professordavid
(usa Ubuntu)
Enviado em 13/02/2006 - 18:44h
Amigos, a verdade é uma só.
A idéia em si é interessante, mas veja que na pratica, não é bem assim.
1) Vc pode estabelecer rota usando um computador rodando linux. A partir do momento que a porta paralela se torna um dispositivo de rede, qualquer tipo de dado que entre por ela, pode passar para outras portas, fazendo assim a rota de pacotes.
Mas fique bem claro uma coisa: Querer usar um PC como roteador é o mesmo que querer usar um PS2 como um eletrodomestico, DVD player. Não é bem assim. Os roteadores foram feitos e projetados para trabalhar sobre missão critica. Um computador pode se dar muito bem em uma rede pequena, mas nunca em um ambiente corporativo, com trafego pesado de informações e tudo mais. Repito: Não se compara um 3com, com um PC. Nunca! Não importa o SO.
2) Rede paralela dá 1Mb. Veja que esse valor é LOCAL. Uma rede local de 1Mb!!! As placas hj fazem 100 Mb e já temos cabos e dispositivos para trabalhar a 1000 Mb, sem maiores custos financeiros, e vc quer implementar uma porta paralela a 1Mb!!!! Nem cabo coaxial faz isso!
Repito esses valores são para a rede local, não a NET e , se não me recordo, são 5 ou 7 Mb, não 1.
Resumo.
Rede paralela, bem como serial, são recursos disponiveis para o linux, que podem ser usados.... Isso não quer dizer que são de extrema eficiência. Continue com os novos padrões, par trançado, wireles, fibra e coisa assim e utilize esses recursos apenas em caso de experiencia, estudo, ou quando vc não tiver nenhuma possibilidade cabivel de fazer as máquinas se conversarem.
É isso!