Compatibilidade Microsoft Office [RESOLVIDO]

13. Re: Compatibilidade Microsoft Office [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 27/04/2011 - 10:58h

Não existe NADA que justifique o uso desses formatos mais "atualizados" senão o mero COMODISMO (para não dizer "preguiça extrema") do próprio usuário.
Em geral as pessoas simplesmente não querem usar as opções do "salvar como" e simplesmente economizam um ou dois cliques.
Não existe NADA de verdadeiramente "melhor" nesses formatos "modernos" que nos são empurrados pela goela abaixo.
São como as tais sepulturas caiadas: bonitas (?) por fora, porém cheias de... (fui longe, não?)rsrsrs
Mas tem gente que adora ser enganada.


  


14. Compatibilidade Microsoft Office

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 27/04/2011 - 15:23h

Pode tentar o Lotus Symphony (IBM- freware mas não open source), ou o SUN office (comercial).

No entanto não há garantia. Os novos formatos x da M$ nao são compatíveis com nada.


15. Re: Compatibilidade Microsoft Office [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/04/2011 - 18:57h

Quando é possível, pesso para que as pessoas coloquem suas apresentações em pdf. Pois, o que me importa é o conteúdo, assim, não ter animações não é um problema. Quanto a ser em pptx ou ppt não percebi diferenças quanto à deformação. Pelo que eu noto, a deformação está na complexidade dos recursos. Se for uma apresentação de fundo branco, sem muitas flechas e fluxogramas, fica bom. Mas às vezes, os slides ficam irreconhecíveis. - principalmente na questão dos fundos dos slides.

Também acho que os softwares livres não precisam ficar correndo atrás da Microsoft. Pois o tio Bill faz sempre alguma coisa para complicar a vida de seus próprios usuários. O revoltante é que a maioria das pessoas acha que é problema das incompatibilidades está no software livre. - "Esse BROFFICE de [*****], não abre nada direito!" e por aí vai.


16. Não existe compatibilidade 100%

Marcelo Mota
geminus

(usa Debian)

Enviado em 16/05/2011 - 17:29h

Olá, pois é cara, diante das colocações dos colegas acima dá pra concluir que não há muito o que fazer. Tive problema semelhante na empresa quando fomos solucionar os "softwares importados sem licença" e onde a maioria só abre documentos para consulta e uns poucos que realmente necessitam produzir material. Diante dessa situação a solução foi simples, para essa maioria não houve dúvidas: libreoffice neles. Agora, para os poucos que precisam criar documentos, compramos licenças. Por mais semelhantes que sejam os resultados, há sempre a conversão de formatos na abertura/gravação dos arquivos. E como essa conversão envolve um padrão proprietário cujas especificações (provavelmente) jamais serão liberadas, compatibilidade 100% é um desejo inatingível.


17. Re: Compatibilidade Microsoft Office [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 18/05/2011 - 15:54h

Particularmente acredito que a grande malandragem da Ms está no fato de saber que possivelmente a grande maioria dos usuários usa e tem conhecimento apenas do básico. Já vi isto, mesmo nos Estados Unidos onde usuários comuns de escritório recebem seus pcs com as ultimas versões tanto de sistema operacional como de conjuntos de aplicativos do tipo Suite como o Ms Office e sabem usar apenas o básico entre estes itens o comando salvar. Ao pedir a alguns deles que tratassem de salvar os arquivos de texto, planilhas e apresentações de acordo com os padrões compatíveis com versões anteriores, não sabiam como fazer isto. Foi preciso explicar que era preciso usar a alternativa "Salvar Como" em vez de apenas o ícone de "Salvar" e lá escolher o padrão de compatibilidade desejado.
Com base neste nível de ignorância funcional, por extensão todos aqueles outros também ignorantes funcionais que recebem arquivos nos formatos novos por lógica pensam logo que são agora obrigados a comprar e instalar as novas versões caso contrário não poderão mais usar tais arquivos.






18. Quase lá!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/08/2011 - 20:47h

Gurizada, fiquei muito feliz. Finalmente, consegui ver "uma luz no fim do túnel".

Clara, como já dissemos, não podemos esperar compatibilidade 100%. No entanto, O Libreofffice 3.4 se mostrou MUITO mais compatível. (E com muito mais recursos, inclusive.)

Mas um grande problema continuava: As fonts. Pois as fontes padrão dos MS Office 2007 é a Calibre, que não consegui achar por aí. Eis a solução que encontrei: http://www.oooninja.com/2008/01/calibri-linux-vista-fonts-download.html

Resumindo:
Baixar o Power Point Viewer 2007 (provavelmente, podemos fazer o mesmo com o 2010) e executar:

cabextract -F ppviewer.cab PowerPointViewer.exe

sudo mkdir /usr/share/fonts/vista

sudo cabextract -F '*.TT?' -d /usr/share/fonts/vista ppviewer.cab

fc-cache -fv


Reafirmo: ainda não está perfeito. Mas está muito bom. Já desisti de fazer um dual boot por causa disso.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts