
paulo1205
(usa Ubuntu)
Enviado em 17/03/2020 - 19:07h
Vou falar uma coisa que não vi ninguém mencionar acima, pode ser que ajude, pode ser que não.
A maioria dos SSDs e HDs modernos usa setores de 4kiB, em lugar de setores tradicionais de 512B. Dependendo de como você instalou o Linux, ele pode estar com setores de 512B, o que implica que operações de escrita que não sejam múltiplas de 4kiB ou alinhadas em múltiplos de 4kiB percam desempenho, pois o drive terá de ler um ou dois setores de 4kiB, alinhar o que você quer escrever nos 4kiB ou 8kiB que foram lidos, e só então reescrever esses 4kiB ou 8kiB de volta na memória flash do SSD. Se o Windows estiver usando setores de 4kiB e o Linux não estiver, pode ser uma das causas do pior desempenho deste último.
Não pude ver as saídas dos comandos porque o Google Drive é bloqueado aqui no meu trabalho. Seria interessante, no entanto, você observar se o Linux está engargalando por conta de CPU, de memória ou de I/O em disco. Ferramentas como
top,
vmstat e
iostat podem ajudar nesse diagnóstico.
Outra sugestão é investigar se uma versão de 32 bits do SO não teria desempenho ligeiramente melhor. Como, de acordo com os comentários dos colegas, acima, você só tem 2GiB de RAM, não esbarra na limitação de SOs de 32 bits, de só endereçar bem até 3GiB de RAM.
Você pode também considerar a hipótese de um upgrade de memória no seu computador. Quem sabe se, levendo-o para 4GiB ou 8GiB (ou o máximo que você puder instalar nele), você não conseguiria dar a ele mais alguns anos de vida?
... “Principium sapientiae timor Domini, et scientia sanctorum prudentia.” (Proverbia 9:10)