cbs051
(usa Mandriva)
Enviado em 14/11/2011 - 11:42h
Sem problemas, explico quantas vezes eu puder.
Vamos pensar no seguinte:
Tenho 3 máquinas em uma rede. Um servidor, e duas máquinas funcionando em ltsp.
Apenas para os leigos saberem, quando eu tenho uma máquina ltsp, todo o processamento é feito no servidor.
Agora quero colocar uma quarta máquina, que estaria ligada por rede P2P e não mais por ltsp.
O programa que eu uso, funciona em modo texto. Logo em todas as máquinas, quando eu clico no programa, abre um konsole com o mesmo.
Só que na quarta máquina, eu tenho que me conectar via ssh, pois este programa só funciona no servidor, não funciona em rede tcp/ip e P2P.
Vamos imaginar que por dentro deste programa eu abra o OpenOffice, através de um comando no shell, swriter. Mesmo o programa sendo em modo texto, irá abrir na minha janela do servidor e nas máquinas LTSP o openoffice, certo?
Agora, na quarta máquina, só abriria se eu tivesse me conectado ao servidor via terminal gráfico, abriria o openoffice, mas sendo executado e processado no servidor e não na minha máquina local( a quarta máquina é rede P2P). Muito bem.
Então, o que quero é não me conectar via terminal gráfico nesta quarta máquina. Me conectar via ssh em modo texto e se eu mandar abrir o OpenOffice, que o mesmo abra localmente na quarta máquina e não no servidor. Mas para isto eu preciso de um comando que será disparado no servidor. O servidor irá identificar que não é para abrir no servidor e sim mandar um recado para a quarta máquina para que ela abra o OpenOffice e não o servidor.
Em sistemas operacionais bem antigos como o QNX 3.15 por exemplo, isto era feito de uma maneira super simples, lá cada máquina de uma rede P2P se chamada de nodos, e o servidor poderia ter vários terminais(ltsp a grosso modo) e também várias máquinas na rede (nodos). Caso eu quisesse executar um programa em um nodo localmente, mesmo que este programa estivesse no servidor, bastaria eu colocar entre colchetes o número do nodo, na linha de comando. [4]./swriter
O servidor entenderia que não é para abrir o openofice nele, e sim abrir e processar na máquina 4, ou seja o servidor avisa a máquina 4: "abre e executa apenas aí na tua máquina o openofice".
O que eu quero, apenas tirar o processamento e execução de alguns programas do servidor, mesmo estando conectado nele via ssh. Claro que o programa em modo texto vai estar funcionando no servidor, mas os programas auxiliares que este programa chamar, não estarão.