Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 24/05/2010 - 16:51h
Eventualmente ainda uso internet discada, mas para isso disponho de um hardmodem Sportster 33600 (v34)que tem desempenho um pouco superior ao de um softmodem 56600 (v92) - e é muito mais estável.
Winmodems Agere/Lucent até v90 são os melhores para trabalhar em linux, porém os v92 já não são mais compatíveis.
Caminho das pedras: Para dar certo no linux (e até mesmo no windows) devemos evitar o padrão v92 que não é tão estável como deveria ser.
Felizmente os modems v92 são compatíveis com o padrão v90.
Mas o grande problema da conexão discada são alguns desenvolvedores web que simplesmente não respeitam o usuário, em especial os que têm hardware limitado e/ou conexões lentas.
Fazem sites com uma profusão de "efeitos especiais", pretendendo agradar aos próprios egos, e não aos visitantes.
Existem sites que demoram ate 18 minutos ou mais para "entrar no ar".
Eu sempre cito como bom exemplo o site da Hello Kitty (www.sanrio.com): Tem tudo para ser pesadíssimo (usa todos aqueles efeitos mirabolantes e pirotécnicos que nossos webdevelopers pretendem demonstrar que aprenderam), fica na Malásia, e no entanto chega a ser mais leve que o próprio Google (que é tido como referência quando estamos testando uma conexão qualquer).
Outro inimigo - indireto - das conexões discadas é o uso indiscriminado de CMS nos sites modernos. O problema aí é que a página fica cheia de "áreas cegas" para os pobres mortais.
Mais impecilhos para os usuários de conexões discadas?
Google AdSense!
A lerdeza no carregamento desses anúncios já chega a incomodar em conexõs mais rápidas (leia-se "banda larga") e mais ainda em conexões dial-up.