Depois de instalar o Ubuntu para Maria, ela rapidamente sacou muitas coisas e descobri que ela era realmente brilhante. Ela rapidamente organizou muitas pastas para todos os projeto dela, baixando muitos arquivos e colocando-os em muitos lugares. Ao contrário, João teve muita dificuldade para entender o simples conceito de arquivos. Bem, o que ele entendeu foi que pasta era o lugar onde estavam os documentos que ele não estava vendo.
Um problema que Maria tinha era encontrar novamente documentos espalhados em múltiplas pastas, em sua pasta inicial (home) e na área de trabalho. João sempre esquecia que seus arquivos estavam em sua pasta inicial. Ambos ficaram perplexos quando descobriram que sua pasta inicial continha uma pasta chamada "Desktop" com um conteúdo semelhante ao que eles tinham na área de trabalho. Maria teve medo de recursão (lembre-se de que ela é matemática) e João simplesmente disse que nunca criou uma pasta "Desktop" em sua home, portanto, ela deveria ser excluída.
Então, um dia, eu habilitei a opção "Ícones na área de trabalho".
[No original o autor diz que habilitou a opção 'desktop_is_home_dir' (em gconf-> apps-> nautilus-> preferências). Porém, não encontrei essa opção no GNOME atual. Talvez seja algo de uma versão antiga. No entanto, hoje, temos a opção "Ícones na área de trabalho" embora isso não surta o mesmo efeito.
Para tornar de fato o home em desktop faça duas coisas:
1. Edite o "~/.config/user-dirs.dirs" e troque o valor do "XDG_DESKTOP_DIR" para "$HOME/".
2. Em Gnome-tweak-tool, Área de trabalho, marque a opção "Ícones na área de trabalho", e deixe desmarcado a opção "Pasta pessoal"
É isso!
Continuando...]
Para João, eu simplesmente criei uma pasta chamada "fotos" em sua área de trabalho. E ele estava feliz com isso. Ele finalmente salvou as fotos de seu sobrinho e nada mais.
Para Maria, expliquei que a "raiz" de todos os documentos dela era sua "área de trabalho", os ícones que ela estava vendo no papel de parede. E aí, ela poderia criar pastas com subpastas. "Faz sentido", disse ela.
Depois de algumas semanas, Maria me disse que tinha criado muitas pastas. Algumas, do lado direito de sua área de trabalho, estavam relacionados ao seu trabalho e outras do lado esquerdo estavam relacionados à casa. Ela também me disse que criou uma "pasta de arquivos" na parte inferior da tela. Quando um projeto era concluído (ou não era mais usado todos os dias), ela simplesmente levava a pasta com o mouse e soltava-a na "pasta de arquivo". E se o projeto se tornar novamente ativo, ela abria a "pasta de arquivo" e colocava a pasta do projeto no lado direito de sua área de trabalho.
João me disse que agora ele não estava mais perdendo fotos.
João: "Sabe, quando eu guardava uma foto que recebia, desaparecia para sempre. Agora, a imagem salva é exibida em miniatura na área de trabalho. Então eu posso vê-la o tempo todo. Eu gosto disso. Eu só tenho que clicar nela para vê-la maior. Se eu não quiser vê-la o tempo todo, eu simplesmente arrasto ela com meu mouse, como você me disse, e eu a coloco na pasta fotos. É como uma gaveta: quando eu quero ver a foto, clico nela. Agora, eu também salvei algumas fotos engraçadas que encontrei na Internet. Você quer vê-las ? Alguns são realmente engraçadas. Como aquela com aquele cara na bicicleta com coisas na cabeça. Você sabe disso?"
Mostrei a João como alterar o tamanho de uma imagem em sua área de trabalho clicando com o botão direito do mouse e alterando o tamanho do ícone. Ele ficou impressionado, mas não tenho certeza de que ele será capaz de fazê-lo sozinho. Isso levará algum tempo.
Eu também decidi habilitar esta opção no meu próprio computador. E, desde então, não mais uso a configuração padrão. É tão fácil. Quando eu uso a linha de comando, eu sei que o que vejo ao fundo é o que está disponível através de um simples "cd". Além disso, minha pasta home não fica mais tão bagunçada. Claro, eu tenho uma pasta chamada "bagunça", mas é melhor ter toda sua tralha em alguma gaveta ou no chão do seu quarto?