removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 04/10/2020 - 10:18h
Zoma escreveu:
Inútil... Mais um browser baseado no Chromium como 99% dos browsers já existentes.
Linux não está em falta de browsers, o que geral quer e eu aposto que vocês vão concordar é suporte oficial do Microsoft Office no Linux.
Mesmo que haja boas alternativas, todos aqui sabemos que muita gente não quer usá-las e o Microsoft Office acaba sendo uma pedra no sapato de muitos usuários que se recusam a migrar pro Linux, quando não é o Office, é alguma coisa da Adobe ou algum jogo AAA.
As vezes, até parece que a Microsoft não lança o Office porque sabe que é o que prende/mantem muitos usuários reféns de sua plataforma, o Windows. Mas vai saber... Há quem diga que o Edge tá chegando mesmo para vigiar o usuário Linux. Mas isso já é conspiracionisse da minha parte.
Eu já sou mais realista; office, jogos de ponta (lançamentos), e pacote adobe dificilmente (para não dizer impossível) será portado para Linux, a não ser que o plano da Microsoft em adotar o kernel Linux no futuro seja real (veja abaixo).
Porém, em relação ao Office, já é possível utilizar a versão cloud, que já é alguma coisa e funciona para muitos casos.
Quanto ao Edge espionar usuário, ai já não sei. O Google Chrome já existe para Linux há muitos anos, e provavelmente deve espionar os usuários da mesma forma.
Eu confio tanto na Microsoft quanto na Google, Apple, Amazon, etc. Que diferença faz se vc possui uma conta gmail e utiliza todos os serviços do google através do Android ou do próprio navegador, não é mesmo?
Mas se tratando do Edge em si para Linux, o que eu penso é que a Microsoft está planejando rodar o Windows sob uma camada Linux no futuro, como disse o Eric Raymond:
https://www.theregister.com/2020/09/28/eric_raymond_linux_beats_windows_prediction/
Microsoft Windows becomes a Proton-like emulation layer over a Linux kernel, with the layer getting thinner over time as more of the support lands in the mainline kernel sources. The economic motive is that Microsoft sheds an ever-larger fraction of its development costs as less and less has to be done in-house.
If you think this is fantasy, think again. The best evidence that it's already the plan is that Microsoft has already ported Edge to run under Linux. There is only one way that makes any sense, and that is as a trial run for freeing the rest of the Windows utility suite from depending on any emulation layer.
Portanto, a MS estaria portando o Edge e outros produtos Microsoft para Linux afim de aposentar de vez o kernel NT no futuro.