rudregues
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 04/08/2013 - 00:16h
1-Um cara que está acostumado com slackware vai ter muita dificuldade com o gentoo ?
R: Essa fico devendo
2-Distros rolling release tem updates grandes,minha net é de 1mb só wireless,velocidade de down entre 100 e 150 kb/s no máximo,dá pra usar a distro sem passar raiva com a demora pra atualizar?
R: Gentoo pelo que percebi não tem tantas atualizações, sendo que ele baixa o código fonte que é menor do que o pacote binário e salva alguma internet. A compilação pode demorar se seu processador for fraco.
3-Pra tirar o máximo de proveito da leveza e velocidade do gentoo,qual ambiente me recomendam?desde que não seja os *box nem windowmaker,que já usei e odiei.
R: Uso Fluxbox que é um trovão, mas como você num gosta recomendo usar XFCE ou LXDE. O XFCE é mais completo, caso queira mais funcionalidade. LXDE é mais leve e menos funcional.
4-É uma distro estável,pra uso diário,vídeos,música,programação,que tenho que estudar pro curso e faculdade,internet no geral ?
R: Uso normalmente pacotes estáveis, fica mais estável que as outras que usei. Não tenho travadas como costumo ter no Ubuntu e alguns bugs como no Sabayon.
5-É estressante usar gentoo ? responda com sinceridade rsrs
R: Da próxima vez eu instalarei o firefox-bin ao invés do firefox, pois leva muito tempo na compilação (3hrs num AMD E-350). Pelo menos não comenti o mesmo erro com o libreoffice, usei logo o libreoffice-bin de primeira. Pra mim estressante foi compilar o kernel manualmente, errei muitas vezes e ainda erro. Foi chato configurar a internet, principalmente wireless...
Aprendi muita coisa, principalmente durante a instalação. Com Gentoo você entende o que é ter controle sobre o sistema.