meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 27/09/2011 - 20:29h
Tenho em uso desde 2007 um Notebook com uma configuração muito mais modesta que o seu e não tenho encontrado problemas para usa-lo como ferramenta de trabalho, em sua plenitude. A configuração é a seguinte:
Proc Intel Pentium Dual Core T-2080 (1.73Ghz, 533Mhz fsb, 1Mb L2 cache), 2 Gb RAM, placa de video Intel GMA 950 e HD de 320Gb (Seagate 7200 rpm com buffer de 16Mb).
Pois bem, até mais ou menos a metade de 2008, não conseguia usar o wifi pois a placa é uma Atheros que não tinha suporte nativo do kernel. Consegui fazer funcionar depois de muita luta. Nesta época já usava praticamente todo o resto do hardware sem problemas. Após o lançamento do kernel 2.6.28 com a melhora do suporte a wifi, tudo aquilo que precisava para trabalho, passou a funcionar. Mantive e ainda mantenho o Windows XP original em boot múltiplo, caso precise dele para algum uso muito esporádico (algo como talvez uma vez a cada 6 meses).
Já encontrei alguns problemas para instalar algumas distribuições (distros) mas em geral usando as mais recentes, não tenho mais encontrado problemas. Como diz o Teixeira, em termos de Notebook, tudo "depende" de uma série de fatores. Hoje ainda sigo usando boot múltiplo com o Windows e mantenho 3 distros instaladas, uma como ancora, por sua indiscutível estabilidade e confiabilidade (Debian 6 Squeeze), e duas em uso e testes.
Linux Mint LMDE (Linux Mint Debian Edition) com a mais recente versão de kernel disponível e o aptosid também com a ultima da ultima versão de kernel estabilizado disponível (ambas baseadas no Debian SID). Isto significa dizer que tenho uma distro básica e estável e duas com o ultimo que esteja disponível em termos de atualização tanto de kernel como de aplicativos. Mantenho as três em uso porque com isto posso usar a mais conveniente quando for necessário, tendo mais de uma alternativa para escapar do uso do XP. Não tenho nada contra os Windows, apenas não simpatizo ou aceito cabrestos e exploração.
Apenas por esta razão, sugeri que você faça testes com distros que permitam uso em modo LIVE, a partir de CD ou DVD, escolha aquela que mais lhe agradar entre as que funcionarem melhor com o seu hardware. Tomada a decisão instale em boot múltiplo com o seu Windows original e seja feliz! As alternativas são imensas e com certeza atendem a todas as preferencias de quem não tenha preguiça de reaprender a ler as instruções e dicas disponíveis tanto para instalação, como manutenção e personalização, coisa que você com certeza não vai encontrar em outros sistemas operacionais.