brian_ch
(usa Arch Linux)
Enviado em 02/05/2016 - 19:43h
Acho difícil alguém que não é um mestre conseguir vencer o GNUChess com força total, porém lembro que o Gnome Chess (GL Chess), que é uma interface gráfica para ele, tinha níveis de dificuldade, e no fácil tenho certeza de que ganhei pelo menos uma vez.
Eu acho que é mais interessante usar uma interface mais completa, como o Scid vs PC por exemplo:
http://scidvspc.sourceforge.net/
O Gedimar fez uns artigos sobre programas um tempo atrás (o ruim é que há algumas coisas desatualizadas, visto que os artigos são antigos, mas creio que o Scid vs PC continua o melhor ou ao menos um dos melhores softwares para estudo):
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Scid-vs-PC-O-melhor-programa-para-estudar-Xadrez-no-GNULinux
https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Xadrez-no-Linux-Os-melhores-programas-para-jogar-e-estudar
Também é possível instalar o "Arena", um software muito popular no Windows, usando o Wine, mas obviamente acho mais interessante tentar os softwares livres e nativos primeiro:
http://www.playwitharena.com/?Welcome_to_Arena
No Scid vs PC (tenho bastante certeza que no Scid original também), é possível selecionar nível de dificuldade, e até se você quer jogar uma abertura específica, além de ter exercícios de tática também.
Uma outra função bem útil é a de gerar anotações automáticas, você configura quanto ele vai "pensar" em cada lance, o que ele deve considerar um erro (por exemplo, considerar um erro se a avaliação mudar mais de 1 ponto), se é para colocar variantes, etc. E ele comenta a partida para você. Mas é mais instrutivo fazer a sua própria analise antes de ver a do computador.
Para análise é bom usar uma engine* forte, como o Stockfish por exemplo:
https://stockfishchess.org/
* Engine (motor) é o software que realmente calcula os lances, e com o qual você se comunica através de uma interface gráfica ou linha de comando.