FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 17/02/2017 - 22:52h
Fiz uma máquina virtual com QEMU/KVM e instalei o Emmi Mate 1.0.2, com 2 núcleos de um i3-6100U e 1,5 GB de RAM. Creio que, por ser QEMU/KVM, o desempenho seja o mais próximo possível do nativo sem precisar instalar outro sistema no HD.
Após instalar, eu abri o atalho "Language Installer", que abriu uma janela do xterm e começou a instalar vários pacotes. Entre eles, veio o Firefox e o Thunderbird. Enquanto o Thunderbird é compreensível (não havia outro cliente de e-mail), o Firefox era desnecessário, pois já estava instalado o Chromium. Logo, houve uma demora maior que o necessário, creio que haja uma dependência puxando o Firefox desnecessariamente.
Após instalar o pacote de idiomas, reiniciei o computador. Muito mais conteúdo estava traduzido, mas ainda há muito conteúdo em inglês. O YaST Control Center está em português, mas quase todas as opções, depois de abertas, ainda estão em inglês. Em especial as configurações do Mate não estão traduzidas, ou estão apenas parcialmente. Aqui tenho uma captura de tela onde pode-se ver essa mistura de idiomas:
http://i.imgur.com/dnnnkIb.png
O sistema funciona bem. Reaprendi a utilizar e configurar o ambiente Mate, deixando-o mais interessante para mim (quase igual ao do XFCE que uso agora xD ), aprendi a usar os metapacotes do YaST2 para instalar o LibreOffice e mais opções para personalizar a interface, consegui instalá-los e consegui usá-los. Logo, sucesso.
Gostei do sistema. Quem testar, vai encontrar um sistema que é estável (aqui ele está assim, e que continue dessa forma!) e que tem potencial de personalização para agradar a praticamente qualquer usuário. Bom trabalho.