Tabela Hash feita em C
Publicado por Marcos Augusto (última atualização em 05/12/2017)
[ Hits: 47.337 ]
Homepage: ...
Download TabelasHash.rar (versão 2)
Neste trabalho foram criadas três páginas:
hash. h :: nela está contida a estrutura do hash e os protótipos de todas funções que foram usadas no programa.
hash.c :: nela está contida a elaboração de todas as funções implementadas neste programa.
hash.cpp :: nela está a função principal para a compilação de todo o programa.
Os códigos foram elaborados, somente para serem compilados no Dev-C++: http://sourceforge.net/projects/orwelldevcpp/
Todos os códigos devem estar salvos na mesma pasta para seu correto funcionamento.
Versão 2 - Enviado por Marcos Augusto em 21/11/2017
Changelog: Correção do ultimo envio, que no caso enviei um código incorreto co a descrição
Arquivo hash.h: #define tam 677 /*hash.h armazena a estrutura e os prototipos das funcaoes*/ struct dados { int info; struct dados *prox; }; typedef struct dados Dados; typedef Dados* Hash[tam]; int funcaoHash(int num);/**/ void inicializaHash(Hash tab); /**/ void insereHash(Hash tab,int num); void buscaHash(Hash tab, int num); void imprimeHash(Hash tab); void removeHash(Hash tab, int num); void criarArquivo(FILE* arquivo); void reescreveArquivo(FILE* arquivo); void escreveArquivo(FILE* arquivo, int elemento); int carreagaArquivo(Hash tab); void linhaAnimada(int q, int a); void linha(int q, int a); void cor(WORD cor); void posicao(int x, int y); void menuHash(int *num); void menuEstatistica(int *num); float porcentagemHash(Hash tab); void indiceColisao(Hash tab); int quantidadeColisao(Hash tab); void posicoesVazias(Hash tab); void imprimeColisao(Hash tab, int pos); void numeroAleatorio(); void lerNumero(int *num); void lerNumero1(int *num); void lerNumero2(int *num); void mensagem(); void mesagem2(); void mensagem3(); void mensagem4(); Arquivo hash.c: # include <stdio.h> # include <stdlib.h> # include <windows.h> # include <time.h> # include <conio.h> # include "hash.h" /*funcaoHash recebe como parametro uma variavel do tipo inteiro(num), retorna a restra da divisao do valor dessa variavel pela tamanho da tabela*/ int funcaoHash(int num) { return(num%tam); } /*O procedimento inicializaHash recebe como parametro uma variavel do tipo Hash e sua funcao e que todas as posicoes da tab se tornem nulas*/ void inicializaHash(Hash tab) { int i; for(i = 0; i < tam; i++) { tab[i] = NULL; } } /*O procedimento insererHash recebe como parametro dois argumentos uma variavel do tipo Hash e outra do tipo num. Sua funcao e inserir os elementos na tabela atraveis da funcaoHash e caso esta posicao ja esteja preenchida, como colisao esta sendo adotado neste procedimento o encadeamento direto.*/ void insereHash(Hash tab, int num) { int i = 0; int chave = funcaoHash(num); Dados* aux = tab[chave]; while(aux != NULL) { if(aux->info == num) { break; } aux = aux->prox; } if(aux == NULL) { aux = (Dados*)malloc(sizeof(Dados)); aux->info = num; aux->prox = tab[chave]; tab[chave] = aux; } } /*O procedimento buscaHash recebe como parametro duas variaveis uma do tipo Hash(tab) e outra do tipo inteiro(num),A variavel tab tem como funcao passar a tabela e a variavel num tem como funcao determinar a posicao da tabela que o usuario deseja visualizar*/ void buscaHash(Hash tab,int num) { int pos = num; if(num > tam || num < 0) { printf("\nPosicao nao encontrada!"); return; }else { imprimeColisao(tab,pos); }} /*O procedimento imprimeHash recebe como parametro uma variavel do tipo Hash. Sua funcao e imprimir todos os elementos da variavel do tipo Hash*/ void imprimeHash(Hash tab) { int i = 0,cont = 0; for(i = 0; i < tam; i++) { if(tab[i] != NULL) { printf("\n %d",tab[i]->info); Dados* aux =tab[i]->prox; while(aux!=NULL) { printf(" -> %3d",aux->info); aux=aux->prox; } } } } /*O procedimento removeHash recebe como parametro uma variavel do tipo Hash e outra do tipo inteiro, a variavel do tipo Hash serve para termos acesso a tabela e a variavel do tipo inteiro serve para escolher a posicao que o usuario deseja visualizar, apos a visualizacao da chave, o usuario escolhe a informacao da chave que deseja eliminar*/ void removeHash(Hash tab, int num) { int pos = num; int ex ; if(num > tam) { printf("\nEsta posicao nao existe na tabela!"); }else{ if(tab[pos] == NULL) { printf("Esta chave esta vazia!"); }else { printf("\n\n\n"); imprimeColisao(tab,pos); printf("\n\nQual registro deseja apagar = "); scanf("%d",&ex); if(tab[pos]->info == ex) { if(tab[pos]->prox == NULL) { tab[pos] = NULL; return; } if(tab[pos]->prox != NULL) { tab[pos]->info = tab[pos]->prox->info; tab[pos]->prox = tab[pos]->prox->prox; return; } }else{ if(tab[pos]->info != ex) { if(tab[pos]->prox == NULL) { printf("\nRegistro nao encontrado!"); getch(); return; }else{ Dados* ant = NULL; Dados* aux = tab[pos]->prox; while(aux->prox != NULL && aux->info != ex) { ant = aux; aux = aux->prox; } if(aux->info != ex) { printf("\nRegistro nao encontrado!\n"); return; }else { if(ant == NULL) { tab[pos]->prox = aux->prox; }else{ ant->prox = aux->prox; } aux = NULL; free(aux); } } } } } } } /*O precedimento criarArquivo recebe como parametro uma variavel do tipo FILE*. Sua funcao é criar um arquivo, que futuramente será usado como recipiente para guardar os numero aleatorios.*/ void criarArquivo(FILE* arquivo) { arquivo = fopen("hash.txt", "r"); if(arquivo == NULL) { arquivo = fopen("hash.txt", "w"); fclose(arquivo); }else { return; } } /*O procedimento reescreveArquivo recebe como parametro uma variavel do tipo FILE*. Sua funcao é eliminar o arquivo anterior.*/ void reescreveArquivo(FILE* arquivo) { arquivo = fopen("hash.txt", "w"); fclose(arquivo); } /*O procedimento escreveArquivo recebe como parametro uma variavel do tipo FILE* e outra do tipo inteiro. A variavel do tipo FILE* fornece o acesso para o arquivo e a variavel do tipo inteiro sera o elemento que o usuario vai guardar no arquivo*/ void escreverArquivo(FILE* arquivo, int elemento) { arquivo = fopen("hash.txt", "a"); fprintf(arquivo,"%3d\n",elemento); fclose(arquivo); } /*A funcao carregaArquivo recebe como parametro o arquivo onde esta guardado todos as informacoes. Sua funcao e inserir na tabela Hash os elementos que estao no arquivo.*/ int carregaArquivo(Hash tab) { int elemento; FILE* arquivo; arquivo = fopen("hash.txt","r"); fseek(arquivo,0,SEEK_END); if(ftell(arquivo) == 0) { return 0; } fseek(arquivo,0,SEEK_SET); if(arquivo == NULL) { return 0; }else { while(!feof(arquivo)) { fscanf(arquivo,"%d",&elemento); insereHash(tab,elemento); } system("cls"); } fclose(arquivo); return 1; } /*O procedimento linhaAnimada tem como parametro duas variaveis do tipo inteiro uma sera o comprimento e a outra sera o caracter escolhido pelo usuario. Sua funcao é desenhar na tela os caracteres escolhidos pelo usuario com um certo delay*/ void linhaAnimada(int q, int a) { int j; for(j = 1; j <= q; j++) { _sleep(200); printf("%c",a); } } /*O procedimento linha é similar ao linhaAnimada, mais sem delay*/ void linha(int q, int a) { int j; for(j = 1; j <= q; j++) printf("%c",a); } /*O procedimento cor recebe como parametro uma variavel do tipo WORD. sua funcao é possibilitar que o programador modifique as cores do texto ou do fundo*/ void cor(WORD cor) { HANDLE SaidaSTD = GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE); SetConsoleTextAttribute(SaidaSTD, cor); } /*O procedimento posicao tem como parametro duas variaveis do tipo inetiro . Sua funcao é possibilitar que o programador escolha a posicao na tela que deseja visualizar determinada instrucao.*/ void posicao(int x, int y) { HANDLE SaidaSTD = GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE); COORD coord; coord.X = x; coord.Y = y; SetConsoleCursorPosition(SaidaSTD, coord); } /*O procedimento menuHash sera uma interface para o usuario visualizar e escolher suas opcoes*/ void menuHash(int *num) { system("cls"); cor(11);posicao(22,1);linha(1,201);linha(41,205);linha(1,187); cor(11);posicao(22,2);printf("\272");posicao(64,2);printf("\272"); cor(15);posicao(40,2);printf("HASH"); cor(11);posicao(22,3);linha(1,204);linha(41,205);linha(1,185); cor(11);posicao(22,4);printf("\272 1 \x1a Gerar numeros aleatoios\t\t\272"); cor(11);posicao(22,5);linha(1,204);linha(41,205),linha(1,185); cor(11);posicao(22,6);printf("\272 2 \x1a Inserir os numeros aleatorios \t\272"); cor(11);posicao(22,7);linha(1,204);linha(41,205),linha(1,185); cor(11);posicao(22,8);printf("\272 3 \x1a Buscar chave \t\t\t\272"); cor(11);posicao(22,9);linha(1,204);linha(41,205),linha(1,185); cor(11);posicao(22,10);printf("\272 4 \x1a Remover chave \t\t\t\272"); cor(11);posicao(22,11);linha(1,204);linha(41,205),linha(1,185); cor(11);posicao(22,12);printf("\272 5 \x1a Imprimir Hash \t\t\t\272"); cor(11);posicao(22,13);linha(1,204);linha(41,205),linha(1,185); cor(11);posicao(22,14);printf("\272 6 \x1a Menu Estatistica \t\t\272"); cor(11);posicao(22,15);linha(1,204);linha(41,205),linha(1,185); cor(11);posicao(22,16);printf("\272 7 \x1a Sair \t\t\t\t\272"); cor(11);posicao(22,17);linha(1,200);linha(41,205),linha(1,188); cor(15);posicao(1,1);printf("\nDigite uma opcao = ");scanf("%d",num); } /*O procedimento menuEstatistica sera uma interface para o usuario visualizar as e escolher uma das opcoes */ void menuEstatistica(int *num) { system("cls"); cor(11);posicao(10,1);linha(1,201);linha(53,205);linha(1,187); cor(11);posicao(10,2);printf("\272");posicao(64,2);printf("\272"); cor(10);posicao(30,2);printf("ESTATISTICAS"); cor(11);posicao(10,3);linha(1,204);linha(53,205);linha(1,185); cor(11);posicao(10,4);printf("\272 1 \x1a Porcentagem de preenchimento da tabela \t\t\272"); cor(11);posicao(10,5);linha(1,204);linha(53,205),linha(1,185); cor(11);posicao(10,6);printf("\272 2 \x1a Vizualizar as posicoes que ocorreram colisoes\t\272"); cor(11);posicao(10,7);linha(1,204);linha(53,205),linha(1,185); cor(11);posicao(10,8);printf("\272 3 \x1a imprimir determinada posicao\t\t\t\272"); cor(11);posicao(10,9);linha(1,204);linha(53,205),linha(1,185); cor(11);posicao(10,10);printf("\272 4 \x1a Visualizar quantidade de colisoes \t\t\272"); cor(11);posicao(10,11);linha(1,204);linha(53,205),linha(1,185); cor(11);posicao(10,12);printf("\272 5 \x1a Visualiar as posicoes vazias \t\t\t\272"); cor(11);posicao(10,13);linha(1,204);linha(53,205),linha(1,185); cor(11);posicao(10,14);printf("\272 0 \x1a Sair \t\t\t\272"); cor(11);posicao(10,15);linha(1,200);linha(53,205),linha(1,188); cor(15);posicao(9,16);printf("Digite uma opcao = ");scanf("%d",num); } /*A funcao porcentagemHash retorna a quantidade em procentagem da tabela que foi completada.*/ float porcentagemHash(Hash tab) { int i; float porcent = 0, cont = 0; for(i = 0; i < tam; i++) { if(tab[i] != NULL) { cont++; } } porcent = (cont*100)/tam; return(porcent); } /*O procedimento indiceColisao mostra as posicoes da tabela que ocorreram colisoes*/ void indiceColisao(Hash tab) { int i, cont = 0; posicao(25,1);printf("\nOcorreram colisoes nas posicoes\n"); for(i = 0 ; i< tam; i++) { if(tab[i] != NULL && tab[i]->prox) { printf("%d\t",i); } } return; } /*A fucao quantidadeColisao retorna em variavel do tipo inteiro total de colisoes que ocorreram na tabela*/ int quantidadeColisao(Hash tab) { int i, cont = 0; for(i = 0; i < tam; i++) { Dados* aux = tab[i]; if(aux != NULL) { while(aux->prox != NULL) { cont++; aux = aux->prox; } } } return cont; } /*O procedimento posicaoVazias mostra todas as posicoes que apos a insercao continuam nulas.*/ void posicoesVazias(Hash tab) { int i, cont = 0; posicao(25,1);printf("Posicoes Vazias\n"); for(i = 0; i < tam; i++) { if(tab[i] == NULL) { printf("%d\t",i); cont++; } } printf("\nTotal de posicoes vazias = %d",cont); } /*O procedimento imprimeColisaon mostra uma posicao e todas as suas colisoes.*/ void imprimeColisao(Hash tab, int pos) { Dados* aux = tab[pos]; if(aux == NULL) { printf("Esta posicao esta vazia!"); return; }else { if(aux != NULL) { printf("%3d",aux->info); while(aux->prox != NULL) { printf(" -> %d",aux->prox->info); aux = aux->prox; } } } } /*O procedimento numeroAleatorio gera 675 numeros no intervalo 2000 >= X <= 8200 e os armazena no arquivo*/ void numeroAleatorio() { int numero,cont = 0; FILE* arquivo; srand(time(NULL)); while(cont != 675) { numero = (rand()%6200)+2000; escreverArquivo(arquivo, numero); cont++; } } void lerNumero(int *num) { system("cls"); printf("\nDigite a posicao do elemento que deseja verificar = "); scanf("%d",num); } void lerNumero1(int *num) { system("cls"); printf("\nDigite a posicao do elemento que deseja excluir = "); scanf("%d",num); } void lerNumero2(int *num) { system("cls"); printf("Digite a posicao que desejar verificar = "); scanf("%d",num); } void mensagem() { system("cls"); cor(11);posicao(20,1);linha(1,201);linha(41,205);linha(1,187); posicao(20,2);printf("\272");posicao(62,2);printf("\272"); posicao(20,3);linha(1,200);linha(41,205);linha(1,188); cor(10);posicao(26,2);printf("GERANDO NUMEROS ALEATORIOS"); cor(12);posicao(21,2);linhaAnimada(41,219); cor(202);posicao(36,2);printf("CONCLUIDO"); getch(); cor(1|2|4); } void mesagem2() { system("cls"); cor(11);posicao(20,1);linha(1,201);linha(41,205);linha(1,187); posicao(20,2);printf("\272");posicao(62,2);printf("\272"); posicao(20,3);linha(1,200);linha(41,205);linha(1,188); cor(10);posicao(26,2);printf("TABELA HASH CRIADA COM SUCESSO"); getch();; } void mensagem3() { system("cls"); cor(11);posicao(20,1);linha(1,201);linha(41,205);linha(1,187); posicao(20,2);printf("\272");posicao(62,2);printf("\272"); posicao(20,3);linha(1,200);linha(41,205);linha(1,188); cor(10);posicao(24,2);printf("OS NUMEROS AINDA NAO FORAM GERADOS"); getch();; } void mensagem4() { system("cls"); cor(11);posicao(20,1);linha(1,201);linha(41,205);linha(1,187); posicao(20,2);printf("\272");posicao(62,2);printf("\272"); posicao(20,3);linha(1,200);linha(41,205);linha(1,188); cor(10);posicao(30,2);printf("TABELA NAO FOI CRIADA"); getch(); Arquivo hash.cpp: # include "hash.c" main() { Hash tab; int num, elemento, op,cont = 0, conti = 0; FILE* arquivo; criarArquivo(arquivo); while(num != 8) { menuHash(&num); switch(num) { case 1: if(cont > 0) { system("cls"); printf("\nOs Numeros Aleatorios ja foram gerados!\n"); }else{ cont++; inicializaHash(tab); reescreveArquivo(arquivo); numeroAleatorio(); mensagem(); } break; case 2: if(cont > 0) { conti++; carregaArquivo(tab); mesagem2(); }else{ mensagem3(); } break; case 3: if(conti > 0) { system("cls"); lerNumero(&elemento); buscaHash(tab,elemento); getch(); }else{ mensagem4(); } break; case 4: if(conti > 0) { system("cls"); lerNumero1(&elemento); removeHash(tab,elemento); getch(); }else{ mensagem4(); } break; case 5: if(conti > 0) { system("cls"); imprimeHash(tab); }else{ mensagem4(); } getch(); break; case 6: op = -1; if(conti > 0) { while(op != 0) { menuEstatistica(&op); switch(op) { case 0: system("cls"); break; case 1: system("cls"); posicao(25,3);printf("%g%% da tabela foi preenchida!\n",porcentagemHash(tab)); getch(); break; case 2: system("cls"); indiceColisao(tab); getch(); break; case 3: system("cls"); lerNumero2(&op); imprimeColisao(tab,op); getch(); break; case 4: system("cls"); posicao(25,3);printf("Total de colisoes = %d",quantidadeColisao(tab)); getch(); break; case 5: system("cls"); posicoesVazias(tab); getch(); break; default: system("cls"); printf("\nOpcao invalida!"); getch(); break; } system("cls"); } }else{ mensagem4(); } break; case 7: exit(0); default: system("cls"); printf("\nOpcao invalida!\n"); getch(); break; } system("cls"); } }
3 EP - Poli USP - Angry Birds (angry bixos)
Calculando PI usando série de Leibniz
Nenhum comentário foi encontrado.
Compartilhando a tela do Computador no Celular via Deskreen
Como Configurar um Túnel SSH Reverso para Acessar Sua Máquina Local a Partir de uma Máquina Remota
Configuração para desligamento automatizado de Computadores em um Ambiente Comercial
Como renomear arquivos de letras maiúsculas para minúsculas
Imprimindo no formato livreto no Linux
Vim - incrementando números em substituição
Efeito "livro" em arquivos PDF
Como resolver o erro no CUPS: Unable to get list of printer drivers
É cada coisa que me aparece! - não é só 3% (3)
Melhorando a precisão de valores flutuantes em python[AJUDA] (5)
[Python] Automação de scan de vulnerabilidades
[Python] Script para analise de superficie de ataque
[Shell Script] Novo script para redimensionar, rotacionar, converter e espelhar arquivos de imagem
[Shell Script] Iniciador de DOOM (DSDA-DOOM, Doom Retro ou Woof!)
[Shell Script] Script para adicionar bordas às imagens de uma pasta