Fim do Kurumin? Será?

85. Re: Fim do Kurumin? Será?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/04/2008 - 00:43h

Agora eu vou perguntar uma coisa a quem "ressuscitou" este post, por quê postar sobre o fim do Kurumin se o mesmo está sendo continuado? e além de tudo se chama Kurumin NG:

http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-03/47D93A83.html

Vamos dar valor às coisas que continuam, como o Kurumin está aí para provar a quem for.




  


86. Re: Fim do Kurumin? Será?


Airozi

(usa Slackware)

Enviado em 18/04/2008 - 01:09h

Só usava kurumin qdo esquecia a senha do slack^^
ehehe^^


87. pra mim não interessa

Israel Miranda
israel_miranda

(usa FreeBSD)

Enviado em 18/04/2008 - 10:12h

niltonaj, já ouviu falar de freespire e ubuntu?
fazem tudo o que falou, e apesar de não ter "ícones mágicos" tem um programa equivalente que faz a mesma coisa, o gnome-app-install.

Pra mim não interessa, kurumin é só mais uma distribuição em um mar de centenas. Se algum dia ela tiver uma comunidade de usuários respeitável, que faça alguma contribuição de volta para a distribuição na qual é baseada (e o mundo do software livre) terá a minha atenção.

Que o Morimoto tenha mais sorte com os usuários do kurumin nessa versão, porque tenho até dó dele com os usuários insolentes que faziam comentários toscos e faziam críticas totalmente sem nexo e fundamento ao kurumin no fórum do GDH.

O que interessa pra mim é o nível de participação do desenvolvedor com o resto da comunidade, o dia que o Morimoto enviar correções e participar do desenvolvimento do kubuntu, eu tiro o chapéu pra ele, porque na época que o kurumin era baseado no Debian ele fazia o trabalho dele todo sozinho sem coordenação com o time do Debian, o que foi pior pra ele mesmo, e pra todo mundo.


88. O LOCOO MEUU

Pedro Henrique dos santos
options_ti

(usa Mandriva)

Enviado em 08/05/2008 - 08:37h

POUTZ.....ALEM DE NAO USAR MAIS ELE..EU CURTI PARA CARAMBA....
FOI MINHA PRIMEIRA DISTRO...
=/

EU NAO KERIIA QUE CHEGASSE NO FIM A ERA KURUMIN....


89. Tomara que não

Renan Silva Galeno
renangaleno

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/07/2008 - 10:41h

Eu comecei a usar o linux a pouco tempo atrás(coisa de um dois meses por ai)com o Kurumin e achei ele bem legal(Pra mim é a melhor distro)até agora uso ele não iria gostar se ele deichasse de ser desenvolvido mas é o que está acontecendo então os usuarios kurumin vão ter que migrar para outras distros


90. Re: Fim do Kurumin? Será?

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 30/07/2008 - 10:54h

Olha, o tópico pode ser fechado. Kurumin não terminou, se chama NG agora,
e inclusive o pacote ícones mágicos é interessante, esta sendo muito desenvolvido e já pode ser instalado e usado em Ubuntu,por ex. e outras distros baseadas no Debian.
acho que o Kurumin não termina por enquanto, tem muitos usuarios,inclusive aqui no VOL.
O NG está bonito e ainda mais fácil.
Além disso é uma distro importante, foi a responsável práticamente pela popularização do Linux no Brasil. Muitos de nós começamos a conhecer Linux pelo Kurumin.


91. VAMOS ENCERRAR ESTE TÓPICO?

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 30/07/2008 - 17:50h

Olha, gente, aqui já está cheio de "coveiros de fórum".
Acho que esse assunto está devidamente esclarecido, e inclusive tem outros tópicos em andamento SOBRE O MESMO ASSUNTO.


92. triste

leandro de jesus fachola
leandrojf

(usa Big Linux)

Enviado em 30/07/2008 - 22:16h

é triste...mais é a vida...


93. gfcjfdkgjlkh

leonardo
leonardorg

(usa Ubuntu)

Enviado em 02/08/2008 - 21:12h

um dia a microsoft tambem vai falir, se acabarem com o kurumin alquem vai inventar auguma otra distro basada em kurumin, que tambem axo que vai ser um sucesso


94. Re: Fim do Kurumin? Será?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 02/08/2008 - 21:39h

O Kurumin não vai morrer não, mas eu vou matar o filho de uma rapariga que ficar ressuscitando esse post, vai gostar de encher o saco dos outros assim lá no raio que os parta...


95. despedida é despedida

celio ishikawa
celioishikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/08/2008 - 10:12h

Despedida (ainda que de uma fase do projeto) é despedida, deixem os outros despedirem, pois de repente esse tópico tá até ajudando os que vão se dedicar à continuidade do kurumin (ou outros).

Basta o post não ficar repetitivo que será válido. (se as discussões dentro de SL parassem só porque os tópicos tão grandes...)

Nessa longa história do SL, já passaram muitos com diferentes intenções. Às vezes a intenção não era tão boa no sentido de contribuir para SL, mas ajudou pois oferecia aplicativos/aplicações novas. Temos de admitir que é vice-versa: tem gente com ótimas intenções mas ao invés de desenvolver algo novo, insistia em ensinar o leigo a usar o velho.

Digo isso porque na minha época, na hora de instalar linux, diziam que o Diskdruid era facílimo de usar (comparando ao Fdisk) e que era questão de aprender. Mas quem ficou estacionado ali, ia babar para o instalador (também modo texto) do ubuntu de 2005, e ao ver as instalações gráficas via live-CD, tipo do Ubuntu 2006 em diante e do Kurumin, iam reclamar dizendo que aquilo era uma "prostituição" ao qual o SL não devia chegar, seria muita apelação só para atrair leigos. Mas na hora de instalar, o leigo agradece aos céus pela instalação ter evoluído. Outro dia dei risada quando um site comentou que o Diskdruid era muito difícil.

Kurumin fez muita coisa que outros devem ter reclamado que não precisava facilitar para o usuário àquele ponto, que seriam detalhes-enfeite, frescuras, muito windows-like, etc. Mas é bom frisar: contribuíram muito com tutoriais e discussões.

Inclusive, nos tutoriais deles eles sempre respeitaram as outras distros, diziam, no Kurumin já tem isso, mas no Ubuntu faça assim, no Slackware o direitório é outro, etc.

Isso não vejo muito no Ubuntu, onde dizem "no Ubuntu faça assim, no Ubuntu funciona"


96. outras histórias

celio ishikawa
celioishikawa

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/08/2008 - 11:25h

Vamos pensar também nos outros.

Um colega disse sobre o BSD ser do futuro. Mac usa partes do FreeBSD, aquela parte do FreeBSD continua free, mas o Mac não (eis uma diferença entre licenças free, o linux é GPL).

Quer dizer, o Mac respeita a licença FreeBSD mas rejeita a filosofia do GPL de manter as coisas abertas. Mas provavelmente os engenheiros do Mac tão ajudando a aperfeiçoar aqueles pedaços do freeBSD, então a comunidade ganha, mesmo que não usem a interface gráfica da Maçã.

Talvez possamos dizer que Mac ajuda a difundir o BSD apesar dos pesares.

Se for assim, o Kurumin também ajudou a difundir o Debian, eis o retorno, mesmo que não tenha conseguido (ou tentado) incluir coisas na árvore do Debian, como Israel fala. E como Debian tem a fama de pureza (ainda que não tanto quanto Slack), seria difícil mesmo incluir coisa lá (Ubuntu conseguiu? aí não sei...).

Mas às vezes a coisa tem de avançar assim, imagina se Mac tentasse incluir coisas no pacote do freeBSD, não ia dar em nada! (não preciso dizer, mas se fosse com linux, que obrigaria o Mac a aceitar GPL, aí não sairia nada mesmo! OBS: Não estou defendendo Mac rejeitar o GPL, mas vejam que de certa forma essa história entre na história do SL)

Outro caso: Meu 1° linux, kernel 2.2, foi CorelLinux (encarte da Revista do Linux- alguém lembra dessa publicação?), se não fosse ela (e as revistas oferecendo linux nas bancas), não teria entrado nos linux. Na época a Corel tava brigando com a Microsoft, e pensava em portar seu pacote de escritório e de gráficos (CorelDraw) para linux. (estratégia: microsoft venderia o SO por uns 500 e pacote office por 500, Corel venderia seu pacote por uns 500 mas já vindo com SO). A Corel descontinuou a idéia depois de amedrontar a Microsoft, quer dizer, era estratégia de empresas proprietárias, mas eu por exemplo me beneficiei dela.

O CorelLinux aliás era bem curioso: baseado no debian (numa época de Suse, Conectiva, Mandrake e outros baseados em RedHat), tinha instalação gráfica (o também gráfico Yast2 do Suse era mais confuso) e seu Lilo (não existia Grub naquela época) detectava windows (como o grub e lilo modernos) e incluía num menu colorido no MBR (o que até hoje é raro, muita gente pergunta sobre como incluir figuras no menu do grub), no menu tinha o memtest (opção que os Lilo não costumam incluir), e quando iniciado entrava direto na interface gráfica (talvez menos de 50%, mas para muitos linux da época o normal era ter de digitar 'startx') quer dizer, oferecia coisas visionárias em 2001, detalhes assim que me volataram à memória testando o Ubuntu de 2006! (a Microsoft deve ter tremido nas pernas, ainda que os pacotes da Corel também fossem fechados e caríssimos - e no mundo SL naquela época ainda não existiam OpenOffice e Inkspace. Gimp ainda tava na versão 1.0)

Comparando com essas histórias, Kurumin desde o começo teve compromisso com SL, ainda que não tenha contribuído na árvore do Debian. A equipe do Kurumin contribuiu e muito, não fez algo fechado/proprietário baseado numa livre (como a Apple e a equipe do Linspire), nem fez jogo apenas para amedrontar a microsoft (como a Corel, IBM, etc).

Espero que Dizinha baseado no kurumin continue. Foi uma pena do Kurumin, e pode ser que ficou meio perdida nos propósitos, mas me parecia melhor que os propósitos do CentOs e Freespire, que o propósito é ser uma versão caçula de RedHat e Linspire (ou seja, que não ultrapassará os irmãoes maiores corporativos). Aliás Linspire era antes Lindows...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts