gusbenedito
(usa Kali)
Enviado em 04/06/2018 - 12:17h
Sou utilizador de Linux há uma década utilizei dezenas de distribuições durante ma década.
Parei neste tópico, desde que esta notícia repercurtiu, mas o que me chamou a atenção é o fanatismo, o proselitismo e a intolerância destes utilizadores de Linux em relação aos aplicativos, aos serviços e ao open source. Indignei-me e resolvi registar-me para argumentar.
Não queria julgar a comunidade de utilizadores de Linux da qual faço parte, mas preciso repreender esta intolerância e tenho liberdade de expressão garantida pela Constituição brasileira num território brasileiro. Então tenho liberdade para repreender o fanatismo e a ignorância em relação ao open source.
Se vós continuares a ser fanáticos só por causa do open source ou por causa da Microsoft, a comunidade Linux não será bem vista e os novatos poderão desistir de experimentar o Linux. Grandes companhias perderão o interesse em investir no Linux. Vós sereis lembrados como fanáticos de Dormammu, ou pior, semelhantes aos de ISIS. Vós sereis estereotipados. Nós sê-lo-emos. Tudo por vossa culpa.
Durante uma década acompanhei os fóruns de Linux e expressei fortemente a reprovação para com os tratamentos e o desrespeito dos utilizadores de Linux para com os novatos de Linux e para os utilizadores doutros sistemas operativos e para com as queixas de utilizadores de Linux para com os aplicativos que nem são open source. Sim, eu sei que há desrespeito dos utilizadores doutros sistemas operativos para com os de Linux ou com Linux, mas a percentagem daqueles de Linux é maior.
Dirigindo-me aos fanáticos e defensores fervorosos de open source, proponho-te que se quiseres utilizar apenas totalmente open source e te opuseres às outras licenças não-GPL3, faz o que deves cumprir e segue as regras como zelosos de Dez Mandamentos:
1 - Não compres mais nenhum telemóvel com Android. Nem nenhum telemóvel com uma marca da companhia. Procura o telemóvel que seja totalmente gratuito e open source. Fica com Tizen.
2 - Não utilizes mais nenhum aplicativo vindo da Atom, da Electron, da Google, da Microsoft, da Oracle. Fica com GNU Emacs.
3 - Não utilizes nenhuma conta vinda da Google, da Microsoft e doutras companhias bem conhecidas. Nada de Dropbox, Google Drive, Mega. Fica com o Protomail e com outras alternativas GPL3.
4 - Não utilizes nenhuma conta de Facebook, de Instagram, Twitter, WhatsApp. Fica com o Telegram. Não te interessa que teus amigos e familiares não têm Minds e Telegram, porque como és um zeloso de open source, então tens de utilizar Telegram. Fica também com o Minds.
5 - Não utilizes nenhum navegador que não utilize a GPL3. Isola-te aos navegadores nativos como Konqueror, Midori e Tor. Não tentes utilizar Firefox.
6 - Nada de Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, produtos de Adobe. Nada de quaisquer aplicativos que não vêm com a GPL3. Fica com Gimp e Inkscape.
7 - Fica apenas com LibreOffice.
8 - Não utilizes o Chrome OS.
9 - Diz adeus ao Steam OS. Fica com Super Tux Kart e com os jogos clássicos e velhos.
10 - Nada de qualquer coisa que nem vem com a GPL3.
Nem todos são open source, porque nem todo o mundo trabalha de graça. Observo, caros zelosos, que a maioria de vós sois programadores ou trabalhais nas áreas de TI. Quereis trabalhar de graça? Se não, não vos queixeis mais dos projectos nem-tão-quase open source ou só que Microsoft comprou a GitHub. Acabaram o drama e os mimos.
Na próxima vez, deixai de ser arrogantes e proselitistas, tratai bem os novatos de Linux e os utilizadores doutros sistemas operativos. Vós não sois melhores que outros por utilizardes Linux ou open source.
Encerrando o assunto.