removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/05/2015 - 00:13h
gustavopaulinno escreveu:
Pessoal, não sei se é paranóia minha mas, vejam se isto está normal:
total usado livre compart. buffers em cache
Mem: 1601 1405 196 11 6 104
-/+ buffers/cache: 1293 307
Swap: 1640 197 1443
Em um momento que eu estava com 4 abas do firefox abertas em um notebook com 2gb de ram.
É assim mesmo?
Maioria das distribuições linux*¹ ajusta a tendencia de cache de disco para um valor alto, o que não é algo ruim.
Não se preocupe tanto com a quantidade de memoria em uso (Pior seria se ela estivesse ociosa enquanto o sistema precisa), mas sim com os tempos de resposta do sistema. Se ele esta lendo ou com bons tempos de resposta. E apenas se o sistema estiver lemto, busque identificar a causa e resolver.
Para ter uma ideia, minha estação tem neste momento 12GB, dos quais 9GB estão em uso, porem mais de 8GB é para cache de aplicativos (Algo muito bom) e apenas 600MB para os programas.
Quanto mais cache em RAM o sistema fizer, a tendencia é os softwares e arquivos responderem/abrirem mais rapidamente.
Voce somente tera um problema quando não houver memoria para uso dos aplicativos, mas o Linux gerencia bem isto e salvo abra muitas coisas, não deve ocorrer com frequência.
De uma olhada com atenção no artigo:
http://www.hardware.com.br/tutoriais/hardware-iniciantes-3/pagina3.html
* Ja ia postar mais um link "gringo", mas para não me xingarem, por sorte o mestre Morimoto me salvou nesta.
¹O Windows também faz isto, podem comprovar olhando no gerenciador de recursos apos alguns minutos de uso, a maior parte da RAM estará "em cache", a diferencia é que a em uso e doa plicativos e em geral o dobro da usada nas distribuições atuais(Para alguns casos, bem mais que o dobro, dependendo da distro e ambiente que comparar).
Quanto aos sistemas de 32Bits, não tem motivo para usar em uma maquina que tenha CPU de 64Bits e mais de 2GB de RAM.
Inclusive o suporte a estes ambientes esta diminuindo, distribuições como o Red Hat(E clones como o CentOS), Zenwalk, Chakra ja (Alem do PC-BSD, FreeNAS) suportam apenas arquiteturas de 64Bits e todas as grandes distribuições recomendam sua versão de 64Bits como opção primaria para a instalação.
Como a varios anos todas as CPUS/APUS X86(Intel, AMD, VIA etc) lançadas são de 64bits, a tendencia é os sistemas de 32bits serem preteridos até finalmente serem discontinuados polas pricipais distribuições, e embora isto possa demorar mais alguns anos, como não existe nenhuma vantagem pratica ao usar um sistema de 32bits, se possivel va de 64.
Eu mesmo uso sempre sistemas de 64 para trabalho, e mesmo em desktops mais antigos, se A CPU é de 64Bits, usa-se um sistema de 64bits.
Exemplos: Celeron J1800, Celeron 3400(LGA775) e Pentium D 2140, Sempron 64 2800+ e todos rodam tranquilamente sistemas de 64bits, Pentium P6100.
Unica maquina de 32bits por aqui, é um velho sempron 2500+ (K7), mas este é de 32bits e não tenho escolha.
------------------------------------------------------
¿? -> keyboard Error: No Keyboard Present, PRESS F1 to continue.