ricardogroetaers
(usa Linux Mint)
Enviado em 02/12/2016 - 01:53h
leledoida, muito bom seu post. Apenas comentando:
leledoida escreveu:
enfim, há uma incoerência neste tópico.
Realmente, brada-se a liberdade a plenos pulmões de forma retumbante mas paradoxalmente age-se e pensa-se de forma intolerante, preconceituosa, egocêntrica e discriminatória. Vai entender.
leledoida escreveu:
sério q vcs utilizariam um ENIAC em pleno 2016? ou um sistema MS-DOS? aliás, o MS-DOS vem no windows, mas o uso dele hj é bastante seleto, praticamente a quem é profissional da área de TI.
Não sou profissional de TI, não usaria hoje um XT por exemplo, mas um DOS ainda tira a gente do sufoco em muitas ocasiões. Eu diria que seu uso é emergencial e não seleto ou praticamente para quem é profissional.
leledoida escreveu:
vcs acham q meu pai q aprendeu a programar em BASIC e COBOL nos anos 1970/80 sabe usar um computador hj? o meu velho precisa de ajuda pra enviar e-mail todos os dias... ele recebe toda semana uma tabela de preços da empresa q ele presta serviço, vc acha q ele abre os pdfs pra falar preço a clientes? nada. eu imprimo toda semana a tabela pra ele, ajudo a anexar arquivos em e-mails .....
... ele usa smartphone, aliás, a antiga empresa q ele trabalhava tinha um sistema mais prático. ele não precisava imprimir tabelas de preços, nem perder tempo ligando pra fazer cadastro de clientes, pq o sistema pra android era fácil e prático. era só abrir e usar. ele mesmo diz q quer praticidade e q a tecnologia está aí pra isso...
É claro que ele sabe usar um computador de hoje (e de amanhã) senão não saberia usar um smartphone. Eu não sei usar e não gosto de programas de email, o último que usei foi "internet mail and new", que vinha com o Iternet Explorer3. Depois que os "provedores" de email colocaram o programa de email embutido no próprio site eu nunca mais usei um programa off line. Tabela de preços no papel não precisa de aparelho, nem de pilha (bateria) nem de tomada nem de conexão com a internet nem de linha telefônica, funciona sempre.
obs: o Android não deixa de ser um Linux.
leledoida escreveu:
um usuário comum utilizar o terminal uma vez ou outra, tudo bem, normal... mas não é algo q todo mundo precisa saber ou fazer o tempo todo.
Claro, e não só em relação ao usuário comum, inclui-se tambem os profissionais. Afinal a linha de comando é apenas uma interface com o usuário. Aquele que clica com o mouse numa opção de menu tem muito em comum com aquele que digita um comando e seus complicados parâmetros, um não sabe o que rola por trás do item do menu, o outro não sabe o que rola por trás do comando digitado. Agora projetar e construir o que rola por trás é coisa para quem manja, e muito.
leledoida escreveu:
minha mãe usou MS-DOS, windows 95/98/XP/7... quando instalei o windows 8 ela perguntou oq eu tinha feito no computador pra estar tão complicado de usar... com o windows 10 a mesma coisa... com o linux a mesma coisa também.
Do Windows 3.x para o Windows 95 não foi uma evolução, foi uma revolução, modificou totalmente a maneira de usar um computador. Todo mundo migrou e gostou. Conhece alguem que não gostou?
Já no Windows 8, pelo que ouço falar (não o conheço), a Microsoft deu uma de caçador desastrado, mirou na caça e acertou no cachorro. Ou quis impor algo que não agradou.
leledoida escreveu:
o fato do linux (núcleo) ser livre é o legal de tudo isso... sejam distros pais, derivadas ou refisefuquis e o diabo a quatro... o linux dá liberdade pra isso
Perfeito!