Criar Distribuição Educacional do Zero

13. Re: Criar Distribuição Educacional do Zero

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/08/2013 - 04:00h

Olá Maklei,

Vou responder suas dúvidas por aqui, de modo que os colegas que estejam acompanhando o tópico, também possam participar da discussão.

Primeiro, temos que saber o que exatamente, o seu orientador quer dizer com "distro Linux feita do zero".

Hoje, ninguém, repito, ninguém no mundo é capaz de fazer (sozinho) uma nova distro totalmente funcional completamente do zero, muito menos uma distro toda acabadinha com foco em iniciantes, pois essas costumam ser distros bem mais inchadas de recursos (perfumaria) do que uma distro pra usuários avançados como o Slackware, o Arch, o Gentoo ou o Exherbo (se formos radicalizar mesmo).

Por exemplo, se tomarmos o Ubuntu como referência, não há dúvidas na comunidade, de que ele é uma distro, mas sabemos que ele também não é feito do zero, mas sim aproveita a maior parte da base do Debian (e olha que o Ubuntu é desenvolvido, parte pela comunidade, parte por dezenas, talvez até centenas de profissionais que ganham muito bem para isso). Mesmo assim, ele é uma distro Linux.

O problema é justamente este, você até pode, com alguns meses de muito estudo e dedicação, construir uma nova distro do zero, com o LFS, mas ela não terá utilidade nenhuma e pelo que me parece, o seu objetivo é que a sua distro seja utilizada por iniciantes. Desse modo, o LFS é uma excelente fonte de pesquisa, mas jamais servirá como base para o seu projeto.

Se o seu orientador aceitar, que você faça a sua distro, aproveitando outra como base, tenho certeza de que, levando em consideração o foco da sua distro, o Ubuntu 12.04 é a melhor base pra você.

Recomendo que você baixe o Ubuntu minimal, que é uma ISO do Ubuntu que possui apenas 30 MB de tamanho e que possui apenas o necessário pra você arrancá-la em um CD ou pendrive.
Ao final da instalação, você terá apenas um sistema em modo texto, de modo que você precisará instalar e configurar a maior parte dos componentes que a farão um distro usável para um iniciante em Linux.

Aí você escolhe se quer ir aprendendo na base da tentativa e erro (o que é necessário fazer, quais pacotes instalar, como configurá-los) ou se você desejaria uma orientação para isso.

Eu sou mantenedor do UbuntUCA, um projeto que eu insisto em dizer que não é uma distro, mas sim apenas uma remasterização. Mas se tomarmos como parâmetro, muitas “distros” que encontramos no mercado, o UbuntUCA passa a ser, com uma larga margem, uma distribuição Linux, completamente funcional e adaptada aos laptops educativos do Governo Federal. Logo, posso ajudá-lo com o que aprendi ao longo desses dois anos e meio em minha luta diária pra manter meu projeto em pé.

Assim sendo, o seu projeto será uma distro ou uma remasterização, de acordo com o nível de personalização que você der a ele. Se você só instalar os pacotes, definir um tema e fechar a ISO, será só um remaster, mas quanto mais a fundo você for nas suas configurações, quanto mais você modificar as entranhas do seu projeto, mais ele poderá ser chamado de Distro.

Note que a linha que separa uma distribuição de uma remasterização é muito tênue, sendo que até mesmo a comunidade não consegue chegar a um consenso. Por exemplo, pegando uma projeto que está na crista da onda no momento, o Elementary é chamado de distro pelos seus entusiastas, mas sabemos que pelo menos no momento, ele está mais para algo um pouco acima de uma remasterização, pois nada mais é do que o Ubuntu com um tema e com uma coleção de aplicativos diferente, ainda que alguns desses aplicativos sejam escritos, pelos seus próprios desenvolvedores, especificamente pra ele.

Pois bem, se você quiser, eu lhe passo um pequeno documento que tenho aqui, que define o roteiro que eu uso, pra transformar o Ubuntu minimal, em UbuntUCA. Ele não diz como fazer as coisas, diz apenas o que é necessário fazer, mas acho que pode lhe orientar um pouco no seu trabalho.

Ficaria grato também, se pudesse ter acesso ao seu projeto, pois acho que isso facilitaria o meu entendimento dos seus objetivos.

Abraço


  


14. Re: Criar Distribuição Educacional do Zero

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 26/08/2013 - 05:30h

Concordo com os colegas que citaram o ponto sobre remasterização pq convenhamos criar uma distro nesses dias com o LFS daria uma baita dor de cabeça, e seria uma perda de tempo, pois qualquer linux você pode baixar uma ISO mínima e ir escolhendo os pacotes a dedo, após instalados os pacotes e ferramentas era só produzir a ISO do sistema e distribuir para os interessados no projeto, já que o linux é de código aberto isso não seria problema, pelo contrário só aumentaria seus conhecimentos sobre o sistema, também aconselho a iniciar o trabalho em cima do Ubuntu por ser mais abrangente na questão de adaptação aos diferentes hardwares e ser bem fácil manter o sistema.


15. Re: Criar Distribuição Educacional do Zero

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 26/08/2013 - 11:17h

Olha, se for para remasterizar um Ubuntu Educacional, use o UbuntuUCA do Gedimar, é excelente.

pergunte a seu Orientador, se realmente quer LFS, pq LFS vai te dar um trabalhão, e para deixa-la do tamanho da distros que existem, vai levar anos.


16. Re: Criar Distribuição Educacional do Zero

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 26/08/2013 - 11:25h

Para efetuar a remasterização:
http://vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Remasterizar-UbuntuDica


17. Re: Criar Distribuição Educacional do Zero

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/08/2013 - 15:18h

Olá pessoal, espero está no caminho certo.
Bem estudo em uma universidade aqui do Amazonas e tenho o seguinte projeto:
Construir uma distribuição linux tendo como host o Ubuntu. Esta distribuição servirá para ensino de como manusear o sistema, com ilustrações, comandos, dicas, aplicações etc...
Ja tenho o seguinte caminho para começar:
Livro Linux From Scratch Versão 6.1 que é um manual de como montar uma distribuição passo a passo...
Sou novato em linux e a ideia é que eu compreenda como funciona o sistema, o kernel o interior assim dito do sistema.

Por favor me digam se esse projeto é viável, 7 meses? O que pode sair? Dicas de como iniciar?
Repositórios? Livros? Sistemas para desenvolvimento?
Lembrando que utilizarei Ubuntu.


Acho estranho fazer algo baseado em Ubuntu e usar como referência o Linux From Scratch que você já fixou em sua mente.
Ou seja, você já botou na cabeça que irá com toda a certeza usar o LFS e que o resultado será - de qualquer maneira - "baseado em Ubuntu".

Como eu também costumo ser teimoso assim de vez em quando, até entendo o seu posicionamento (não se ofenda).
Na verdade, eu indicaria a você e aos demais alunos dar umas boas lidas no Guia Foca Linux, assim "como aperitivo".
E também definir se será uma remasterização (a mim parece óbvio que será) ou algo desenvolvido a partir do zero absoluto.

Já que vocês são programadores, o que poderia ser tentado - mas apenas como experimento acadêmico - seria compreender cada comando do Linux, saber o que faz exatamente e qual a sua sintaxe e a sua potencialidade, e com base em uma linguagem de programação como C, C++ ou mesmo Assembly, procurar produzir o mesmo efeito para cada um dos comandos.
Com isso vocês terão apenas uma pequena parte da tarefa concluída: Um repertório de comandos.
Restaria ainda construir um gerenciador de janelas, um gerenciador gráfico, um gerenciador de pacotes, etc.
E bota tempo e mão de obra nisso.

Tenho de ser franco:
Isso não é tarefa para 7 meses, em especial para quem nunca se aventurou a enfrentar uma empreitada de tal monta.
E ao final, claro está que haveria muitos bugs a serem depurados.
Como experimento acadêmico, vai bem.
Mas estará ainda longe de ser um produto de qualidade, 100% confiável.
Além do que, já estaria defasado por ocasião do lançamento de sua versão Alfa.

Conheço pessoalmente um analista que fez, sozinho e "de cabeça", todo um sistema operacional "Unix based" no prazo de uma semana.
Porém naquela época não havia sistemas operacionais associados a interfaces gráficas e a multimídia.

Não digo isso para trazer desânimo a você ou a seus colegas.
Apenas que mudem o foco de seu entusiasmo para algo mais objetivo.
David quando foi enfrentar Golias, precisou de apenas uma pedra.
No entanto, ele arranjou previamente nada menos que cinco, por via das dúvidas.
Ou seja, se o desafio é grande, prepare-se para crescer mais ainda que ele, enfrentar e vencer.

Pode ter certeza de que as leituras do Guia Foca serão de grande valia.
E façam uma excelente remasterização do Ubuntu, sem perder tempo com o LFS.
Também - como você já deve ter notado - pode contar com a turma do VOL para qualquer eventualidade, dificuldade, zebra, dúvida, "kernel panic", etc.

Boa sorte!



18. Distro linux

Maklei Alves Rodrigues
mackmalmsteen

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/08/2013 - 01:14h

Manda ae teu email Gedimar.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts