Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 21/03/2010 - 19:54h
Por vezes a gente se esquece de que Windows é Windows e Linux é Linux.
Ainda mais com algumas pessoas falando à nossa volta que o Linux é "uma alternativa".
Não! São coisas totalmente diferentes!
No mundo linux não se "faz um discador", já existe em toda distro uma facilidade para estabelecer conexões de internet.
Acontece que hoje em dia TODOS os computadores vêm equipados com softmodems (também chamados de "winmodems") que são MUITO mais baratos (e consequentemente incompletos) mas que NO WINDOWS cumprem razoavelmente a sua função.
O ideal para nós linuxistas são os hardmodems, mais elaborados (e caros), que têm vida própria e que não ficam parasitando o procesador do micro.
Explicando:
Um hardmodem é um "modem por hardware", ou seja, ele sozinho cumpre TODAS as tarefas exigidas de um modem considerado normal. É detectado normalmente no Linux e facilmente configurado.
Um softmodem TORNA-SE um modem através de uma emulação, ou seja, de um software, no caso um driver feito para que o "sistema operacional Windows" possa desincumbir-se das funções que um modem de verdade (completo) deveria ter.
A coisa funciona, é verdade, mas isso gasta tempo de processamento e memória.
Um usuário mediano jamais perceberá a enorme degradação que isso causa no sistema, e portanto a maioria dos usuários se sente razoavelmente satisfeita com os resultados de um winmodem no Windows.
O problema começa ao tentar fazer com que esse mesmo "meio-modem" funcione em outro sistema operacional qualquer.
Ele não é reconhecido no Linux porque na verdade não é realmente um modem: Falta-lhe uma parte essencial.
Para alguns modelos entretanto, é possível mesmo assim colocá-los para funcionar e nesse caso, podem quebrar um galhão.
A vantagem de estarmos em uma comunidade de software livre se torna patente exatamente nesses momentos: Os fabricantes de modems geralmente não facilitam a nossa vida, mas sempre haverá voluntários desenvolvendo os drivers e pathes que se tornarem necessários.
(Há alguns anos atrás, era normal os fabricantes de modem cobrarem uma "taxa de upgrade" de seus modems, por exemplo de 28800 para 33600).