Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 10/11/2009 - 08:52h
Qualquer distro moderna irá exigir um mínimo absoluto de 192MB para que a interface gráfica possa se manifestar razoavelmente.
Eu já tentei com menos do que isso e até rodou, porém penosamente.
Tem ainda a gravante de ser um notebook.
Mas eu me concentraria no Damn Small Linux (não a versão atual, mas as 3.x) ou em Debian ou Slackware (versões antigas).
Note que um kernel acima de 2.4.x ficará cada vez mais pesado para o seu note, enquanto 2.2.x é demasiadamente antigo e sem recursos.
Muito leve, porém sem recursos para um MMX.
A propósito, essa linha MMX é a rigor o Pentium comum, pois essas extensões anunciadas somente funcionam se o aplicativo for escrito especialmente para elas.
Na prática, os desenvolvedores de software não aderiram a esse esquema, portanto um MMX e um pentium comum trabalham rigorosamente da mesma forma, sem nenhuma diferença de desempenho - exceto para aplicativos (pouquíssimos) que façam uso de extensões MMX, onde há um ganho - teórico - de cerca de 10%, o que não é grande coisa.
Assim, quando me refiro a MMX estou-me referindo a uma época e não à tecnologia em si, que nesse caso é irrelevante.
E embora essas distros menos atuais nao sejam difíceis de instalar, todavia não têm a extraordinária facilidade que as distros mais modernas apresentam, inclusive quanto a gerenciadores de pacotes.