Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

13. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 21/10/2010 - 16:11h

Josué,

Infelizmente, com nenhum Sistema Operacional (S.O.) ou mesmo com distribuição (distro) você vai encontrar tudo perfeito, da maneira que você gosta. Sempre tem alguma coisinha que pode ser melhorada ou está absolutamente ma porcaria de acordo com o gosto pessoal de cada um.
Afinal, nem mesmo nos S.O.s proprietários onde você ou paga para poder ter um nível de segurança razoável e estar de acordo com a lei ou usa pirata, você não encontra tudo perfeito da forma como você quer.

Mesmo que você encontre tal S.O. ideal, na velocidade que as coisas andam, logo, logo, vai ficar obsoleto e você vai precisar se atualizar novamente.

Por isto, será preciso mudar algumas perspectivas e fazer opções como em tudo na vida.
Se a aparência do Skype e do MSN são tão importantes para você, continue e usar o Windows7, afinal isto não depende do Linux, mas sim dos autores destes programas (Skype e dos autores do aMsn ou eMsn). Além disto existem outras alternativas de programas, basta pesquisar e experimentar.

Se você não gosta da aparência ou dos aplicativos que encontra no Ubuntu ou da lentidão do Kubuntu, procure pesquisar e experimentar outras distros pois existem apenas algumas centenas delas disponíveis, uma para cada tipo de gosto e aplicação.

Além de tudo, isto é grátis.

Com grande parte delas, você nem mesmo precisa instalar no HD, pode experimentar em modo-Live e simplesmente descartar se não gostar.
De quebra, ao experimentar sem precisar pagar primeiro, você vai aprender muito pelo simples uso.

Migrar dos windows para o linux é como deixar de fumar, é preciso querer, estar decidido.
Se a coisa for mais ou menos, não funciona, você fatalmente volta a fumar. Não adianta tomar comprimidos, botar adesivos, fazer hipnose, etc.

Menos mal que o uso do windows não é um vicio prejudicial como fumar e não existe nada de errado em usar ou deixar de usar os windows. È apenas uma questão de gosto e / ou necessidade de uso. Se o windows7 é melhor para você, simplesmente continue com ele e seja feliz.

Usei o exemplo das organizações Tabajara, apenas como brincadeira, não houve a menor intenção de ofensa ou gozação. Apenas tentei deixar o post mais leve.

Já que você deseja usar o Linux tem que ter calma e ser insistente. Não desista da busca. No final das contas é uma questão de costume. As distros evoluem, os aplicativos evoluem e o que é melhor numa velocidade muito maior que nos windows onde você tem um sistema "novo" a cada alguns anos. No Linux, existem centenas de novas alternativas a cada 6 meses.


  


14. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/10/2010 - 18:34h

Josuélinton, não sei se irá lhe ajudar, mas na distro que estou usando, o antiX (que usa repositórios do MEPIS e do Debian Testing) existe Skype:

http://www.mirrorservice.org/sites/ftp.mepis.org/mepis/pool/main/s/skype/
http://www.mirrorservice.org/sites/ftp.mepis.org/mepis/pool/main/s/skype-i386/

basta escolher a versão e instalar:

$ sudo dpkg -i nome-do-pacote.deb
$ sudo apt-get -f install


* Caso eu não esteja enganado, acho que o Skype faz parte do repositório Partner do Ubuntu (não sei a versão), para saber:

$ apt-cache search skype
$ apt-cache show skype


Se quiser adicionar o repositório do Skype:

$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

cola isso:

### Skype.
deb http://download.skype.com/linux/repos/debian/ stable non-free

Salve, feche o arquivo e rode os comandos abaixo:

$ gpg --keyserver pgp.mit.edu --recv-keys 0xd66b746e && gpg --export --armor 0xd66b746e | sudo apt-key add -
$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install skype


15. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 21/10/2010 - 18:49h

no inicío, não baixe um montão de programas do Baixaki ou do site original. Prefira usar o Synaptic, o instalador de pacotes do próprio ubuntu,ou a Central de Programas, lá tem skype e um monte de outras coisas, com a vantagem que são feitos, otimizados para Ubuntu, e portanto funcionam melhor.

Skype que quer é Skype 5.0, como o de win? ainda não está feito,acho que mesmo o de windows, ´´e do dia 14 deste mês.

codecs, suporte de rede, tocadores de mídia, reprodutores de DVD, rippers,tudo isso existe pra linux.

Não pense em resolver tudo com Wine, pq não é tudo de win que vai rodar, e nem será prático. Wine é para rodar um ou outro programa de windows, e de ver em quando.

Se vc for rodar muita coisa de windows,prefira fazer duplo boot


16. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/10/2010 - 19:48h

Muito obrigado pela ajuda de todos. Então, como ando:

1. Estou conseguindo resolver o problema de lentidão do Kubuntu (coloquei o kubuntu-desktop no Ubuntu). Ajustando aos poucos configurações acho que agora vai. Se der tudo certo, sei que serei usuário KDE. A interface gráfica é simplesmente linda. Sim, interface e efeitos são importantes, e já descobri que mesmo com SiS dá pra ser feliz, usando o Kubuntu. Estou mais que satisfeito - é mais interessante que no Windows 7 Ultimate ;-), mto mais opções. E dá p ter bons efeitos e velocidade, mas num dá p qrer pôr todos, tem de ir testando e achar uma combinação boa. Pois se tirar todos os efeitos, tem nem graça.

2. Ah, então vou ver no Synaptic, pois na central de programas só apareceu o Skype que eu tenho. E não, não precisa ser o 5.0 tipo Windows, tenho esse no meu W7 e acho meio chatinho (mas bom tb). Mas pelo menos algo menos ruim que o 2.1 beta do site do skype.

3. Sim, tenho dual boot, Ubuntu e W7 (e depois tenho que escolher KDE... mas depois vejo se isso se arruma, se realmente o KDE 'em cima' do Ubuntu funcionar. Já vi que vídeos que salvei em flv (do you tube) não aparecem imagem, só áudio :-/ com o KDE, no Ubuntu tava normal...).

Muito obrigado, especialmente àqueles que entendem como é migrar de SO e entendem que iniciantes sempre têm seus problemas. Alguns não entendem qdo citamos Windows como exemplo e mandam logo a gente voltar p Windows. Não reconhecem os obstáculos do Linux, especialmente se acostumar com Terminal e cia e com interfaces mto diferentes de programas. A imensa maioria das pessoas cria um bloquei logo de cara pq supõem que é um bicho de sete-cabeças usar terminal ou se adaptar a novas interfaces, eu tb tive 'medo' no início, mas como aprendo rápido ;-) já tô me acostumando ao Linux. É só minha 2a semana, deem um desconto.


17. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/10/2010 - 19:57h

É.... sobre procurar, instalar pacotes e inserir repositórios, dá pra fazer tudo isso pelo Synaptic (só recomendo que leia suas mensagens quando for instalar ou remover qualquer coisa, basta expandir a caixa da mensagem).


18. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 21/10/2010 - 20:22h

Citação: Sim, interface e efeitos são importantes, e já descobri que mesmo com SiS dá pra ser feliz, usando o Kubuntu. Estou mais que satisfeito - é mais interessante que no Windows 7 Ultimate ;-), mto mais opções. E dá p ter bons efeitos e velocidade, mas num dá p qrer pôr todos, tem de ir testando e achar uma combinação boa. Pois se tirar todos os efeitos, tem nem graça.

não sei se conseguirá efeitos 3D e coisas como Compiz, composite, nas SIS!

geralmente, só funciona bem nas NVIDIA, nas ATI e nas Intel, é quase impossível na VIA Chrome,
mas é considerado impossível nas SIS!

se conseguir resolução razoável,tá de bom tamanho.

Eu tenho na Fac um Velho semprom, que tinha uma SIS, olha eu conseguia no máximo 1024 de res, e sem compiz, sem 3D, sem transparências sem nada.

KDE,prefira instalar o KDE e seus pacotes no Ubuntu mesmo,procure por KDE meta no synaptic...

aí vai poder na tela de login escolher abrir a sessão em GNOME ou em KDE!
não apague seu ubuntu, vc ja deve ter visto, configurar linux dá um trabalhão!

Vai com calma que vc fuçando e mexendo pega o jeito! Tá no caminho certo, como não tem prática comlinux e não está gostando de tudo, não tire ainda sem windows.

Se, ao invés de instalar Kubuntu por cima do Ubuntu, ou instalar KDE em Ubuntu, optar por instalar Kubuntu em outra partição:

(opte por outro nome de usuario, ou faça outra /home , separada da do Ubuntu)

Deste modo, Pode até ter Ubuntu, Kubuntu e Windows, tudo na mesmo comp.!

Benvindo ao Linux!

Eu tenho Windows Seven, e tb tenho Sabayon, gentoo, Funtoo, Mandriva e openSUSE

ADENDOS:

Oi, Giulio!
O Giulio lembrou bem! o KDE é lento por causa da SIS, infelizmente é um pouco lento mesmo.
O Giulio é um dos nossos linusers experientes mais jovem. O Cara é bom!


19. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/10/2010 - 20:35h

O Kde ficou lento, por causa que sua placa de vídeo SIS não fez drivers para GNU/linux, ou deu informaçoes para que o pessoal do Soft livre podesse fazer.
Aqui está tudo ótimo, onde eu tinha um XP cheio de vírus, lerdo, não consegui achar a wifi, meu Ubuntu reconheceu automaticamente, estou feliz, mas me diga uma coisa...
Quem instalou o windows 7 pra você ?
Foi um técnico ? ( Geralmente é ).
E quem instalou o Ubuntu ? ( Geralmente é o usuário ).

TENTE instalar um WINDOWS você mesmo, não sabe o que é problema... Com Drivers, Mais Drivers... Bom, as vezes o cd ajuda, mas VEM cd pra ubuntu ? Não...

Se coloque no lugar dos desenvolvedores do ubuntu... Em você mesmo, pois você agora faz parte também da comunidade...
No windows quem corre atras, é os fabricantes de hardware atras do windows... Mas no ubuntu, são os desevolvedores que correm atrás dos fabricantes de hardware.
Se você começar a usar ubuntu, se seu amigo, seu tio, seu pai, quem sabe, os fabricantes deêm, mais atenção, e resolva esses problemas, de várias pessoas, como o seu ai.


20. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/10/2010 - 09:31h

Tanto XP quanto Windows 7 instalei sozinho, hj uso só o 7. Nunk tive nenhum problema, tampouco dificuldades com instalação do Windows, não tanto quanto tenho tido com o Linux...

Olha, minha SiS está indo bem com o KDE, pode num ter todos os efeitos, mas tnho sim transparência e alguns outros nas janelas tb, isso p mim já deu. Meu computador num é nenhum semprom vovô não e minha resolução está ótima em 1280x800. Tenho a impressão que muita gente julga a gente por relatar problemas com o Linux, e põem a culpa diretamente em nossas máquinas, como se todo mundo fosse obrigado a comprar um computador caro p poder usar Linux com decência.. Sim, placas SiS vêm nos menos caros, num é? Pois o meu note é novo e tenho SiS nele, nunca tive problemas com Windows (efeitos, wlan, tela, data show, DVD), mas esses problemas surgiram qdo coloquei o Linux. Estou tentando corrigi-los e não, não vou desinstalar o Windows enquanto não resolver tudo.

Já que surgiu uma dica de pôr Kubuntu numa partição vazia... Será que isso num pode me dar dor de cabeça na inicialização? Tipo, da última vez sumiu o Windows. Tive de recuperar algo de grub, acho que atualizar p GRUB2 s não engano. E mais, caso futuramente eu sossegue no Kubuntu, poderia retirar o Ubuntu sem problemas? Pois se eu sossegar no Kubuntu e continuar com meu Windows, num precisaria ter um 3o SO.


21. RE: Duas coisas: kde/gnome e wine

Jeferson Corrêa
BarbaVerde

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/10/2010 - 10:55h

Como diria o "bom-e-velho" Jack Estripador... "Vamos por partes" =P

Primeiramente, precisas entender que KDE e GNOME são dois projetos diferentes, mas com o mesmo propósito... Que é dar um ambiente gráfico bonito e funcional para o nosso pingüim =)
Assim como temos diferentes programas para Windows e Mac (que, além de sistemas operacionais, têm suas próprias interfaces gráficas, ou, "ambientes gráficos")... Temos programas diferentes para GNOME e KDE. Basicamente, é isso.

Agora vamos às perguntas =)

"o que isso de fato muda no meu ubuntu?"
R: Depende da forma que você instalar o KDE. Se você instalar a partir do CD do Kubuntu, não haverá nada do que você tem agora após a instalação, pois é como se você estivesse reinstalando o Ubuntu (com ambiente KDE). Mas, se você instalar "por cima" do GNOME (padrão do Ubuntu), você poderá escolher na tela de LOGON em qual ambiente quer entrar.

"Se puser o Kubuntu perco as configurações e programas do GNOME?"
R: De certa forma... Pois caso você opte pela segunda forma de instalação do KDE, ainda terás acesso ao GNOME (pela tela de LOGON). Ao entrar no ambiente KDE, ele virá com os programas básicos KDE... Alguns (na minha opinião) inferiores aos equivalentes no GNOME. Outros idênticos (mudando apenas a aparência dos ícones). Outros MUITO melhores que os do GNOME. Os programas são um caso beeeem relativo entre os dois ambientes.
Fica relax, que dessa forma, o seu GNOME estará intocável ;)
E quase esqueço de dizer... Assim como é possível instalar programas KDE no GNOME, é possível fazer o inverso também ;)

"Outra coisa, com WINE posso teoricamente instalar programas para Windows no Linux?"
R: Teoricamente, sim. Na prática, é mais complicado. Não na instalação em si, mas na configuração para o programa rodar 99% como no Windows. Pois não é tudo que ele consegue emular próximo à perfeição (infelizmente =/)

Eu sugiro o seguinte... Vá por eliminação.
Deixe a mesma máquina particionada com Windows e Ubuntu, sendo o segundo, possível escolher (repito: na tela de LOGON) entre ambiente KDE e GNOME. Daí, conforme o tempo, você decide qual ambiente é mais amigável e funcional com as suas necessidades, ou, caso goste dos dois, mantenha como está, porque não há problema nenhum ;)

Conselho EXTRA: O KDE, justamente por ser mais bonito e cheio de firulas e fru-frus, é mais pesado, ou seja, exige mais da sua RAM e possivelmente, da placa de vídeo. Então se você, assim como eu, tem um PC véio de 512MB e 64MB de vídeo onboard, aconselho o GNOME, pois este, é mais leve. No caso da sua máquina ser inferior a isso, existem outros ambientes gráficos muito bons e muito mais leves que os dois das quais falamos. Pesquise por XFCE, LXDE e FluxBox.

Bom, espero ter ajudado.

Abraços!!!


22. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/10/2010 - 11:36h

O kde está lerdo, justamente por sua placa não ter o 3D, ai ele "força mais".
Não estou culpando sua máquina, é um bom computador, mas infelizmente a SIS ainda não tem drivers descentes...
Acho que a maioria dos seus problemas iriam acabar se você usasse um placa de vídeo da Nvidia, com SIS, eu prefiro mesmo usar Windows.
Boa Sorte.


23. funciona wine no centos KDE. alguem ja usou ? pois tentei rodar putty no wine não rodou!! tenho um

MAGNO
guinho.alves

(usa CentOS)

Enviado em 23/12/2016 - 10:06h

Fabio_Farias escreveu:

Kde e Gnome são interfaces gráficas usadas pelo Linux. Diferente do Windows que tem "uma cara só" o Linux tem várias opções de interfaces gráficas de uso. Kde e Gnome são as mais usadas, mas tem também Xfce. Lxde e outras.

Você pode usar sim o Kde no Ubuntu (embora eu não recomende). Basta instalar ele e no login, escolher qual interface gráfica usar: Gnome (instalado por padrão ou Kde instalado pelo usuário.

O Kubuntu nada mais é do que o Ubuntu com o Kde por padrão. Se quer usar os "*buntu" com Kde é mais recomendado usar o Kubuntu direto. A seleção de pacotes muda porque existem programas que "casam" melhor com uma ou outra interface gráfica. Vamos dar um exemplo:

O K3B é um programa para gravar CD/DVD no Linux. Foi feito para a interface gráfica Kde (usa bilbliotecas próprias do KDe). Você pode perfeitamente instalar ele no Gnome e ele vai funcionar normalmente no Gnome. A questão é que junto com o K3B serão instaladas bibliotecas do Kde (para que ele possa funcioanr) no Gnome. Em geral procura-se programas próprios (nativos) de cada interface.
Um exemplo disso para programas de gravação de CD/DVD seria mais ou menos assim:

Kde: K3B
Gnome: Brasero
Xfce: Xfburn

Quanto ao Wine: sim ele é usado para que se possa instalar programas do Windows no Linux. Nem todos funcionam mas ajuda quando não se tem outra alternativa.

Abraços!





24. funciona wine no centos KDE. alguem ja usou ? pois tentei rodar putty no wine não rodou!! tenho um

MAGNO
guinho.alves

(usa CentOS)

Enviado em 23/12/2016 - 10:07h

Fabio_Farias escreveu:

Kde e Gnome são interfaces gráficas usadas pelo Linux. Diferente do Windows que tem "uma cara só" o Linux tem várias opções de interfaces gráficas de uso. Kde e Gnome são as mais usadas, mas tem também Xfce. Lxde e outras.

Você pode usar sim o Kde no Ubuntu (embora eu não recomende). Basta instalar ele e no login, escolher qual interface gráfica usar: Gnome (instalado por padrão ou Kde instalado pelo usuário.

O Kubuntu nada mais é do que o Ubuntu com o Kde por padrão. Se quer usar os "*buntu" com Kde é mais recomendado usar o Kubuntu direto. A seleção de pacotes muda porque existem programas que "casam" melhor com uma ou outra interface gráfica. Vamos dar um exemplo:

O K3B é um programa para gravar CD/DVD no Linux. Foi feito para a interface gráfica Kde (usa bilbliotecas próprias do KDe). Você pode perfeitamente instalar ele no Gnome e ele vai funcionar normalmente no Gnome. A questão é que junto com o K3B serão instaladas bibliotecas do Kde (para que ele possa funcioanr) no Gnome. Em geral procura-se programas próprios (nativos) de cada interface.
Um exemplo disso para programas de gravação de CD/DVD seria mais ou menos assim:

Kde: K3B
Gnome: Brasero
Xfce: Xfburn

Quanto ao Wine: sim ele é usado para que se possa instalar programas do Windows no Linux. Nem todos funcionam mas ajuda quando não se tem outra alternativa.

Abraços!






01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts