Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 18/03/2008 - 13:24h
Se você realmente cobrou desse cliente 40,00 por 2 horas (20,00 a hora) você subdimensionou seu preço de tal forma que certamente "queimou" o cliente. Agora fica muito difícil negociar com ele um preço justo.
Somente a titulo de comparação, um servente-de-pedreiro mediano cobra mais do que isso.
Uma arrumadeira (diarista) cobra de 70,00 a 200,00 por um dia de trabalho, para visitas avulsas.
Por que afirmo que o cliente está "queimado"?
Porque ele não sabe (não tem parâmetros para) atribuir ao seu trabalho o seu real valor.
E é claro que ele quer pagar o mínimo possível.
E o pior:
Se outros cobram 60,00 para simplesmente instalar um Windows "piratão", ou seja, sem nenhuma responsabilidade sobre os dados do cliente e isso é considerado "normal", como é que alguém que "realmente tenha valor" (segundo possível raciocínio do cliente) pode na prática cobrar menos do que isso?
O normal é você estabelecer um preço maior e mais abrangente para uma visita técnica avulsa (porém nada exorbitante), e um preço melhor e mais ajustado para um contrato de assistência periódica, de forma a agradar a ambas as partes.
A diferença entre os dois preços será um atrativo a mais, e o cliente geralmente preferirá fazer um contrato, seja tácito ou até mesmo por escrito.
Aceite minhas palavras como crítica construtiva, e jamais como uma censura.
Eu mesmo já andei cometendo esse tipo de erro (já cheguei a cobrar 600,00 por um sistema que ao final me ocupou por 90 dias, entre implantação, treinamento de pessoal, testes, etc. Isso deu a média 6,66 por dia! No caso de um servente-de-pedreiro abaixo do mediano, o cliente teria gasto no mínimo 4.500,00 no mesmo período, sem reclamar de nada).
Mas nossos erros servem como aprendizado, senão não valeria a pena cometê-los não é?