removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 22/01/2021 - 13:44h
bilufe escreveu:
Concordo em partes. Algo rodando em sandbox sempre vai ter alguma perda de desempenho, mesmo que imperceptível para a maioria dos usuários. Porém sandbox se tornará padrão pela frente. O Wayland, por exemplo, vai isolar as aplicações de tal modo que um aplicativo não consiga saber o que o outro está fazendo.
Não vejo problemas em se tornar padrão, afinal em se tratando de tecnologia, tudo tem que evoluir. Entretanto, só é aceitável desde que essa solução sandbox ofereça a
mesma integração & desempenho proporcionado pelas soluções nativas. Caso contrário, a comunidade rejeita, como já ocorreu em outras situações com soluções distintas. Deve ser por isso que o desenvolvimento do Wayland está tão atrasado.
Sobre a questão dos temas, os pacotes Snap e Flatpak já suportam uma grande variedade de temas, se o usuário usa algum desses temas, os aplicativos Snap e Flatpak usaram o mesmo tema. Além disso, os pacotes desktop-portal permitem integrar os diálogos nativos. No entanto, há desenvolvedores que estão entregando pacotes Snaps e Flatpaks com seus próprios diálogos ao invés de integrar suporte ao desktop-portal, e há desenvolvedores que escolheram entregar aplicativos com sua própria aparência ou tematizados a gosto do desenvolvedor. Isso é escolha do desenvolvedor, não um problema dos pacotes Snap e Flatpak. No entanto, há ainda que melhorar nos temas QT, tanto no Snap quanto no Flatpak.
Aqui eu tenho que discordar. Com soluções nativas, tanto o desenvolvedor quanto o usuário não precisa se preocupar com a integração do tema, caso o desenvolvedor queira usar o default do ambiente escolhido pelo usuário.
Acontece que no Linux a customização é infinita. Os temas que o Snap e Flatpak possuem são os mais conhecidos, ou seja, não tem todos os temas disponíveis.
Se eu baixar um tema com poucos votos do gnome-look e usar, provavelmente o Flatpak e nem Snap vai conseguir integrar pois é um tema que não se encontra nos repositórios.
O correto é imitar o processo que é feito com soluções nativas; achar algum meio de integrar (bind) o tema do ambiente nativo com o ambiente em sandbox.
Procurei e não achei números. Peguei o exemplo do Spotify, que segundo o primeiro link, é a aplicação Snap mais usada em 2020 pelas distros (com exceção do Ubuntu): Arch, Fedora, e Manjaro.
Porém, ao acessar a url do Spotify Snap:
https://snapcraft.io/spotify
A distribuição que mais usa o Spotify Snap é o próprio Ubuntu 20.04. O Manjaro aparece em quinto lugar, atrás até do Ubuntu 16.04 (que provavelmente é a única forma de usar Spotify hoje, visto que é um sistema perto do fim do suporte).
Ou seja, Snap ainda é muito pouco utilizado fora do mundo Ubuntu.
Sobre o futuro do Ubuntu, acredito mesmo que seja em Snap ou uma tecnologia que venha a substituí-lo. E não vai sobrar nenhum DEB não, visto que o core do sistema pode ser entregue e gerenciado pelo OS-Tree.
Se permitir a mesma variedade de opções que temos hoje com soluções nativas - incluindo customizações - será bem vinda. Aliás, já tava na hora do Ubuntu andar com as próprias pernas e deixar de depender do ecossistema Debian.
Os Snaps estão dando segurança aos desenvolvedores para a distribuição de software no Linux. Os principais publicadores de aplicativos na Snap Store, além da própria Canonical, são: Microsoft, Mozilla, Google, Spotify, Jetbrains, KDE, entre outros.
O interessante é que essas mesmas empresas, ainda oferecem o repositório de pacotes nativos. Já fui usuário do Spotify em Snap e do VSCode Snap (minha principal ferramenta de trabalho), e a versão nativa é muito mais madura e estável. O VScode em Snap, por exemplo, fecha do nada enquanto estou codando. Só sei que na versão nativa, tudo funciona como esperado.
Acho que a Snap Store tem que melhorar muito ainda: internacionalização das descrições, apresentar mais capturas de telas, opiniões de usuários, vídeos, exigir que os desenvolvedores verifiquem suas identidades, exigir que os desenvolvedores melhorem as descrições de seus programas, melhores informações sobre as licenças. Mas acredito que está no caminho certo.
Acredito que além da Snap Store, a solução toda precisa ainda melhorar. Como eu disse na primeira postagem, é ótimo que a Canonical se manifestou em favor das mudanças de desempenho. Porém, ainda não está adequado para se tornar uma opção melhor que a solução nativa, tem muito pela frente para chegar até lá.