removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/04/2015 - 22:06h
Ja fui muito "preocupado" com o desempenho dos ambientes, mas hoje quando troco é apenas para "mudar" um pouco e ver o que tem de novo, pois os ambientes principais estão todos muito evoluídos em recursos e o consumo não é nada absurdo para as maquinas de hoje.
É uma questão mais de gosto pessoal mesmo, mas para mim o KDE (4 e mesmo o 5 ) ganha de longe em produtividade e integração dos aplicativos, além de ser altamente personalizável.
Para um desktop básico, de fora dele uso apenas o Firefox e LibreOffice (Tem o Rekonq e o Caligra mas...). O conjunto de aplicativos "nativo" é matador (dolphin, k3b, amarok, gwenview, okular, kaffeine, konsole/yakuake ... alista é grande
http://kde-apps.org/ ).
Quanto ao consumo de recursos, esta muito melhor do que foi na serie 3X em comparação com seus concorrentes diretos(A sua época claro). Hoje mesmo com os efeitos do gerenciador de janelas habilitados (No KDE, são nativos do KWIN, com aceleração por OpenGL sem necessidade de compiz ou coisas do gênero), o consumo de memória e CPU esta bem baixo. Em minha estação, GNOME3, UNITY e Cinnamon consomem o mesmo ou ate mais(Principalmente CPU), porem sem a mesma experiencia.
Fora o KDE, EU apenas vejo vantagem no XFCE, a diferença do LXDE (e LXQT) para o XFCE não vale o custo de usabilidade, onde o XCFE oferece um bom conjunto de recursos consumindo pouco, além de ser bem personalizável.
Fora isto, se quiser/precisar mesmo economizar recursos, tera que abrir mão das facilidades de ambientes mais completos (Ambientes desktop) e partir para um gerenciador de janelas simples. Mesmo aí tera muitas opções e com um pouco de trabalho, pode deixa-los com a aparência que quiser.
Ai a lista é grande:
https://wiki.archlinux.org/index.php/window_manager
Dos mais leves, eu ainda uso de vez em quando o WindowMaker e o Openbox.
------------------------------------------------------
Keep it Simple, Stupid - UNIX Principle.