Entrevista com Linus

1. Entrevista com Linus

ronnie peterson bacelar martins
dbahiaz

(usa OpenSuSE)

Enviado em 30/01/2011 - 11:33h

Uma entrevista com Linus em que ele fala como usuário comum e como desenvolvedor do Kernel Linux, muito interessante suas palavras, mais que pode desagradar alguns.

“I’ve tried it a couple of times over the years, mainly because the thing Ubuntu did so well was make Debian usable. I always felt that Debian was a pointless exercise because to me, the point of a distribution is to make everything easy. Easy to install, to be pretty and to be friendly and Ubuntu did that to Debian.”

Tradução by google:

"Eu tentei um par de vezes ao longo dos anos, principalmente porque a coisa que o Ubuntu se saiu tão bem se tornar o Debian útil. Sempre achei que o Debian é um exercício inútil, porque para mim, o ponto de distribuição é tornar tudo mais fácil. Fácil de instalar, para ser bonita e ser simpático e fez o Ubuntu ao Debian. "

Eu compreendo ele, mais assim como seu ponto de vista eu discordo do que ele disse sobre o Debian, mesmo porque se o projeto Debian parasse hoje, metade do mundo Linux pararia! Nenhuma distro é tão "Universal" quanto Debian, e muitas outras não teriam a inspiração suficiente que o mundo tem! Vide que o Ubuntu usa quase todos os pacotes do Debian sem qualquer modificação, e isso já foi dito pelo proprietário da Canonical.


  


2. Faltou a entrevista :)

3. Re: Entrevista com Linus

brunotec
brunotec

(usa Debian)

Enviado em 30/01/2011 - 12:16h

achei estranho ele falar assim do Debian, pois ele mais do que qualquer pessoa deveria saber que o debian tem como foco servidores e não desktops e sendo assim não precisa ser tão simples como ubuntu pois quem geralmente utiliza servidores são profissionais da área que tem conhecimento de linux.

mas por mais que alguém não concorde, tem que ser respeitado a opinião dele pois não é a opinião de qualquer um.


4. Re: Entrevista com Linus

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/01/2011 - 12:17h

bem interessante dbahiaz, é bem difícil deixar de lado as paixões (preferências), ele mesmo já falou isso e também tem aquela quedinha pro lado do KDE e do Fedora.

partindo do ponto de vista dele, acho que as distribuições mais 'úteis' seriam Fedora, openSUSE, Mandriva e Ubuntu, cujo principal foco são os Desktops, quem iria adotar um Fedora para um Servidor se existe o excelente CentOS, assim como o Debian pro caso do Ubuntu (embora esse seja muito bom), das outras que citei não comento porque não conheço.

a falação vinda dele e de Stallman não devem ser levadas tão a sério, senão viveremos como na Idade Média, nada disso nada daquilo...

face ao exposto acima, adapto a frase de Judd vinet (criador do Arch Linux):

minha distribuição sou eu quem faço (adapto às minhas necessidades) sem seguir como cordeirinho isso ou aquilo que esse ou aquele disse.

* eu vejo o Ubuntu como um excelente meio de absorção de novos usuários ao mundo Linux, assim adaptados; logo procuram outras alternativas, difícil crer que um novo usuário já encare como 1ª distro ou meta-distribuição o Gentoo, Arch, etc.

uso Debian e Arch Linux.


5. Re: Entrevista com Linus

Alex
Lordmetalex

(usa BigLinux)

Enviado em 30/01/2011 - 12:34h

Eu não confio muito nessas entrevistas, as vezes o cara fala algo e o repórter anota com outra conotação.
Mas se ele realmente disse isso, ele deve ter suas razões, talvez pelo fato do Ubuntu ter conseguido aquilo que ele almejou ao "criar" o Linux; conquistar adeptos.


6. Re: Entrevista com Linus

White Hawk
WhiteHawk

(usa Ubuntu)

Enviado em 30/01/2011 - 12:45h

Olá. O Ubuntu realmente "transformou" o Debian em uma distribuição muito mais simples de usar, mais atualizada(apesar de não ter a mesma estabilidade do Debian), e pronta pra uso. De qualquer forma, há quem goste de configurar tudo do zero ou que siga o princípio K.I.S.S à risca. Uma das vantagens do Linux é: existem distribuições pra tudo o que é gosto.


7. Re: Entrevista com Linus

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 30/01/2011 - 13:14h

Dbahiaz, poderia disponibilizar o link da entrevista pra nós?
Achei estranho, mas quem melhor para falar ou criticar o Linux que seu criador?
Qual será a verdadeira conotação dessa entrevista?


8. Re: Entrevista com Linus

9. Re: Entrevista com Linus

Christian Marcell de Oliveira
chroda

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/12/2011 - 18:11h

White Hawk escreveu:

Olá. O Ubuntu realmente "transformou" o Debian em uma distribuição muito mais simples de usar, mais atualizada(apesar de não ter a mesma estabilidade do Debian), e pronta pra uso. De qualquer forma, há quem goste de configurar tudo do zero ou que siga o princípio K.I.S.S à risca. Uma das vantagens do Linux é: existem distribuições pra tudo o que é gosto.


Concordo, nós usamos o melhor dos 3 lados, usamos o lado que oferece opções, nosso erro menosprezar estas opções.. escolha a sua, e pronto.

Eu estou louco para usar o debian, hehe mas vou empurrando.. agora, se por ventura, depois de trocar de distro eu achar o debian pior, volto pro ubuntu.. simples.

O que acho que o Linus quis dizer.. é que temos que ser funcionais, muitas vezes empacamos nas firulas.. e demoramos pra perceber, hehe.


10. Re: Entrevista com Linus

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 13/12/2011 - 18:16h

na revista espirito livre tem um entrevista do Linus
na Edição 32 é só baixar
http://www.revista.espiritolivre.org/


11. Re: Entrevista com Linus

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 13/12/2011 - 19:41h

@edps, O Linus não é como o Stallmann. Ele não é radical e na verdade, não parece gostar muito de radicalismos. Ele gosta das coisas simples e funcionando, nada mais. Nem se importa também se é ou não software livre. O próprio kernel usou por muito tempo um sistema de controle de versão que até onde sei, não era open source. Foi só quando o Linus e o restante da equipe começou a ter problemas com ele, que acabou surgindo o git. Esse negócio de ter de aprender a lidar com terminal, arquivos de configuração, modo texto, etc, é algo que costuma afungentar usuários iniciantes ou mesmo não iniciantes, mas que não querem mexer com isso. Nesse sentido, o Linus parece entender bem que essas coisas não são essenciais para o Linux quando temos em perspectiva um aumento na base de usuários. E usuários de todo tipo, incluindo-se aí os que não tem nenhuma paixão por filosofia alguma relacionada a software. O Ubuntu fez isso e merece os devidos créditos, não minha opinião.


12. Re: Entrevista com Linus

Joao
stack_of

(usa Slackware)

Enviado em 13/12/2011 - 22:38h

O Linus alfineta o Debian por causa do suporte ao microkernel Hurd e BSD.
O Debian sobrevive sem o Linux.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts