FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 03/04/2017 - 13:56h
Boa tarde
Eu acho que essa ISO da Emmi mais recente está com um problema que pode comprometer grandemente o futuro dela: ela não inicia em modo UEFI. Eu tentei ligá-la através do virt-manager (qemu) em UEFI, através do VirtualBox em UEFI e no meu notebook em modo UEFI. Os três casos deram errado, ele nem apareceu como inicializável.
Após ver o tópico do Emmi Linux, eu resolvi tentar criar uma distribuição do zero (mais precisamente, um refisefuqui do Ubuntu, para o caso particular do computador de um amigo), e penei muito para fazê-la ligar em modo UEFI, mas consegui. Mas acho que só consegui porque me baseei no Ubuntu, que tem as chaves reconhecidas, logo funcionando com Secure Boot.
Ligando em modo BIOS, o Emmi é realmente rápido e leve. Menu whisker do xfce4 é uma excelente solução, achei bonitos os ícones, mas precisei de uns segundos para me adaptar a eles. PCManFM com desktop com Thunar, excelente escolha, sabendo o quão instável é o Thunar e o quão simples é o PCManFM como desktop, uniu o melhor dos mundos com essa combinação. O gerenciador de tarefas me pareceu incompleto, por ser uma versão antiga. Seria possível utilizar uma versão mais moderna? Sem pulseaudio, não há o perigo de o som ter problemas com Chromium + Audacious + VLC? Se adicionar um Discord pode virar tragédia.
Como eu construí uma distribuição, eu entendi alguns problemas existentes ao criá-las. Espero que possa contribuir com minha experiência.
O que é crítico: fazê-lo ligar em modo UEFI. Sem isso, Emmi não terá um grande futuro, infelizmente. Eu simplesmente peguei os binários do Ubuntu e editei apenas os arquivos que eles leem. Como o Emmi Linux é baseado no Debian, veja como o Debian faz para ligar em UEFI, pegue os binários, corrija as linhas de comando para criar a ISO e seja feliz.
PS.: como seu sistema usa 272 MB de RAM enquanto o meu usa 282 MB?! ;-;