albertguedes
(usa Gentoo)
Enviado em 11/07/2008 - 16:20h
Tenho que botar aqui minha opinião, pois quando li o título já pensei que seria mais um 'flame-war' de 'debianers' X 'archers'.
Eu já tenho uma certa simbiose com o Debian de tanto tempo que o uso, e ele foi por anos a linha de frente do Linux, não é uma das distros mais fáceis de lidar, sei muito bem disso, mas em compensação é um sistema que segue a risca os preceitos do software livre, alguns acham que é até radical demais, não aceita em seus repos nada que não seja aberto, eu particularmente adoro a idéia de manter o purismo.
O Debia também é uma das distros que mais geraram distros-derivadas (kurumim,ubuntu,knopix,etc).
Quanto a estabilidade X atualidade, pra isso existe o testing, que é para os mais afoitos e menos temerosos. Eu mesmo estou usando o lenny/testing e tá 'supimpa' (até agora pelo menos), razoavelmente estável e com um monte de programas atualizados.
A versão unstable nunca usei por ser realmente um perigo, e stable é pra quem não quer ou não pode arriscar nada, testing é o meio termo disso tudo.
Escrevi isso não para desestimular o uso do Archlinux e torcer pra que todo muindo use Debian, quero deixar claro que toda distro tem seu proposiyo - ainda que eu não saiba qual é a do Arch - alguns são só pra servers, ourros só para desktops, tem os que servem só pra computadores antigos, outros só para os mais avançados (como embebeds tipo palm, smartfone ...), e por ai vai.
Cada um escolhe a distro conforme precisar, seja mais fácil ou mais difícil. E creio que o Arch veio pra facilitar e agilizar o uso do Linux, pelo que tenho visto de depoimentos, então é uma boa distro.
Como última palavra eu digo, o Debian é para quem quer ser um 'espartano' do Linux, depois dele, qualquer sistema é fácil de lidar.