);/*imprime a arvore*/ break; /*Termina o caso*/ /*caso 2*/ case 2: /*imprime a arvore*/ impressao(raiz); break; /*Termina o caso*/ /*caso 3*/ case 3: /*ler um numero*/ lerNumero(&nnum); /*imprime uma mesagem colorida na tela*/ cor(10);printf("\n b = "); busca(raiz,nnum);/*Busca o numero na arvore*/ break;/*Termina o caso*/ /*caoso 4*/ case 4: /*Ler um numero*/ lerNumero(&nnum); /*exclui o numero se encontra->lo na arvore*/ excluirElemento(&raiz,nnum); /*Atualiza o arquivo*/ salva(raiz); /*imprime a arvore*/ impressao(raiz); break; /*Termina o caso*/ /*caso 5*/ case 5: /*Abre o arquivo de texto*/ system("avl.txt"); break;/*Termina o caso*/ } getch();/*espera a usuario clicar em qualque tecla para finalizar*/ system("cls");/*limpa as imagems antes dessa opcao na tela*/ } }
Árvore B com Arquivos (inserção e pesquisa)
Rotina para controle de portas paralelas em C. (biblioteca LP.h)
Leds da porta paralela com interface
Gerenciamento de Área de Alocação Dinâmica (Listas Encadeadas)
Nenhum comentário foi encontrado.
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Meu Fork do Plugin de Integração do CVS para o KDevelop
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Cups: Mapear/listar todas as impressoras de outro Servidor CUPS de forma rápida e fácil
Criando uma VPC na AWS via CLI
Não consigo baixar e usar temas no KDE (1)
Como faço boot direto na área de trabalho pelo sddm? (2)
Mint/Ubuntu desligam ao fechar a tampa (3)
Tem como instalar o gerenciador AMD Adrenalin no Ubuntu 24.04? (22)