FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 22/02/2017 - 11:53h
Essa questão dos navegadores é bem complicada. Eu utilizo o Opera, porque era o único que tinha no Nokia C2-01, daí criei a conta Opera e tenho os favoritos sincronizados desde então.
No meu notebook novo, eu uso Opera e ele não incomoda. No antigo (2003), tem Opera, Chromium e Firefox. Quando meu pai utiliza o notebook antigo, ele utiliza Firefox, usando só uma aba. Quando eu o utilizo, eu utilizo o Opera e muitas abas. O Chromium sobrou do Lubuntu 12.04.
A grande vantagem que o Opera tem sobre o Firefox no notebook antigo é que ele é muito mais rápido. Eu não sei por que isso acontece, mas o Firefox parece ser muito mais lento.
Exemplo: o notebook tem 1248 MB de RAM DDR (133 MHz), e após usar o Opera por 16 horas, ele tinha 1500 MB de SWAP sendo usados, mas o impacto no desempenho era pequeno. Na única vez que fiz isso com o Firefox, o Firefox não conseguiu voltar.
Acabei de fazer uma comparação entre os navegadores. Para cada teste, eu abri os seguintes sites:
http://g1.globo.com
https://www.tecmundo.com.br
https://www.vivaolinux.com.br
https://www.vivaolinux.com.br/screenshot/Unity-Capiroto-Linux/
Entre os testes, eu reiniciei o computador e desativei o bloqueador de propagandas nativo do Opera para maior justiça (apesar de ele sugerir ao instalar). O sistema era o Lubuntu 16.04.2 i386, o qual, devido a psensor, indicator-cpufreq, dropbox e redshift-gtk, utiliza cerca de 350 MB de RAM. Checado antes de abrir o navegador. Depois de abrir e carregar as quatro páginas, a página que ficou aberta foi a inicial do Viva o Linux.
Firefox: 100% de CPU
RAM: 780 MB
Responsividade: ruim (relativo)
Chromium: 65% de CPU
RAM: 700 MB
Responsividade: média (relativo)
Opera: 55% de CPU
RAM: 730 MB
Responsividade: boa (relativo)
Opera com bloqueador nativo de propagandas: 50% de CPU
RAM: 666 MB (sério, deve ser esse Capiroto Linux)
Responsividade: boa (relativo)
O Chrome não deu para testar porque só tem versão de 64 bits.
Enfim, se fosse para escolher entre Chromium e Firefox, acho que deve ficar com o Chromium. O Firefox, por algum motivo, sofre demais com conteúdo animado, o qual é abundante na página inicial do Viva o Linux. Como é para computadores limitados, quanto menos uso de recursos melhor.
Cache do navegador não é necessariamente negativo. As páginas carregam mais rápido, o usuário utilizará menos internet (que pode ser limitada), só tem aquele espaço ocupado, realmente, aí não tem o que fazer.