hugoalvarez
(usa Debian)
Enviado em 28/07/2014 - 15:41h
Olá Senhore(a)s,
finalmente pude testar com mais tempo, a questão do Oracle rodar nas distros Linux, gostaria de compartilhar os resultados aqui e até de levantar o tópico novamente nas filas de pesquisa para solicitar a opinião de algum "colega de tribo" que entenda mais profundamente de tunning de Oracle.
Testei as versões 11g e 12c do Oracle, migrando dados de produção a partir de uma versão 10.
Após finalizar uma instalação limpa com Oracle Linux 6 e Oracle 12c, descobri que uma das aplicações da empresa é muito antiga e só faz conexão por SID, assim sendo, sozinho não tive competência para fazer uma "gambiarra" para criar um SID apontando para um determinado pluggable database, que contém os dados do banco de produção, vi um tópico de um cara gringo que diz que fez, porém o método dele não funcionou aqui pra mim, se alguém souber como criar um SID de conexão para um PDB específico, por favor me ensine. Entendo que o novo conceito do 12c mantém um SID para o CDB e os PDBs devem ser "plugados" através de service name, mas esqueça essa dica, a aplicação do Dom Pedro I que róda aqui só faz conexão via SID, tentei burlá-la de N formas sem sucesso.
Outra coisa, eu tomei o Oracle Linux como referência devido a acreditar que seria o melhor gratuito para rodar Oracle e, após estabelecer uma máquina Debian para competir com o Oracle Linux (RedHat like) e a atual máquina WS2k3 que tenho aqui, as diferenças foram absurdas!!! Falando na versão 11g, não desprezem a máquina Windows, ela está rodando sobrecarregada, a grande questão é a surra do Debian pra cima do OEL6.
Configs das máquinas:
Win2k3: E5310 1.6Ghz Xeon 8 nucleos / 4GB RAM
Oracle EL6: E5645 2.40 Ghz 8 núcleos / 16 GB RAM
Debian 7: E5645 2.40 Ghz 8 núcleos / 16 GB RAM
Tempo de pesquisa da maior tabela da empresa:
Win2k3: 2:30 até timeout, a consulta fica em andamento nos processos mas o IIS gera timeout.
Oracle EL6: 35 segundos na primeira vez e estabilizou em 25 a 28 segundos todas as próximas tentativas.
Debian 7: 11 segundos na primeira consulta e 8 segundos cravados nas demais consultas.
As máquinas Linux são virtuais rodando em Vmware ESXi e os discos das duas estão no mesmo datastore, alguém pode me ensinar algumas ferramentas para fazer comparativos mais precisos ou me informar que tipo de logs consultar para mostrar os resultados?
E alguém de cara pode chutar um motivo para uma diferença tão absurda? O Debian deu um pau de louco numa versão homologada para Oracle!!!
Daqui a pouco já farei testes com Centos 6 e volto a postar! Todas as instalações foram feitas de acordo com o manual da Oracle sem desrespeitar nenhuma necessidade do software, ressalto que na distro Debian foram necessárias algumas adaptações para enganar o Oracle e ele pensar que está sendo executado em um Linux Enterprise 6
Até mais.