Caros,
Antes de prosseguirmos, gostaria de sugerir aos novos leitores desta série, que leiam as partes anteriores deste artigo, para que o aproveitamento
seja completo:
Prosseguindo, hoje nós vamos começar por um software relativamente pouco explorado pela grande maioria aqui. Estamos falando do nosso carro
chefe em matéria de desenho vetorial livre, ou seja o
Inkscape.
Nosso objetivo com o Inkscape é bem simples, vamos transformar uma imagem de traços simples em um vetor, para depois transformar este
produto em arte 3D no
Blender.
Mas isto não impede que você tenha interesse também pelo Inkscape no futuro. =]
Para importar a imagem, basta arrastá-la para dentro do programa:
Feito isso, vamos rasterizar esta imagem de Bitmap para vetor, ou seja, vamos reproduzi-la! Para tanto, basta selecioná-la e abrir a ferramenta de
rasterização, como visto na imagem abaixo:
A rasterização é um processo muito simples, neste caso, basta definir o a intensidade do brilho e dar 'OK'.
Quem desejar saber mais, pode consultar este outro documento que escrevi sobre o assunto neste link:
Quando terminar o serviço, basta deletar a imagem base e salvar como 'SVG', não se esqueça de coloca-la em um lugar de fácil acesso, pois vamos
precisar dele agora.
Feito isso, feche o Inkscape e abra o Blender. Vamos direto importar o nosso vetor! Este processo é extremamente simples. Comecemos
solicitando a importação do SVG, como visto abaixo:
* Note que agora basta dizer ao Blender onde está o arquivo desejado. =]
E pronto! Olha o nosso vetor ai dentro!
Agora que já o importamos, vamos dar a ele a dádiva do 3D .
Tudo começa na aba de controle dos vetores do Blender, localizada do lado direito. Ali vamos até o campo denominado 'Geometry', começando
pela extrudição do nosso vetor. Aqui você é livre para determinar a grossura que desejar.
Feito isto, vamos até a aba denominada 'Materials', para dar um toque de cor ao nosso vetor, escolha o tom que você desejar .
Para alterar o plano de fundo do nosso projeto é muito simples, na aba denominada 'World', basta trocar a cor do Ambiente para a que você
desejar e pronto! Para ilustrar o exemplo, escolhi: Preto:
Se eu renderizar, agora eu tenho:
Ou, eu posso apertar a tecla:
N, e rotacionar o objeto do jeito que a imaginação mandar!
Apenas para não perder o costume, vamos colocar um pouquinho mais de luz sobre o nosso projeto:
Agora que já sabemos como brincar com o vetor, vamos apimentar as coisas na próxima página!