alexandremc
(usa Debian)
Enviado em 07/11/2018 - 18:01h
Ariiel escreveu:
alexandremc escreveu:
Precisar não precisa, é opcional.
Vc pode usar apenas a / e /boot/efi se desejar.
Criamos /home para separar nosso dados pessoais.
A swap pode-se usar arquivo ao invés de partição.
Eu não ligo de ter várias partições (tenho umas 10 aqui), eu uso conforme a necessidade.
Em HD (hoje temos SSD s]ao diferentes), a trilha mais externa do disco é mais rápida, então colocamos o /boot ali. O "desempenho" é apenas no boot em HD e não é lá essas coisas (sou organizado, gosto de cada coisa no seu lugar).
No meu caso tem um agravante eu uso sistema de arquivos BTRFS e esse sistema no início o Debian não deixava usar o GRUB nele. Li relatos hoje que é possível bootar com BTRFS.
Como vc aprendeu a particionar?
O AHCI é a controladora do disco, UEFI é uma versão aprimorada da BIOS e GPT é a estrutura do disco.
Acredito que seja o modelo atual.
Existe algum ponto negativo em não usar uma partição separada para o /boot? Por exemplo, deixar o /boot incluso em /?
Sempre aprendi que é importante ter /home, raiz e swap (mesmo muitos dizendo que não precisa) e claro, o /boot ou /boot/efi (mas nunca os dois ao mesmo tempo).
Eu só crio uma partição EFI porque o sistema me obriga, não sei se é possível colocar essa partição, junto com o /boot na raiz. Nunca tentei fazer isso e não sei se seria algo bom ou ruim.
Eu uso EXT4 mesmo, como a maioria dos usuários. Mas sempre tem um que diz pra usar ZFS, XFS, BTRFS que é "superior" ao EXT4, mas nunca entendo esse superior. Se não for fazer a máquina bootar mais rápido ou deixar o sistema mais fluido, pra mim não vejo superioridade alguma.
Sim, todas as máquinas atuais usam UEFI.
Separar o /boot é só questão de deixar o boot mais rápido.
O / é obrigatório a ter.
O /home é para manter os dados dos usuários, vc atualiza a distro ou muda de so, as configurações dos programas e os dados continuam (exemplo perfil do firefox por exemplo, documentos pessoais)
Swap O kernel usa ele, muita gente teima de não usar o que é um erro, pelo menos um mínimo precisa, se for usar hibernação precisa de mais espaço.
/boot é opcional, uso pela melhoria no desempenho
A partição ESP (efi) é obrigatória em disco GPT, não tem como fugir dela, seja, servidor, desktop, mac, windows ou linux.
Eu sinto o sistema mais rápido com o BTRFS que o EXT4. Cheguei a testar taxas de leitura e gravação e foram melhores no BTRFS.
Aqui vc pode ver mais sobre ele:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Btrfs
https://elias.praciano.com/2016/02/diferencas-entre-os-sistemas-de-arquivos-ext4-e-btrfs/
Abraços