Ubuntu em CallCenter

1. Ubuntu em CallCenter

gilson santana
gilmurca

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/01/2011 - 15:28h

Olá para todos!
Gostaria da ajuda de vocês, sou analista de suporte em uma empresa de cobrança, onde tanto as maquinas da operação e os servidores todos são windows. Temos que mudar tudo para linux e iremos começar pelos operadores. Como sou um pouco novato no linux, peço a ajuda de todos para algumas perguntas:
Como faço para bloquear no ubuntu 10.10 os menus (Aplicativos, Locais e Sistema) para que os operadores não tenham acesso e acabem fazendo algo errado?
Existe alguma maneira de coexistir uma maquina linux ligado ao AD do Windows?
Poisteriormente a instalação do linux em todas as maquinas iremos para os servidores. Esse é meu e-mail: gilsonmurca@hotmail.com caso alguem queria conversar melhor.
grato a todos.


  


2. Gconf

Juliano Giacomeli
julianjedi

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/01/2011 - 15:36h

O ubuntu usa o Gnome como DE padrão, o gnome possui um utilitário de configurações muito poderoso chama-se gconf-editor nele você pode modificar tudo ou quase tudo referente ao gnome, pode bloquear o acesso aos menus e até mesmo limitar o click direito do mouse. Estou preparando um artigo sobre isso e estou para postar aqui no VOL.


3. Re: Ubuntu em CallCenter

Rafael Umbelino
tlaloc

(usa Gentoo)

Enviado em 08/01/2011 - 15:41h

Gil, estou fazendo o MESMO em uma empresa de cobrança.

As máquinas são padronizadas, todas iguais. Então, instalei em uma máquina, fiz toda a instalação funciona dela sem remover nada (instalei Samba para acessar compartilhamentos do servidor e etc), fiz funcionar autenticando o programa VoIP deles... enfim, fiz tudo funcionar.
Depois, apenas criei um usuário chamado operador.
O usuário operador é apenas um usuário simples, com direito a utilizar vídeo/áudio/voip.
Mais NADA.
Também deletei dos arquivos de configuração deste usuário todas as "regalias", como menus administrativos e etc.
Depois de tudo pronto, fui formatando de duas em duas máquinas e fazendo rsync entre elas nas pastas que foram modificadas. :D

Tá show de bola, tudo rodando a contento.
O próximo passo é implantar um AD baseado em Linux.
Vamos utilizar um Debian personalizado (meu) para o servidor.

Quais suas dúvidas, exatamente?


4. Isso ai

Juliano Giacomeli
julianjedi

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/01/2011 - 16:08h

As duas soluções juntas deixam o sistema mais completo ainda, só que ao invez do rsync eu usaria apenas uma remasterização de um livecd com tais modificações, mas isso vai depender de como está organizada a rede, mas acredito que por ser um callcenter os usuários não precisem armazenar nada em suas pastas pessoais.


5. Re: Ubuntu em CallCenter

Rafael Umbelino
tlaloc

(usa Gentoo)

Enviado em 08/01/2011 - 16:14h

Julian, depende.

Depende das necessidades da empresa.
Por exemplo, nesta empresa onde estou desenvolvendo o projeto, o AD servirá apenas para melhor controle de backup dos funcionários (as pastas pessoais serão pastas no servidor, que será feito backup por um storage).

Agora, se tivessemos por exemplo uma empresa de suporte telefônico (internet, por exemplo), seria interessante ter até uma intranet com manuais de suporte e etc.

O ideal realmente é ter uma estrutura homogênea, apesar de existir a possibilidade da rede mista.
Sendo uma estrutura homogênea eu consigo garantir 100% de compatibilidade e funcionamento para meu cliente.
Além do quê, se a empresa não estiver com seus softwares legalizados, ela se livra de um problema (legalizar a empresa, quanto a seus softwares) e ainda contempla ISO 9001. =)


6. Re: Ubuntu em CallCenter

gilson santana
gilmurca

(usa Ubuntu)

Enviado em 09/01/2011 - 09:12h

Julianjedi e Tlaloc você estão me ajudando incrivelmente. Estão um pouco acima dos meus conhecimentos, mais nada que algumas pesquisas não resolva.
Acredito que essa parte do Gconfi será tranquila, o problema é que iremos trocas as maquinas (operação e supervisão) e depois criaremos os servidores. Cada operador possuium login no AD referente ao cliente e carrega todas as configurações inerentes ao cliente. Os operadores e supervisores podem salvar documentos em unidades de redes mapeadas em sua maquinas. Uma das minha duvidas seria essa TAMBEM...como mapear essas unidades nas maquinas dos operadores e supervisores e deixa-las fixas, e não ter que adiciona-las todas as vezes que ligarem as maquinas. Não sei se essa é a ordem certa, primeiro os operadores e depois os servidores na troca do windows para linux. Aguardo opniões!!!
Muito grato a todos.







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