hugoalvarez
(usa Debian)
Enviado em 10/10/2007 - 18:01h
Não vou criticar o linux, uso no desktop e gosto, o Ubuntu é tão facil de usar quanto o Windows, exceto uns pequenos detalhes a acertar para não necessitar intervenção nenhuma do usuário.
Eu uso Debian, já usei Slack por 6 anos antes de migrar, a Debian e outras distros são excelentes no desktop mas precisam ser configuradas, assim como uma máquina Windows, você formata, instala o Windows, Office, Acrobat, etc etc etc.
Sem dúvida nenhuma o desktop linux mais bem configurado e facil de usar que vi durante os ultimos anos foram os Conectivas 5.1 e 6 com QVWM, OpenOffice e Licq, era tudo que um usuário podia querer na época. O Desktop era lindo d+, de dar inveja na Microsoft, mesmo sem os efeitos de hoje, como o Compiz e tudo que houve de evolução.
E onde está o problema? Hoje em dia técnico de informática todo mundo é, é igual mecânico, ou você paga um pouco mais caro para consertar seu carro em uma autorizada que zela pelo nome que tem e por ser reconhecidamente boa vai cobrar mais caro mesmo, ou você leva no Zé ali na esquina, que cobra mais barato, é amigo do seu conhecido que estudou com você na terceira série e ele indicou, dizem que ele é bom. Não criticando quem faz isso, eu levo meu carro em um mecânico na esquina de casa que confio, mas até acha-lo passei por vários.
O que acontece na hora que o carro quebra? Esse carro é uma
[*****] mesmo só quebra, terceira vez que volta pro mecanico em um mês.
Infelizmente é isso que aconteceu com o Windows, vamos lá!!!
Tela Azul: que eu saiba tela azul é erro de hardware!!!
Talvez eu seja muito ignorante mas quando minhas máquinas estão com problema de hardware nem o Windows nem o Linux funcionam, a diferença é que em um deles aparece tela azul cheia de letrinhas hehehe, no outro aparece tela preta cheia de letrinhas. (Quem já pegou erros de hardware no linux sabe).
Voltando ao assunto, o Zé da esquina formata o pc, instala o Windows, antivirus, office, etc, e coloca o usuário comum da máquina com poderes administrativos, pronto agora você pode usar o que quiser!!!
Eu duvido que um usuario leigo com poderes de root não destrua uma máquina linux em um mês tentando instalar novos softwres, considere que ele vai tentar por conta própria, já que ele tem root e pode fazer isso.
O que tentei dizer até agora é que não importa qual o sistema que vai ser utilizado, tenho um XP instalado há mais tempo do que a soma dos meus dois ultimos empregos (o que dá mais de uma ano), sem antivirus, só com Windows Defender e fechadinho nos serviços, digo que qualquer um dessa comunidade pode tentar ataca-lo a vontade quando quiser, se precisarem do ip que eu estiver conectado na hora eu passo, e já provei aqui num artigo bem polêmico e que me xingaram bastante que Linux mal configurado é igual Windows mal configurado, ele TRAVA!!!
Na ocasião eu só queria divulgar o fato devido a uma aposta que fiz, e não explicar o processo, mesmo porque eu nem teria divulgado, teria guardado pra mim, mas ganhei 100 pilas pra provar que Linux trava.
Os dois sistemas são impenetráveis por pestes eletronicas quando,
No Windows: Painel de controle, altere as contas de usuário para usuário ao invés de administrador. Pare serviços desnecessários e atualize tudo.
Quem já utilizou o MBSA (Microsoft Base Line Security Analyser) sabe que o próprio software tem uma opção "How to correct this" que informa que você deve remover os privilégios administrativos das contas de usuário, mas o nego que está acostumado a criticar Windows sabe disso? Acho que não.
No linux: use sempre sudo quando precisar de root para executar uma tarefa e configure o limits. Pare serviços desnecessários e mantenha os softwares de serviços atualizados.
Pronto!!! Qualquer um dos sistemas com as configurações acima já está protegido, é possível proteger mais? Claro!!! mas se você fizer só isso, só um pouquinho de esforço já faz o pior hacker chorar por não conseguir privilégios na sua máquina.
Essa é a minha opnião de não-odiador do Windows, amante e usuário de linux.
Até mais.