pedraqronca
(usa Outra)
Enviado em 05/10/2021 - 20:13h
Acredito ser uma atitude louvável do presidente do TSE e das pessoas envolvidas na programação da urna eletrônica.
Quanto mais olhos, mais olhos de pessoas más, mas também mais olhos de pessoas boas.. E existem mais pessoas boas do que más, disso eu tenho certeza, por que se não não teríamos chegado ao nível de civilização que nos encontramos.
Há um tempo atrás, eu assisti a um palestra do Brian Fox (criador do Bash). Ele tem se envolvido com programação de votação eletrônica e até citou o Brasil como um lugar exemplar onde o software da urna é Open Source e que o código é aberto antes das eleições. Acho que ele falou sobre a importância de se ter um comprovante de votação impresso, mas realmente não me lembro dos detalhes dessa parte da palestra..
Agora, pessoalmente, eu acredito que o código fonte seja seguro. Não tenho tanta certeza a respeito da *transmissão* dos dados da votação urna -> TSE. Acho que há uma boa forma de interceptar a transmissão e enviarem os dados que quiserem... Se os hackeres souberem exatamente o mecanismo de autenticação, handshake etc etc (Redes), talvez pudessem fazer um ataque man-in-the-middle.. Mas isso é especulação minha pois não sou da área e não entendo de Redes, mas acrdito que um ataque desses deve ter um tamanho limitado, e se for perceptível, ainda os partidos políticos poderão refazer uma parte da contagem já que os resultados de cada urna em cada seção de votação são liberados.. Mas imagina a mão de obra, tanto do lado hacker quanto dos partidos políticos!