Como instalar software no computador da rede pelo GLPI sem precisar ir aé ao dispositivo

1. Como instalar software no computador da rede pelo GLPI sem precisar ir aé ao dispositivo

Junior
gijunior

(usa Outra)

Enviado em 12/06/2024 - 22:27h


Como efetuo uma instalação de qualquer software em massa ou em cada computador da rede que está no inventário do GLPI sem precisar está na frente ou acessa remoto o computador do usuário?

Exemplo Anydesk, Teamiewer ou AV etc...


  


2. Re: Como instalar software no computador da rede pelo GLPI sem precisar ir aé ao dispositivo

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 14/06/2024 - 08:32h


Para realizar a instalação de software em massa em computadores de uma rede utilizando o GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática), é possível integrar e utilizar ferramentas adicionais que automatizam esse processo. Uma das soluções mais comuns é o uso do FusionInventory em conjunto com o GLPI e scripts personalizados para distribuição de software.

Aqui está um guia geral sobre como você pode fazer isso:

Passo 1: Configurar o FusionInventory
O FusionInventory é um plugin do GLPI que permite o inventário automatizado de dispositivos na rede, bem como a execução de tarefas de deploy de software.

Instalar o FusionInventory Plugin no GLPI:

Baixe o plugin FusionInventory do site oficial.
Extraia o conteúdo para o diretório de plugins do GLPI (/var/www/glpi/plugins/).
Ative o plugin no GLPI (Acesse a interface do GLPI, vá para "Configurar" > "Plugins" e ative o FusionInventory).
Instalar o FusionInventory Agent nos Computadores Clientes:

Baixe e instale o agente FusionInventory nos computadores clientes.
Configure o agente para se comunicar com o servidor GLPI.
Passo 2: Criar Tarefas de Deploy no FusionInventory
Após configurar o FusionInventory, você pode criar tarefas de deploy para distribuir software nos computadores inventariados.

Configurar a Tarefa de Deploy:

No GLPI, vá para o menu do FusionInventory.
Crie uma nova tarefa de deploy e configure-a com os detalhes do software que deseja instalar.
Preparar o Script de Instalação:

Crie um script de instalação (pode ser um arquivo .bat para Windows ou um script shell para Linux) que execute a instalação do software de forma silenciosa.
Passo 3: Distribuir o Software
Utilizando as tarefas de deploy do FusionInventory, você pode distribuir e executar o script de instalação nos computadores da rede.

Adicionar o Script à Tarefa de Deploy:

No FusionInventory, adicione o script de instalação criado anteriormente à tarefa de deploy.
Configure a tarefa para ser executada nos computadores selecionados do inventário.
Executar a Tarefa:

Inicie a tarefa de deploy no FusionInventory.
O FusionInventory Agent nos computadores clientes receberá a tarefa e executará o script de instalação.
Alternativa: Uso do Ansible para Automação


3. Sobre GLPI Inventory

Junior
gijunior

(usa Outra)

Enviado em 14/06/2024 - 09:56h

Bom dia!

Obrigado pelo retorno.

Eu consigo fazer com este que já existe instalado? GLPI Inventory Pois tenho ele mais não consigo instalar programas.

O meu inventário esta baixando certinho os dados pois tenho agente instalado em todas as máquinas. Consigo baixar este que vc indicou e efetuar as instalações?

danniel-lara escreveu:


Para realizar a instalação de software em massa em computadores de uma rede utilizando o GLPI (Gestão Livre de Parque de Informática), é possível integrar e utilizar ferramentas adicionais que automatizam esse processo. Uma das soluções mais comuns é o uso do FusionInventory em conjunto com o GLPI e scripts personalizados para distribuição de software.

Aqui está um guia geral sobre como você pode fazer isso:

Passo 1: Configurar o FusionInventory
O FusionInventory é um plugin do GLPI que permite o inventário automatizado de dispositivos na rede, bem como a execução de tarefas de deploy de software.

Instalar o FusionInventory Plugin no GLPI:

Baixe o plugin FusionInventory do site oficial.
Extraia o conteúdo para o diretório de plugins do GLPI (/var/www/glpi/plugins/).
Ative o plugin no GLPI (Acesse a interface do GLPI, vá para "Configurar" > "Plugins" e ative o FusionInventory).
Instalar o FusionInventory Agent nos Computadores Clientes:

Baixe e instale o agente FusionInventory nos computadores clientes.
Configure o agente para se comunicar com o servidor GLPI.
Passo 2: Criar Tarefas de Deploy no FusionInventory
Após configurar o FusionInventory, você pode criar tarefas de deploy para distribuir software nos computadores inventariados.

Configurar a Tarefa de Deploy:

No GLPI, vá para o menu do FusionInventory.
Crie uma nova tarefa de deploy e configure-a com os detalhes do software que deseja instalar.
Preparar o Script de Instalação:

Crie um script de instalação (pode ser um arquivo .bat para Windows ou um script shell para Linux) que execute a instalação do software de forma silenciosa.
Passo 3: Distribuir o Software
Utilizando as tarefas de deploy do FusionInventory, você pode distribuir e executar o script de instalação nos computadores da rede.

Adicionar o Script à Tarefa de Deploy:

No FusionInventory, adicione o script de instalação criado anteriormente à tarefa de deploy.
Configure a tarefa para ser executada nos computadores selecionados do inventário.
Executar a Tarefa:

Inicie a tarefa de deploy no FusionInventory.
O FusionInventory Agent nos computadores clientes receberá a tarefa e executará o script de instalação.
Alternativa: Uso do Ansible para Automação









Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts