freirej
(usa KUbuntu)
Enviado em 18/01/2008 - 18:52h
Tentando ser imparcial, acho que o Kurumin é uma boa distribuição, levando em conta que não possui nenhum tipo de remuneração direta poderia classifica-la como ótima. Sei que ela possui alguns bugs e em alguns casos possui soluções
[*****], mas possui soluções para a maioria dos problemas encontrados por um usuário comum.
Acho uma pena o fim dela, sabe por que? Não por que eu não goste de outras distribuições (conheço e gosto muito do Ubuntu), mas porque ela tinha soluções/otimizações prontas para o usuário brasileiro, como é o caso dos modens que já poderiam ser instalados com alguns cliques, o BrOffice entre outros. Sei que se pode falar existem outros projetos brasileiros para preencher essa lacuna, porém pelo que testei até agora eles não amadureceram o suficiente para substituírem o Kurumin.
Além disso, até agora eu desconheço uma distribuição tão fácil de usar quanto o Kurumin (talvez vocês possam falar do Ubuntu, entre outras) mas nenhuma delas possui tantas coisas mastigadas e já prontas quanto o Kurumin, sem contar com o excelente material didático para uso no Guia do Hardware e nos livros. Talvez para aqueles que não são principiantes tudo isso não seja tão importante (talvez o mais importante para essas pessoas seja uma distribuição mais bem acabada, mais estável....) mas para que está iniciando isso é fundamental.
Por fim, gostaria de dizer que caso essa distribuição venha a acabar migrarei para o Ubuntu ou Kubuntu (o Kubuntu infelizmente ainda não está tão bom quanto o Ubuntu, espero que melhore, gosto mais do KDE devido a maior número de opções gráficas). Com a migração devo ganhar em obter uma distribuição mais robusta, etc... Mas tenho certeza que devo passar ainda algum tempo rodando o live CD do Kurumin para resolver um ou outro problema no Ubuntu ou pelo menos para criar um arquivo para virtualização do VMWARE.
Obrigado a todos.
Raimundo Júnior