woody143a
(usa Linux Mint)
Enviado em 22/06/2017 - 11:19h
madrugada escreveu:
Usar o AMDGPU não é difícil, pois já faz parte do kernel. É necessário colocar o radeon na blacklist e criar um arquivo em /etc/X11/xorg.conf.d/ indicando pra usar o driver AMDGPU . Mas não posso afirmar que dá certo, pois não sei se o kernel padrão do Ubuntu/Mint foi compilado com esse módulo ativado. Indiquei pra teste pra alguém que pediu ajuda aqui:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/ArchLinux/Downgrade-para-Xorg-117
mas parece que esse módulo não vem no Mint.
Quando o AMDGPU-PRÓ for lançado, creio que vai contemplar todos estes casos.
cara, esbarrei com a minha própria pergunta aqui tentando resolver a mesma coisa. a essa altura do campeonato já existe a amdgpu-pro, e eu ainda rodo ubuntu 16.04 (e manjaro kde) com a "radeon", mas me parece que em ambas está funcionando é a onboard mesmo. tentei trocar para amdgpu e deu tela preta, não inicializou e tive que desinstalar (tentei no kernel 4.11.5).
reparei nessa tua resposta e estou pensando em tentar me inteirar e fazer esse procedimento de colocar a radeon na blacklist (que por enquanto ainda nem imagino como fazer). mas antes queria perguntar por aqui: o mais recomendado é o amdgpu-pro?
depois me pareceu que a amdgpu não é compatível com a minha placa AMD Radeon HD 6750. fico me perguntando se deixo no "radeon" mesmo e paro de mexer nisso. e também: tem algum comando que me indique se a placa está funcionando e ativa? fico dividido porque em alguns comandos a placa se acusa, em outros sempre aparece a Intel Integrated Graphics Controller, daí acho que é nesta que eu estou rodando o tempo inteiro.