dastyler
(usa Fedora)
Enviado em 27/02/2009 - 15:28h
Distro é questão de gosto: cada um tem o seu.
Quanto ao caso do yum(Uso Fedora desde o Red Hat 9 - quem é mais velho de pinguim sabe o que estou dizendo...rsrsrs!)ele funciona tão bem quanto o apt-get e aptitude no Debian e derivados. Digo isso pois trabalho com frequqnecia com o Fedora, CentOS e Debian, e ambos tem suas particularidades. E nada de instaladores graficos na maioria das vezes: sempre é bem mais rapido utilizar a linha de comando para usar o yum do que o Package Kit. Também recomendo a todos que queiram usar o Fedora a adicionar o excelente repositorio RPM Fusion (no qual absorveu o Livna, outro excelente repositório e disponivel instaladores a partir da versão 8 do sistema - em:
http://rpmfusion.org/Configuration).
Considero o Fedora e o CentOS distros mais completas, se voce baixou a versão full do sistema. quanto ao Debian procuro usar ele de uma forma mais minimalista , quando preciso configurar um servidor para firewall, por exemplo, mas mesmo assim tenho que instalar alguns pacotezinhos extras via apt para que tudo funcione ok.
Agora quanto a questão de idiomas (i18n) não tive problemas com a versões mais recentes (uso a 9 no note e 10 no desktop de casa). O único problema que tive foi com o reconhecimento de video pela versão 10 no meu note, uma vez que o mesmo é problematico com drivers até no Windows.
De resto só tenho a dizer que o Fedora vem melhorado muito nos ultimos anos e é possível utiliza-lo muito bem em servidores e desktops, como acontece em muitos clientes da empresa aonde trabalho e outras que presto consultoria.