Como simular fluidos 3D com o Blender

A simulação de líquidos e objetos caindo dentro destes mesmos sempre foi prato cheio para os olhos de qualquer pessoa que admire
computação gráfica. Porém, pouca gente considera que este simples efeito esteja ao alcance até mesmo dos iniciantes. Então, como
toda boa biblioteca, o VOL precisava de um documento assim e aqui está ele!

[ Hits: 42.896 ]

Por: Guilherme RazGriz em 23/04/2014 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Hora de filtrar e embelezar!



Chegou o momento de tornar a nossa simulação ainda melhor!

Porém, caso você não conheça o renderizador Cycles, a leitura deste documento se faz necessária:

A primeira coisa que precisamos fazer, independentemente do renderizador, é melhorar a qualidade do nosso fluído. Reparem que para isto basta ampliar a resolução final do padrão "60" para algo acima de "160". Mas vá com calma, pois isto exige um custo adicional de memória do sistema* (se você, caro leitor, possui mais de 4 GB de RAM e usa GNU/Linux, fique tranquilo =] pois seu sistema vai aguentar numa boa ao ponto de não interferir de forma brutal nas suas outras tarefas cotidianas, a menos que você utilize de forma pesada o GIMP ou o Inkscape).
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Feito isso, no campo "bordas do fluído", amplie o número de subdivisões para 3, isso irá tornar o nosso líquido bem mais realista. =]
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Agora os campos abaixo são puramente opcionais, caso deseje você pode desmarcar o campo "remover bolhas de ar" ou deixá-lo marcado de acordo com a sua vontade e adicionar partículas ao seu projeto de forma que o mesmo tenha gotículas espalhadas ou não. =]
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Após terminar todos os ajustes será necessário clicar novamente em "Gerar e gravar" de modo que a simulação possa ser recalculada. =]
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Quando atingir o ponto desejado do cálculo ou após o seu término, você pode dar os retoques finais no Cycles ou no próprio renderizador padrão se assim preferir!
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Note que é normal o fluído transpassar um pouco a área demarcada, mas isso se corrige ajustando seu tamanho pressionando a tecla "S" até que o mesmo fique dentro do recipiente =]. Repare que você pode dar ao mesmo a fluidez que desejar ajustando seu padrão na interface do mesmo para "Água, Mel e Óleo".
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Linux: Como 
simular fluídos 3D com o Blender
Dito isso meus caros aprendizes, nos vemos em nosso próximo assunto!
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Na teoria
   2. Hora de filtrar e embelezar!
Outros artigos deste autor

Uma pequena jóia sobre ilusionismo visual

Gimp e o abstrato perspectivo

Anima Beat

Filamentos para Impressão 3d: Um Teste a Toda Prova

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 3)

Leitura recomendada

Gráficos elaborados com GnuPlot e Pov-Ray

Edição pesada de imagens com o Gimp (parte 1)

Programação visual (módulo 03)

O desenvolvimento da computação gráfica associado ao dos vídeo games

Blender - Como fazer um planeta 3D

  
Comentários
[1] Comentário enviado por bybinhabr em 23/04/2014 - 17:30h

Bacana! É bom utilizar as imagens renderizadas de fluídos para fundos de cartazes, etc... fica muito bonito! Abraços!

[2] Comentário enviado por albfneto em 24/04/2014 - 07:59h

sempre seus excelentes artigos, especializados!
favoritado.

[3] Comentário enviado por marcolinus em 26/04/2014 - 18:21h

Muito bom, excelente artigo

[4] Comentário enviado por Lisandro em 30/04/2014 - 08:10h

Esse cara é muito bom, fiz umas oficinas com ele certa vez no FISL. Valeu pelo artigo e um abraço.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts