linuxlts escreveu:
Exatamente a corrupção.
São as privatizações e concessões que não funcionam e são um problema ou o problema e a corrupção ?
Claro que a corrupção. Eu escrevi anteriormente que não sou contra privatização, mas contra a privataria a preço de banana e dei o exemplo da Vale do Rio Doce, que causou uma tragédia a pouco tempo (mesmo sendo privada)
O problema e o modelo educacional europeu ou a forma que ele foi colocado em prática ?
A Educação que funciona na Europa NUNCA vai funcionar aqui, por serem realidades diferentes. É outra cultura, são outros costumes e outra realidade. Sou professor, assim como minha esposa, e digo como propriedade: quem elaborou nosso sistema educacional é um total alienado que não conhece a realidade brasileira como um todo nem suas as características regionais. Nem a mesma forma de educar um filho funciona com outro, do mesmo casal! Não querem a reprovação mas não dão autoridade para o professor ensinar, nem condições estruturais nem materiais para uma boa educação. Tem salas com 50, 60 alunos, dos quais 85% são totalmente desinteressados. E ainda dizem que é o professor quem não tem autoridade, que não tem didática e que não sabe ministrar uma aula. Será que isso acontece na Europa?
Volto a dizer meu amigo, no Brasil NADA funciona, seja privado, seja estatal. Nem as faculdades privadas estão em um bom nível em comparação internacional.
Quanto maior o estado, maior a corrupção.
Com o governo sendo dono de estatais, como a Petrobras e o Bndes por exemplo, a sua disposição para ser saqueada e pilhada, você acha que a corrupção vai ser maior ou menor ?
A realidade está exposta. Os níveis de corrupção são imensos. Mas como eu disse, o problema é a cultura. Já ouvi muuiita gente dizendo que se tivessem a oportunidade faria a mesma coisa. E gente que trabalha em caixa de lanchonete levando cincão pra casa porque não vai fazer falta pro patrão. Ou seja, a corrupção não é exclusiva dos políticos!
Você conhece algum serviço público que funcione bem no Brasil ?
Você conhece alguma empresa estatal brasileira que preste um bom serviço ?
kkkkkkk
Cara no Brasil nada presta como eu falei, nem estatal nem privado. Vai no hsbc e se for atendido em menos de uma hora é um miilagre aqui onde eu moro
Os Correios por exemplo é uma empresa estatal, tem isenção fiscal e graças a isso tem o monopólio do mercado, está endividada e presta um mau serviço, graças a isenção fiscal nem um concorrente privado pode competir com ela em pé de igualdade e a população fica refém de um mau serviço por que não a alternativa.
Isso é péssimo mesmo. Porém devemos tomar cuidado para que na privatização não geremos um monopólio, o que resultaria na mesa coisa. Todavia, ao invés dos políticos roubarem, a riqueza ficaria acumulada apenas nas mãos de um pequeno grupo.
Países como a Finlândia que possuem várias estatais (economia mista) estão no ranking do IDH, o que indica que se for bem administrado também funciona.
Quem gera emprego e a iniciativa privada, ela precisa ser incentivada,e não que dificultem que ela opere.
Agências reguladoras que protegem os regulados e fecham o mercado dificultando e impedindo outras empresas de atuar e competir no setor, prejudicando assim os consumidores.
Concordo plenamente. Um excelente exemplo disso são as grandes empreiteiras do Brasil, que desde a ditadura monopolizaram o mercado e não deixaram mais ninguém crescer.
O Brasil comparado com outros países têm uma burocracia muito grande e leis trabalhistas excessivas , para abrir e fechar uma empresa , contrata funcionários e em outras ações e muito mais caro e lento, os impostos são muito altos, os custos pagos ao governo pelo funcionário e muito alto, e tudo muito caro e burocrático, isso dificulta que mais empresa sejam abertas e que elas possam crescer, quanto mais empresas mais empregos e mais competição no mercado resultando em produtos/servicos melhores e mais baratos.
Eu abri uma microempresa e tive que fechar, justamente pelos motivos que vc citou.
Volto a dizer: Nem Estado Social nem Estado Mínimo nesse momento. Precisamos do equilíbrio.
Agora esqueça a Europa e os EUA e foque na realidade brasileira:
Realmente você acha que os patrões não vão explorar os empregados se tiverem a oportunidade?
Em qual nação de estado mínimo se vê essas coisas que o governo atual está fazendo, de aumentar o imposto do trabalhador e perdoar dos empresários? Isso não é estado mínimo, é exploração ao menos favorecido.
Sou a favor de mudanças onde o empregado perca um pouco e o patrão perca um pouco, para que o coletivo ganhe. Mas me parece, na minha burrice, que só o empregado tá levando fumo. O governo aumenta o imposto da gasolina pra perdoar impostos das grandes empresas. Isso é protecionismo empresarial, como na ditadura. São dois lados opostos: de um só protege o empregado, do outro só protege o empregador. Por isso volto a repetir: equilíbrio É por isso do meu medo com essas reformas. Veja, meus não são infundadas.
Não sou burro nem retardado e tenho estudado sobre os benefícios do estado mínimo. Qualquer coisa funciona bem, desde que seja justo e não acho que seja o caso do Brasil.
Acho queno Brasil seria Estado Mínimo para o s pobres e Máximo para os ricos. Talvez tenha tido uma realidade de vida diferente da sua, o que formou meus conceitos dessa forma. Meu pai é pedreiro e minha mãe é faxineira, e são duas pessoas muito inteligentes. Nunca tiveram oportunidade de fazer faculdade, não por falta de esforço, inteligência ou por comodismo, mas por falta de oportunidade. Então me condoo quando vejo o governo tirando dos mais pobres e dando aos mais ricos. É injustiça. E se colocar um estado mínimo aqui no Brasil
(ressaltando que não estamos nos EUA ou na Finlândia) com leis menos sólidas, tenho medo que essa exploração aumente. Já tiraram até a farmácia popular. Isso é estado mínimo. Como é que um aposentado pobre que recebe salário mínimo vai sobreviver. As medidas são de longo prazo, com décadas para se ver o resultado, mas a dor e a fome são agora. Veja, não é uma preocupação irrelevante