meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 02/11/2010 - 23:29h
Quando o sujeito ainda não tem muitos arquivos de dados armazenados no Pc, a melhor alternativa sempre será partir para uma inalação limpa do Win7 e uma re-instalação da distro Linux.Lembrando de instalar o Win primeiro. Pra quem já tem alguma experiencia, a re-instalação do gerenciador de boot com o uso de alguma mídia de instalação de distro até que não é tão complicado, mas para quem está começando, pode ser uma dor de cabeça.
A sugestão neste caso, para evitar que o Windows 7 faça das suas, seria já preparar o particionamento do HD com antecedência, algo como abaixo:
partição 1 - primária, bootavel, ntfs - Para o Win 7 (algo como 20 a 30Gb)
partição 2 - Primaria, ext3 ou ext4 - para o raiz da distro Linux (algo como 10 a 15Gb)
Partição 3 - primária, ext3 ou ext4 ou sem formatação - para testes (algo como 7 a 10GB)
partição 4 - estendida - todo o resto do HD
partição 5 - primeira partição secundária, ntfs - para Dados do seu Win 7 (o tamanho vai depender do seu HD e da disponibilidade de espaço)
partição 6 - segunda partição secundária,ext3 ou ext4, - para o /home (dados) do seu linux. (vale a mesma observação referente à partição anterior, depende do HD).
partição 7 - swap linux - máximo de 2 Gb, dependendo do seu volume de RAM. Se você tiver 1GB de RAM, basta um swap de 1GB, se tiver 2GB de RAM ou mais, qualquer 256Mb chega. Se tiver menos de 1GB, o necessário para completar 2GB total, RAM mais memória swap.