_di0
(usa FreeBSD)
Enviado em 27/11/2012 - 01:26h
Não tem sentindo algum trocar o sistema, estamos falando de nível de usuário. Acredito que haja um equívoco no que você deseja e no que realmente essas duas flags representam.
Se você tem um compartilhamento, chamado diretoria, e nele contenha diretórios e/ou arquivos que só possam ser vistos por alguns usuários(diretores com hierarquia maior), a flag hide unreadable setada como yes é a que você gostaria de usar.
Segundo a documentação do Samba, essa flag obedece as permissões em conformidade com o UNIX, ou seja, se nesse diretório, tivermos diretórios/arquivos que não são de leituras para certos usuários do grupo, eles serão 'hides' para tais. O mesmo ocorre com a segunda flag(hide unwriteable), só que obviamente, no contexto de escrita.
Portanto, essas flags vão trabalhar exclusivamente para diretórios e arquivos dentro do compartilhamento e não para o compartilhamento em si.
Se deseja isso para o compartilhamento, você pode querer o que foi mencionado anteriormente em um outro comentário, setando browseable = yes para determinado compartilhamento e, mapeando esse somente para quem realmente tem acesso.
Reforçando um exemplo com a flag/acl ativa:
[global]
hide unreadable = yes
[diretoria]
comment = Pasta Diretoria
path = /home/samba/diretoria
Se no diretório /home/samba/diretoria, tivermos outros diretórios que desejamos que não sejam vistos para quem não tem acesso de leitura, ele será oculto graças aquela flag, caso a flag seja retirada, os diretórios/arquivos serão exibidos novamente, essa é a semântica.
Mais uma vez enfatizando, o diretório/arquivo serão ocultos, segundo permissões UNIX e, não o compartilhamento. Faça o teste
para comprovar.
Se você entender a idéia, você encontrará a solução mais adequada para seu problema.