tlaloc
(usa Gentoo)
Enviado em 28/09/2010 - 20:00h
Acho que é uma ré pegar essa comparação pelo preço de licenças.
As licenças da Microsoft são absurdamente variáveis, dependendo do tipo de serviço a ser rodado.
Se estivermos falando de servidores, por exemplo, existe MS Server 2000, 2003, 2008 e 2008R2.
Sendo que destes você tem o Small Business, o Express, o Standard e o Professional.
Cada um deles tem uma licença de valor diferente.
Seu servidor é um Intel Xeon? Você não pode pegar nenhuma versão que não seja Professional. Se você tem um processador de quatro núcleos, vai precisar de uma licença especial do 2008R2.
Quantas máquinas tem na rede? Por cada máquina, você tem que pagar uma call de acesso ao servidor, que pode ficar atrelada ao cliente ou ao servidor. Estas tem valores diferentes.
Ou seja, dependendo do ambiente apresentado, o custo de implementação em licenças de uma rede com Microsoft pode ser 800 ou 5 mil reais.
Fica muito confuso entrar em tais pontos, numa palestra.
O ideal seria focar no tocante a licença GPL, o que ela representa e como ela diminui custos da implementação de um projeto (sem mencionar valores exatos com as redes Microsoft), e as equiparações para os funcionários na prática entre Linux e Windows.
Seria ainda um jogo legal por uma pessoa que nunca usou BrOffice.Org antes na frente de todo mundo para usar a primeira vez o aplicativo e pedir para ela executar algumas tarefas exatamente como executaria no Office da Microsoft e traçar um paralelo.